São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

NAC-Núcleo de Assessoria Cultural

Data de início das atividades

2000

Atividades/Serviços

 Programa de Revitalização do Largo São Francisco de 2000 a 2004

Melhores Práticas

 2004:

Fim de ano e Férias Cultural , NAC 2004 . São João del-Rei
Semana Santa NAC 2004 . São João del-Rei

2003:
Fim de ano e Férias Cultural . NAC 2003 . São João del-Rei
Semana Santa NAC 2003 . São João del-Rei 

2002:
Fim de ano e Férias Cultural . NAC 2002 . São João del-Rei
Semana Santa NAC 2002 . São João del-Rei
1° Prêmio Turismo é preservação 

2001:
Fim de ano e Férias Cultural . NAC 2001 . São João del-Rei
Semana Santa NAC 2001 . São João del-Rei

Perfil dos membros

Alzira Agostini Haddad
Suely Campos Franco
Adenor Simôes Coelho

Parceiros

A Companhia Industrial Fluminense, Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais foram os patrocinadores oficiais destes projetos, aprovado pelo Ministério da Cultura.

Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis
Cada evento contou com diversos patrocinadores, parceiros e apoios.

Histórico

O NAC-Núcleo de Assessoria no Programa de Revitalização do Largo São Francisco

Através da pesquisa no Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o turismo em 1997, Espaço Cultural "Ao Cachimbo Turco", a comunidade sãojoanense apontou, entre várias sugestões, pela melhoria e utilização das praças para o lazer em nossa cidade. 
Com o resultado desta pequisa sistematizado, a coordenadora da campanha e da pesquisa, Alzira Agostini Haddad visitou diversas empresas da cidade, convidando-as a adotarem atitudes e praticar a Responsabilidade Social e Cultural em São João del-Rei
CIF/LSM acolheu esta demanda da comunidade, com o empenho pessoal de seu presidente, Itamar Dutra Pereira de Resende e as responsáveis pela área de recursos humanos da empresa; Celimara Teixeira e Telma Haddad. A empresa escolheu adotar o Largo São Francisco e revitalizou-o paisagisticamente, respeitando o projeto original de Burle Marx, adaptado pela arquiteta Rosemara Hallak, (que passa a assinar todos os projetos de iluminação natalina do Largo São Francisco) entregando-o 'a comunidade no ano 2000 com um grande evento.
O NAC-Núcleio de Assessoria Cultural foi convidado para organizar este evento e coordená-lo, também os próximos eventos que acontecerianm no Largo São Francisco até o ano de 2004. Estas ações foram coordenadas por Alzira Agostini Haddad , Sueli Campos Franco e Adenor Simões Coelho.
Adenor Simões Coelho integrou a equipe até 2002, Sueli Campos Franco até 2004.
Em 2005, a Atitude Cultural assume a coordenação deste programa.
Inaugurou-se no evento de inauguração, o Programa Natal de Luz nas Gerais com a iluminação natalina no Largo São Francisco pela Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, junto com a empresa CIF/LSM. Ampliando este projeto, 'a partir de 2007 a CIF/LSM assume a Iluminação Natalina do Largo São Francisco até 2011, e a Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, passa a patrocinar a Iluminação do Largo do Rosário e vários monumentos e locais de São João del-Rei.
A ACI-Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei passa também a ser parceira deste projeto, iluminando várias praças e locais do centro histórico da cidade, embelezando e celebrando o fim de ano de São João del-Rei ainda mais.

 

 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.