12º Mestres e Conselheiros . Patrimônio como ação local
Ao vivo Ao vivo
https://www.youtube.com/channel/UCVi5CanjdvlQrERefcAPV2Q/videos
O Fórum Mestres e Conselheiros é um evento único no Brasil, no qual os militantes e os agentes que formulam e implementam as políticas de patrimônio se encontram com pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação em nosso país. Este ano, devido à pandemia do covid-19, nosso evento será realizado em maio de 2021. Reconhecido hoje como referência na discussão da municipalização do patrimônio e da educação patrimonial, este Fórum foi realizado pela primeira vez em 2008, quando era voltado ainda para Minas Gerais, estendendo-se para todo o país a partir de 2009.Em 2021, o Fórum vai discutir a perspectiva da “ação local” como base para o patrimônio. Hoje sabemos que o patrimônio, antes de ser nacional ou mesmo mundial, acontece na esfera local, e que vão ser também as ações locais as principais responsáveis pela sua preservação. “A comunidade é a melhor guardiã do seu patrimônio”, frase popularizada por Aloísio Magalhães, dialoga muito bem com a máxima contemporânea “Agir localmente, pensar globalmente”.Neste sentido, esta edição dos Mestres e Conselheiros vai tematizar os diversos tipos de ação local que contribuem para a preservação do nosso patrimônio cultural, desde a atuação dos conselhos municipais até a ação corajosa de cidadãos que conseguem manter suas referências culturais, passando pelo envolvimento cívico de ONGs e outros atores.
09H00 - Palestra - Alemberg Quindins, Vilmar Pereira De Sousa Fundação Casagrande: patrimônio e desenvolvimento local
Local: Sala 03 . Tema: Fundação Casagrande: patrimônio e desenvolvimento localPalestrante: Alemberg QuindinsMediador: Vilmar Pereira de Sousa
10H15 - Mesa Temática.
Local: Sala 04 Debate: Patrimônio e desenvolvimento local. Debatedores: Gabriela Pieroli; Vilmar Pereira de Sousa; Laura de Souza Cota Carvalho Silva Pinto.
14H00 - Sala 01 - Eixo 1 - 14:00 as 16h – Apresentação de trabalhos
Local: Online - link a definir.
A PRESERVAÇÃO DAS VILAS GEMINADAS DO BAIRRO DE NAZARÉ, EM BELÉM-PA, SOB A MEMÓRIA E CONSCIÊNCIA ESTÉTICA DO IPHAN.(Beatriz Maneschy, Cybelle Miranda)
O Patrimônio e a tensão: O Palácio Tiradentes e a importância dos movimentos sócio políticos da Cidade do Rio de Janeiro. (Diego Marques dos Santos Ramos, Ana Clara Rodrigues, Bruna Cavalcanti, Mariana Rangel, Milene de Matos)
Praça Dandara dos Palmares X Praça Nossa Senhora de Rosa Mística: Um território em disputa (Jonathan Menezes Silva, jerônimo da Silva, Mariana Ferreira Marques)
Duelo de MCs: num lugar antes vazio, hoje tem arte e comunhão(Julia Furtado Zanon, Luciene de Almeida Tenório, Nathalia Lima de Souza Pedroso)
14H00 - Sala 02 - Eixo 2 - 14:00 as 16h. Apresentação trabalhos
Local: Link a definir
O financiamento local da preservação do patrimônio cultural: o caso de Nova Iorque e São Paulo. (Dulcilei de Souza Cipriano)
25 anos do Programa ICMS Patrimônio Cultural: contribuições para a consolidação das políticas públicas municipais e desafios futuros para a gestão patrimonial local(Camila Silva Morais)
ICMS DE PATRIMÔNIO CULTURAL: ALTERAÇÕES E PERMANÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA(Simone de Almeida Ramos, Anna Clara Ramos Novaes, Helena Rosmaninho Alves)
Serro e Tiradentes, trajetórias de sucesso na preservação do patrimônio cultural?(Laura Vilela Campos, Elcione Luciana da Silva, Cristiane Souza Gonçalves, João Pedro Otoni, Lucas Carvalho de Jesus)
O TERRITÓRIO-PATRIMÔNIO COMO LÓCUS DE INTERVENÇÃO(Vanessa Krohling Mayer, Aline Tessarolo Ruy, Renata Hermanny de Almeida)
Arreda homem que aí vem mulher! O legado patrimonial de D. Paula no município de Laguna/SC (Danielle Rocha Benício, Cirio Fernandes Fortunato, Letícia Damazio de Jesus, Ivie Mesquita)
A preservação do patrimônio moderno no Centro tombado da Laguna: o legado de Luiz Carlos Remor (Maria Eduarda Silverio Gaspar, Danilo Oliveira Adriano, Alexandre José Krause, Danielle Rocha Benício)
14H00 - Sala 03 - Eixo 2 - 14:00 às 16h. Apresentação trabalho.
Local: Link a definir
AVENIDA FREI SERAFIM (TERESINA-PI): LEITURAS POSSÍVEIS DO SEU DESENHO URBANO (Renata Beatriz Alves de Melo, Pamela Krishna Ribeiro Franco Freire)
TOMBAMENTO, DESTOMBAMENTO E DEMOLIÇÃO: A PERDA DE UM CONJUNTO RESIDENCIAL ART DÉCO EM SOROCABA-SP (Larissa Girardi Losada, Maíra Brançam Sfeir)
Reflexões sobre o patrimônio arquitetônico em bairros pericentrais de BH: estudo de caso do bairro do Carmo (Sarah Paz).
MOINHO RIO-GRANDENSE DE PORTO ALEGRE: um debate sobre a preservação do Patrimônio Agroindustrial do Rio Grande do Sul (Kauã Domingues de Oliveira, Luisa Durán Rocca)
16H00 - Sala 04 - Eixo 3 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho
Local: Link a definir
www.saosaojoaodelreitransparente.com.br: a cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir (ALZIRA AGOSTINI HADDAD)
OS DESAFIOS DA CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL E SEUS EFEITOS JUNTO ÀS COMUNIDADES: O caso da Capela de Nossa Senhora da Glória em Ressaca- MG (Valessa Costa Soares, Prof. Dra. Júlia Calvo)
AS MÃOS QUE TECEM A REDE: as ações do Museu da Vila na comunidade da Vila-bairro Coqueiro da Praia. (Isa Marília Silva de Oliveira, Áurea da Paz Pinheiro, Sabrina Araújo Castro)
Vila Belga: ativação pela vizinhança (CRISTIANE LETICIA OPPERMANN THIES, Daniel Maurício Viana de Souza)
ARTE, CIDADANIA E PATRIMÔNIO: contribuições do projeto Fazendinhando para as políticas de patrimônio. (Fernanda Rocha de Oliveira, Ester Carro)
O uso da história oral como ferramenta de salvaguarda patrimonial: o saber fazer biscoitos em São Tiago-MG e o papel das biscoiteiras. (Samuel José Santiago)
16H00 - Sala 05 - Eixo 4 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho.
Local: Online - link a definir
Viaduto Otavio Rocha e Edifícios de Apartamentos: patrimônio e cotidiano em Porto Alegre - RS (Ângelo Guilherme Oliveira Tavares, Mariana Freitas de Vasconcelos, Raquel Rodrigues Lima, Walquíria Brauwers Schüssler)
Musealidade no patrimônio edificado: contribuições para o reconhecimento e preservação do patrimônio da imigração polonesa (Camila Warpechowski)
Um estudo da contribuição arquitetônica da família Turolla em Juiz de Fora
(Marina de Sousa Coelho, Marcos Olender)
Um bem patrimonial: A Casa da Cultura, Lavras- MG
(Ana Carolina Sequeira Borges Costa, Milena Américo Matos, Janaína Faleiro Lucas Mesquita, Amauri Cléo de Mattos Júnior, Maria Fernanda Gomes Couto)
A REFORMA DE UM BEM IMÓVEL COM VALOR HISTÓRICO: o caso da Igreja das Mercês em Lavras-MG. (Ana Carolina Sequeira Borges Costa, Victor Henrique de Resende, Amauri Cléo de Mattos Júnior, Maria Fernanda Gomes Couto, Milena Américo Matos)
Memórias que habitamos: inventário da arquitetura neocolonial na região serrana de Santa Catarina (Lilian Louise Fabre Santos, Lia Cristina Moraes, Maria Eduarda Costa, Tatiana Leonor Pacheco)
Gestão [H]Urb[M]ANA: o projeto Espaço Ocupação Porão Cultural em Maricá, RJ.(Christiane Duarte Teixeira)
16H00 - Sala 06 - Eixo 4 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho.
Local: Online - link a definir
O grande incêndio no bairro Chiado em Lisboa, Portugal: a memória de uma tragédia e a valorização do patrimônio na vida cotidiana da capital portuguesa. (Luciana Santos Ferreira, Gláucia Elisa Santos Araújo Mathias, Paulo Gustavo von Kruger)
ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA DA AVENIDA FREI SERAFIM (TERESINA-PI): depoimentos orais no contexto de uma pesquisa acadêmica(Igor Henrique Nery Alves, Pamela Krishna Ribeiro Franco Freire)
PATRIMÔNIOS DE TODOS NÓS: Registro das Histórias de Vida das Populações Ribeirinhas na Região Meio Norte do Brasil (Jhon Lennon de Lima Silva, Áurea da Paz Pinheiro)
AMÉLIA: a representatividade feminina no patrimônio cultural de Espinosa (Rafael Moreira Gonçalves, Simone Almeida Ramos, Helena Rosmaninho Alves)
Entre tachos, conversas e formas: o requeijão moreno e a cozinha mineira da Serra Geral (Helena Rosmaninho Alves, Rafael Moreira Gonçalves, Simone Almeida Ramos)
Programação completa disponível em
https://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/9858
Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.
Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural