São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais . Programação 09 de outubro . Ao vivo pelo Youtube . 2020.

Data

09/10/2020

Cidade

BH

Descrição



 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais - A Influência Italiana no Desenvolvimento da Cultura e Esportes em Minas Gerais

De 6 a 10 de outubro de 2020

Mesas de apresentação, apresentação de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, vídeos, debates e conferência.

Transmissão pelo canal YouTube:
Seminário Imigração Italiana em MG https://www.youtube.com/channel/UC2Pau3IOCkXL6tKpTQETGTA
Evento público e gratuito.
Inscrições pela plataforma Sympla, para a emissão de certificados

PROGRAMAÇÃO

VÍDEO & COMUNICAÇÃO
- 15h DA TOSCANA ÀS MINAS GERAIS

VÍDEO: A importância da Associazione Lucchesi Toscani nel Mondo de Jacutinga para o desenvolvimento sociocultural dos descendentes italianos.

Comunicação: SAGA DOS IMBRISI, DA TOSCANA ÀS MINAS GERAIS, E ALÉM... Marcos Imbrizi. Historiador, jornalista e Mestre em Comunicação social.

- 16h - SESSÃO PÔSTER VIRTUAL

A INFLUÊNCIA ITALIANA NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO E NA FORMAÇÃO CULTURAL EM MINAS

MEDIAÇÃO: Luis Molinari. Gerente de Identificação e Pesquisa do IEPHA/MG, Mestre e Historiador pela UFMG.

FOTOGRAFIA E INFÂNCIA RURAL: A COLÔNIA JOSÉ TEODORO PELA LENTE DE JOÃO DA COSTA (SÃO JOÃO DEL REI, 1960-1970). Virginia Aparecida Ambrosio, Graduada em Pedagogia e Mestranda pela UFSJ. Christianni Cardoso Morais. Professora Associada do Departamento das Ciências da Educação da UFSJ.

A CULINÁRIA E A POLÍTICA COMO SÍMBOLOS DE ITALIANIDADE EM PEDRA DOURADA/MG. Priscila Silva dos Santos, Antropóloga, bacharela em Ciências Sociais e mestra em Sociologia e Antropologia pelo IFCS-UFRJ.

IMIGRAÇÃO DE FAMÍLIAS ITALIANAS PARA O ESPÍRITO SANTO E A MIGRAÇÃO DE DESCENDENTES PARA O VALE RIO DOCE. Simone Zamprogno Scalzer e Sandra Nicoli, Mestres em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE.

PADRE JOSE - DEUS OS SEUS RECONHECE. Hélio Amaral, professor, jornalista e escritor.

- 16h30 - Clipe musical: HOMENAGEM AOS IMIGRANTES: “MEU MONTE SIÃO”. Autora da letra e melodia: Michele Fischer Renzo. Cantora: Valéria Rosa. Arranjo: Ronaldo Pizzi. Produção e Edição do vídeo: Rosa Rocha.

HERANÇA ITALIANA NO SUL DE MINAS: os laços econômicos da Família Genghini. Bianca Genghini Candido. Graduanda do Curso de Engenharia de Alimentos, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

HISTÓRIAS DE CÁ E DE LÁ: possíveis relações entre os causos do sul de Minas Gerais e a literatura oral italiana. Luis Carlos Negri, Professor e Chefe do Setor de Cultura e Arte no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

BREVE RELATO DA PRESENÇA ITALIANA EM BARROSO. Wellington JoséTibério Silva. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

INFLUÊNCIA GASTRONÔMICA ITALIANA: origens da mangada na mesorregião da Zona da Mata Mineira. Mário Braga Corrêa. Bacharel em Turismo. Docente e pesquisador.
 

Programação completa https://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/9459


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em 
contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. 
Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural    

 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.