São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais . De 06 a 10 de outubro . Ao vivo pelo Youtube . 2020.

Data

06/10/2020

Cidade

BH

Descrição

 

10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais - A Influência Italiana no Desenvolvimento da Cultura e Esportes em Minas Gerais . De 6 a 10 de outubro de 2020

Mesas de apresentação, apresentação de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, vídeos, debates e conferência.

Transmissão pelo canal YouTube:
Seminário Imigração Italiana em MG https://www.youtube.com/channel/UC2Pau3IOCkXL6tKpTQETGTA
Evento público e gratuito.
Inscrições pela plataforma Sympla, para a emissão de certificados


PROGRAMAÇÃO 06 de outubro

 SESSÃO INTERNACIONAL DE ABERTURA  A ITÁLIA NO MUNDO E EM MINAS GERAIS

- 9h30 - RELAÇÕES BILATERAIS E COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REPRESENTAÇÃO DOS ITALIANOS NO EXTERIOR. MEDIAÇÃO: Silvia Alciati, Representante do Brasil no Conselho Geral dos Italianos no Exterior (CGIE). Francesco Azzarello, Embaixador da Itália no Brasil. Marina Sereni, Vice-Ministra das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI). Valentino Rizzioli, Presidente da Câmara de Comércio Itália Brasil MG. Jacopo Sabatiello, Diretor Territorial da AVSI Brasil.

- 10h45 - TURISMO DE RETORNO

Maria Silvana Sica, Presidente do Comitato dos Italianos no Exterior de Minas Gerais (COMITES MG). Michele Schiavone, Secretário-Geral do Conselho Geral dos Italianos no Exterior (CGIE). Giorgio Palmucci, Presidente da Agência Nacional Italiana de Turismo. Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. DEBATE (30 minutos).

- 13h30 - MESA INTERNACIONAL & DEBATE*

MADE IN ITALY, INOVAÇÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS E O PAPEL DAS UNIVERSIDADES. O “FATOR TERRITORIAL” COMO VISÃO COMUM DA SUSTENTABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NA ITÁLIA.

MEDIAÇÃO: Giulio Mattiazzi, Centro di Studi Regionali “G. Lago” Università degli Studi di Padova – UNIPD.

SUPERANDO AS ASSIMETRIAS ENTRE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: o Fórum Pymes como método inovador de cooperação econômica entre Itália e América Latina. José Luis Rhi Sausi, Segretario Socio Economico do IILA – Istituto Italolatinoamericano (IILA).

COOPERAÇÃO UNIVERSITÁRIA E MADE IN ITALY: o desafio das universidades para internacionalizar e desenvolver a “terceira missão acadêmica”. Giovanni Luigi Fontana, Professor de História economica na Università degli Studi di Padova - UNIPD.

PEQUENA E MÉDIA EMPRESA NA ITÁLIA E NO BRASIL: um destino comum entre diferenças e semelhanças. Domingos Giroletti, Professor no MPA/FPL/ UFMG.

DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL DOS TERRITÓRIOS. Patrizia Messina, professora de Ciências Politicas - Università degli Studi di Padova - UNIPD. DEBATE (30 minutos).

- 19h - CONVERSA AO VIVO

COLABORAÇÃO ARTÍSTICA BRASIL - ITÁLIA ATUAÇÃO POLIFÔNICA NO TEATRO DA PEDRA

Bate papo com Ernani Maletta, Francesca della Monica e Juliano Felisatti Pereira.
 

PROGRAMAÇÃO 07 de outubro VÌDEO, MESA & DEBATE

- 15h - RAÍZES ITALIANAS EM JUIZ DE FORA

Vídeo realizado pelo Departamento de Cultura da Associação Ítalo-brasileira San Francesco di Paola de Juiz de Fora MG

- 15h30 - MEMÓRIA, IMAGENS E NOTÍCIAS DOS ITALIANOS E SEUS DESCENDENTES EM MINAS GERAIS*

MEDIAÇÃO: Marcos Olender. Professor do Departamento de História da UFJF. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia.

ADELINA CORROTTI E A FLÂNERIE EM MINAS GERAIS. Eliana da Conceição Tolentino. Professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura e do Programa de Mestrado em Letras da UFSJ.

RELATOS AFETIVOS, FOTOGRAFIAS E LEMBRANÇAS EM ABISMO: TRAÇOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS. Katia Hallak Lombardi. Professora do Curso de Comunicação Social/Jornalismo e membro docente do Programa de Pós-graduação em Letras da UFSJ.

ALMANAQUE DO JORNAL FANFULLA: A VISIBILIDADE DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS (1875-1906). Leonardo de Oliveira Conedera. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). DEBATE (30 minutos). 

- 19h - MESA & DEBATE

A INFLUÊNCIA ITALIANA NA MEMÓRIA E NO PATRIMÔNIO CULTURAL EM MINAS GERAIS

MEDIAÇÃO: Luis Molinari. Gerente de Identificação e Pesquisa do IEPHA/MG, Mestre e Historiador pela UFMG.

IMAGENS DA COLONIZAÇÃO ITALIANA DA ZONA DA MATA - CELIDONIO MAZZEI: o olhar sensível de um líder cultural. Alexandre Mazzei. Jornalista.

CONSTRUTORES ITALIANOS E A REFORMA URBANA DE UBERABA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. André Borges Lopes. Jornalista, Pós- graduado em Gastronomia: História e Cultura pelo Centro Universitário Senac.

UM ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO ARQUITETÔNICA DA FAMÍLIA TUROLLA EM JUIZ DE FORA. Marina de Sousa Coelho, Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF. Marcos Olender, Professor do Dep. de História da UFJF.

DEBATE (30 minutos)
 

PROGRAMAÇÃO 08 de outubro


MESA & DEBATE
- 10h - HISTÓRIA, GENEALOGIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL.

MEDIAÇÃO: Dimitri Fazito. Sociólogo, demógrafo e professor associado do Departamento de Sociologia da UFMG.

POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A IMIGRAÇÃO ITALIANA E A SUSTENTABILIDADE NO SUL DE MINAS GERAIS. Sissi Karoline Bueno da Silva, Servidora técnico-administrativa no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Luís Carlos Negri, professor e chefe do Setor de Cultura e Arte no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

NEGRO SAI E ITALIANO ENTRA: FORMAÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL DA IDENTIDADE DO ÍTALO-DESCENDENTE NA ANTIGA CARACOL. Carlos Eduardo Rovaron, Doutor em História Econômica pela USP.

ORIGENS E HORIZONTES: GENEALOGIA E DIREITOS. Fernanda Henrique Cupertino Alcântara, Socióloga e Professora Associada III, Departamento de Direito, UFJF-GV. Mário Cesar da Silva Andrade, Professor Assistente, Departamento de Direito, UFJF-GV. DEBATE (30 minutos).

- 15h - MESA & DEBATE

CULTURA, ECONOMIA E TRAJETÓRIAS FAMILIARES.

MEDIAÇÃO: Stanley Savoretti De Souza, Sócio efetivo do IHGMG, da ASBRAP e do Colégio Brasileiro de Genealogia.

DESCENDENTES DE ITALIANOS NA ECONOMIA DE LEOPOLDINA. Nilza Cantoni, membro da Academia Leopoldinense de Letras E Artes.

ENCONTRO COM UMA ITÁLIA SENTIMENTAL: A ORIGEM ITALIANA DO ESCRITOR FERNANDO SABINO. Cristina Souza. Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo POSLIT/UFMG.

IMIGRAÇÃO ITALIANA EM LEOPOLDINA – MG E REGIÃO: A FAMILIA NACCARI.

Beatriz Leandra Monerat Viana, Mariana Mendes De Souza, Nicole Karoline Gomes Lozi. Graduandas do curso de Direito da UFJF/GV. DEBATE (30 minutos). 

- 17h - CONFERÊNCIA

BREVE HISTÓRIA DO BRASIL ITALIANO: ASSIMILAÇÃO E NOVAS CORRENTES MIGRATÓRIAS.

Prof. EMILIO FRANZINA, Historiador. Ao vivo no canal youtube do Istituto Italiano di Cultura San Paolo - IIC SP. Realização: IIC SP.

PROGRAMAÇÃO 09 de outubro

- 19h - MESA & DEBATE

A INFLUÊNCIA ITALIANA NA DIFUSÃO, ORGANIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DOS ESPORTES EM MINAS GERAIS.

MEDIAÇÃO: Anísio Ciscotto Filho. Historiador com Pós-graduação em História e Culturas Políticas pela UFMG.

ESPORTE NA IMPRENSA ITALIANA BELO HORIZONTINA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Evandro L.T.P. Cunha, Professor na FALE - UFMG. Lorenza Lourenço Carvalho, graduanda em Antropologia na UFMG.

AS ORIGENS DA SOCIETÀ SPORTIVA PALESTRA ITALIA 1921: IMIGRAÇÃO ITALIANA, ASSOCIATIVISMO E INTEGRAÇÃO SOCIAL. Geovano Moreira Chaves. Doutor em História pela UFMG. Pós-Doutorado em História pela UFGD.

SOCIETÁ SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA: SOCIABILIDADE, RESISTÊNCIA

ÉTNICA E INTEGRAÇÃO SOCIAL EM BH (1921-1942). Euclides de Freitas Couto, Professor no Departamento de Ciências Sociais da UFSJ.

A CELEBRAÇÃO DE UMA EQUIPE BRASILEIRA COM O “TEMPERO” DA ITÁLIA, E QUE GANHOU O MUNDO POR TRÊS VEZES. Andreia Santos, Jornalista, Gerente de Comunicação Institucional do Cruzeiro, autora do livro 10 Anos Sada Cruzeiro

ITÁLIA, BELO HORIZONTE E CRUZEIRO: HISTÓRIAS QUE SE CRUZAM. Deis Chaves, CEO do Instituto Palestra Itália. DEBATE (30 minutos)
 

PROGRAMAÇÃO 10 de outubro

- 10h - MESA INTERNACIONAL & DEBATE

AGROECOLOGIA E AGRITURISMO NA ITÁLIA E EM MINAS POTENCIALIDADES PARA A AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

MEDIAÇÃO: Sérgio Pedini. Professor do IFSULDEMINAS.

AGRICULTURA ORGÂNICA E AGRITURISMO NA ITALIA: POSSIBILIDADES PARA A AGRICULTURA FAMILIAR EM MINAS GERAIS. Fabio Maria Santucci, Professor na Università di Perugia (Itália).

CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA ORGÂNICA, CAPITAL SOCIAL E POTENCIALIDADES PARA O AGRITURISMO NO SUL DE MINAS - Sérgio Pedini.

A EXPERIÊNCIA DA “ORGÂNICOS SUL DE MINAS”, Letícia Bustamante. Presidente da Central de Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas (OSM). DEBATE (30 minutos).

- 15h - MESA INTERNACIONAL & ENCERRAMENTO*

MADE IN ITALY, CULTURA E IDENTIDADE ITALIANA NO MUNDO

MEDIAÇÃO: Silvia Alciati, Conselho Geral dos Italianos no Exterior (CGIE)

Diplomacia Cultural e “Vivere all’Italiana”. Dario Savarese, Cônsul da Itália em Belo Horizonte.

A promoção integrada da cultura italiana no mundo e os Institutos Italianos de Cultura. Michele Gialdroni, Direttor do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo.

Enogastronomia, cultura e identidade: delicias e prazeres do made in Italy. Ernesto Di Renzo, professor de Antropologia dos Patrimonios Culturais e Gastronomicos na Università Tor Vergata de Roma (Itália).

ENCERRAMENTO Dimitri Fazito, Prof. Faculdade de Sociologia UFMG, Maria Rosária Barbato, Prof.a Faculdade de Direito UFMG, Sandra Nicoli, Prof.a Pós- graduação presencial e EaD Univale.


O Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais chega à sua 10ª edição e terá toda a programação realizada de forma virtual. Com o tema “A influência italiana no Desenvolvimento, na Cultura e nos Esportes em Minas Gerais”, as atividades serão realizadas entre 6 e 10 de outubro,com transmissão pelo canal do Seminário no YouTube. Temas variados e que abrangem praticamente todas as regiões do Estado são destaques da programação, que terá ainda a participação de representantes do Governo e de universidades italianas.

A ideia da realização da 10ª edição do seminário, na modalidade virtual, surgiu durante a pandemia. Para os organizadores a realização da primeira edição inteiramente online seria uma oportunidade de atrair participantes e público de todas as regiões de Minas Gerais interessados no tema. “No IX Seminário, realizado no ano passado, fizemos uma edição regional, no Sul do Estado, neste ano, com a edição virtual tivemos a possibilidade de contemplar todas as suas regiões. E de fato, temos participantes do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro, da Zona da Mata, das regiões das Vertentes e Central, além das regiões da divisa como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, áreas contíguas donde provieram muitos imigrantes italianos que se fixaram em Minas Gerais”, comenta a coordenadora geral GiusiZamana, da Associação Ponte entre Culturas.

Para Giusi, a maior amplitude do 10º Seminário reflete a diversidade de formação e de procedência geográfica e institucional dos membros que integram a Comissão Organizadora e a rede de parceiros do evento.Além desse fato, pode-se enfatizar a consolidação do referido evento em seus 15 anos de existência.

“A 10ª edição é também uma ocasião para comemorar o trabalho realizado ao longo destes anos. Aceitando os desafios gerados pela pandemia, o Seminário aproveita da tecnologia, hoje a disposição de todos, para alcançar uma abrangência muito maior, trazendo à tona os resultados colhidos graças à construção, durante todos estes anos, de uma importante rede de interlocutores em todo o Estado, que agora por meio da internet supera as distâncias”, comenta Silvia Alciati, que também integra a coordenação geral do evento, representando o ConsiglioGeneraledegliItalianiall’Estero (Conselho Geral dos Italianos no Exterior - CGIE).

Nas mesas internacionais o seminário terá a participação de representantes de instituições governamentais e entidades da Itália e do Brasil e além de professores universitários dos dois países. E haverá ainda uma sessão dedicada à colaboração artística entre o Teatro da Pedra - grupo de teatro mineiro – com Ernani Maletta, professor da UFMG, e Francesca della Monica, artista italiana. Esta parceria, além de contribuir para o desenvolvimento técnico do elenco, se estendeu para a criação do último espetáculo do grupo, “Odisseia”, que contou com Ernani e Francesca na direção musical.

No total serão 14 encontros, distribuídos durante os cinco dias do evento, com a participação de 62 palestrantes, entre mediadores das mesas, apresentadores de trabalhos, e convidados. A cada encontro, após as apresentações dos trabalhos será realizado debate para promover uma maior interação dos participantes e um maior enriquecimento de ideias. “Nossa expectativa é alcançar públicos diversos em função das áreas de interesse, da amplitude e da multidisciplinaridade dos temas abortados”, comentao coordenador acadêmico do Seminário e sociólogo, DimitriFazito, professor da UFMG.

Embora não seja estritamente acadêmico, o evento é uma atividade de extensão das  Universidades Federais de Minas Gerais e de Juiz de Fora promovido em parceria com a Associação cultural Ponte entre Culturas e o CGIE, entidade publica que reúne e representa os cidadãos italianos residentes no exterior.

Participação italiana–A participação de representantes italianos torna o evento internacional e de grande reconhecimento. Para tanto ele é divulgado pela comunidade italiana e ítalo-descendente de todo o mundo. A abertura, por exemplo, com tema “A Itália no Mundo e em Minas Gerais”, terá a participação de Marina Sereni, vice-ministra das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI) e do secretário-geral do CGIE, Michele Schiavone. Na oportunidade, ele discorrerá sobre os trabalhos e os programas realizados pela entidade na representação da comunidade italiana no mundo todo.

A identidade visual do evento é uma criação do artista plástico italiano, radicado no Brasil, Guido Boletti, em homenagem ao jornalista, escritor e poeta Gianni Rodari, no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento.  Celebrando o universo criativo e a liberdade expressiva de sua obra, o 10º Seminário deseja lembrar um dos mais importantes autores de literatura infanto-juvenil e poeta italiano do século XX. 

Programação - Neste ano a organização recebeu a inscrição de 35 trabalhos, acadêmicos e nãoacadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas em três linhas temáticas principais: O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira; A formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais; A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais. Destes, 30 foram selecionados e serão apresentados durante o seminário.

De acordo com os organizadores, a programação é bastante abrangente para poder cumprir com a missão do seminário que é dar visibilidade e estimular novas pesquisas e trabalhos sobre a imigração italiana em Minas Gerais e suas influências nos mais diversos âmbitos.  Os trabalhos selecionados abrangem diferentes áreas do conhecimento como patrimônio histórico, arquitetura e urbanismo, fotografia, cultura e educação, literatura, jornalismo e esporte. A contribuição para a economia e o desenvolvimento também estarão presentes, assim como histórias biográficas, memórias e trajetórias familiares, a genealogia e a questão dos direitos dos imigrantes em terras estrangeiras.

Para a professora Sandra Nicoli, da Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE), que também integra a comissão organizadora do evento, pode-se afirmar que o 10º Seminário é uma forma de devolução daquilo que a sociedade viveu e vive. “Essa devolutiva é um grande reconhecimento dos que, de fato, fizeram e fazem histórias, ou seja, os atores sociais na dinâmica da vida social”, afirma a professora.

Como nas edições anteriores, o 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais terá tambémalgumas sessões internacionais pois o evento também objetiva a divulgação e a promoção de intercâmbios diversos (culturais, acadêmicos, comerciais, turísticos, etc.) fortalecendo os laços entre Minas Gerais e a Itália.

Nas sessões internacionais, que abrem e encerram a programação, serão abordados os temas das relações bilaterais e de cooperação entre Minas e a Itália em âmbito cultural, acadêmico e artístico, comercial e econômico, bem como questões relacionadas com experiências e práticas de sucesso “Made in Italy” para o desenvolvimento local sustentável através das pequenas e médias empresas, da agricultura familiar e do agriturismo. Outro tema debatido será arepresentação dos italianos no exterior através dos Conselhos e Comitês dos Italianos residentes fora da Itália que hoje são mais de seis milhões (10% da população italiana). Nestas sessões haverá a participação de convidados italianos e brasileiros.

O evento é dirigido ao público em geral e especialmente a todas as pessoas interessadas em cultura italiana, patrimônio cultural, história, genealogia, turismo de raízes, bem como nos intercâmbios que envolvem Minas e a Itália - nos mais diversos âmbitos - e a todos os italianos natos ou descendentes que desejam entender e participar dos processos de representação e do exercício da cidadania ativa. Toda a programação está disponível na página:
https://ponteentreculturas.com.br/seminario2020/programacao_10_seminario.pdf

 

Serviço: 

10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais - A Influência Italiana no Desenvolvimento da Cultura e Esportes em Minas Gerais

De 6 a 10 de outubro de 2020

Mesas de apresentação, apresentação de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, vídeos, debates e conferência.

Transmissão pelo canal YouTube:Seminário Imigração Italiana em MG
Evento público e gratuito.
Inscrições pela plataforma Sympla, para a emissão de certificados

Realização:
Ponte entre Culturas MG
ConsiglioGeneraledegliItalianiall’Estero (CGIE)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - Campus Sede e Campus Governador Valadares)

Patrocínio Institucional: Consulado da Itália em Belo Horizonte.

Site: https://ponteentreculturas.com.br/seminario2020/

REDES SOCIAIS
instagram.com/imigracaomg
facebook.com/SeminarioImigracaoItalianaMG
https://twitter.com/ImigracaoMG
www.youtube.com/channel/UC2Pau3IOCkXL6tKpTQETGTA
Contatos: 55 51 96800109 (WhatsApp) ouseminarioimigracaoitalianamg@gmail.com

 Informações adicionais: A presença italiana em São João del-Rei e Minas Gerais

Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. 
Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural   

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.