São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Evento "Senac discute a inclusão no turismo" . Conservatório Pe. José Maria Xavier . 2018

Data

03/10/2018

Hora

13h

Cidade

SJDR

Descrição


Senac discute a inclusão no turismo

 Evento será realizado em São João del-Rei
O Setor de Educação Inclusiva do Senac (Sedin) promove o “Turismo Inclusivo: novos olhares para o complexo hoteleiro e turístico de Minas Gerais”. O evento será realizado, primeiramente, em parceria com três unidades: Araxá (27/09), São João del-Rei (03/10) e Governador Valadares (04/10) e é aberto ao público em geral, em especial para empresários da área de turismo, hotelaria, setor alimentício, estudantes e sindicatos afins. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no ato do evento. O evento tem como objetivo chamar a atenção do setor público, privado e acadêmico para as oportunidades que a acessibilidade pode trazer para a economia, além de propor o turismo inclusivo como fomentador de políticas públicas de inclusão social. A programação, totalmente gratuita, inclui apresentação artísticas, oficinas e mesas-redondas com convidados especializados. Pretende, ainda, instigar a criação de propostas inclusivas para o setor turístico, mostrando a importância e o diferencial de mercado desse segmento, seja em estratégias de desenvolvimento do negócio, seja no desenvolvimento da qualidade na prestação de serviços.

 

Programação:

Data: 03/10, das 13h às 17h

Local: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier (Rua Padre José Maria Xavier, 164 – Centro)

13h -Mesa-redonda: Mediadora: Julia Cosentino (Senac), Marco André Malaquias (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais - Fecitur), Marcus Vinicius Januário (Associação dos Municípios do Circuito Trilha dos Inconfidentes), Mônica Cardoso Gomes (Consultora em Planejamento e Políticas Públicas) e Betânia Nascimento Rezende (Secretária de Turismo de Santa Cruz de Minas).

13h: Exposição de fotos

Parcerias: Prefeitura Municipal de São João Del Rei, Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Fecitur, SindComércio, Associação Empresarial de Tiradentes e Associação Comercial e Industrial de SJDR.

 

Demanda reprimida

Não há turismo sustentável que não inclua todos os tipos de público. O turismo acessível é um mercado com grande potencial econômico, já que a população idosa, que exige cuidados especiais, vem crescendo e tem procurado viajar e se dedicar à cultura e ao lazer. O mesmo se pode dizer das pessoas com deficiência ou com alguma necessidade especial, que têm deixado o isolamento do lar e se tornado potenciais consumidores de turismo. Contudo, esses públicos ainda vêm sendo relegados. Num mercado cada vez mais competitivo, isso se torna um diferencial importante para prestadores de serviço que oferecem acessibilidade em seus negócios. A procura pelo turismo acessível é crescente no Brasil e no mundo. A adequação às normas de acessibilidade deve ser vista como uma oportunidade e não como uma obrigação. Se a indústria do turismo quer desenvolver a sua qualidade, sustentabilidade e competitividade, deve investir em acessibilidade. Entretanto, a maioria absoluta dos setores participantes do trade turístico brasileiro ainda não se conscientizou da importância que é adequar o empreendimento para atender a esse público, seja ele pessoa cega ou surda, com baixa visão ou audição, impedimento intelectual, físico, orientação sexual, mobilidade reduzida, obesa ou idosa. Pesquisa do Ministério do Turismo realizada em 2013 nos cinco maiores destinos de turismo doméstico do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba e Porto Alegre) identificou os fatores de decisão considerados por turistas com deficiência na hora de planejar uma viagem. Os  principais foram: hotéis com acessibilidade (quartos e banheiros adaptados às especificidades de usuários de muletas, andadores, cadeira de rodas, cegos ou surdos, com baixa visão ou audição, ou com restrição de mobilidade), profissionais preparados para atender à diversidade, comércio próximo aos hotéis e também com acessibilidade, transporte público acessível e presença de intérpretes de libras nos locais mais necessários.

Informações pelo telefone: (32) 3379-8950
Sobre SENAC São João del-Rei: saojoaodelreitransparente.com.br/projects/view/1337



Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural



 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.