São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Espetáculo teatral "BWV 988: Trinta possibilidades de transgressão" . SESI Tiradentes

Data

23/09/2017

Hora

15h30

Cidade

Tiradentes

Descrição

Propondo uma reflexão em torno da palavra CRENÇAS em seus diversos aspectos, a sexta edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes - será realizada de 14 a 24 de setembro, na charmosa cidade mineira de Tiradentes. O princípio curatorial do festival, que busca analogias entre as diversas linguagens artísticas, faz com que o Artes Vertentes venha se firmando como um dos mais importantes festivais de artes integradas do país. Em 2017, o evento apresenta uma consistente programação que abrange música, literatura, cinema, artes cênicas e artes visuais. Durante toda a programação, músicos, atores, diretores, escritores e artistas visuais de vários países promovem, junto com o público, um intenso diálogo sobre o mote curatorial, por meio de concertos, espetáculos, filmes, exposições, leituras e palestras.
“A proposta é manter um intercâmbio de alto nível entre o rico patrimônio artístico e cultural de Minas Gerais e o de outros lugares, permitindo encontros, reencontros e descobertas do público por meio da arte. Pretendemos, com este conceito inovador, criar um espaço para novas ideias, atuando como uma plataforma de comunicação entre artistas vindos de diferentes culturas, respeitando suas singularidades, antagonismos e, principalmente, o desejo de dialogar”, explica Luiz Gustavo, Diretor Artístico do Festival.
As atividades acontecerão em lugares de relevância histórica e de importância no patrimônio arquitetônico da cidade, tais como a Matriz Santo Antônio, a Igreja São João Evangelista, a Igreja São Francisco, a Igreja do Rosário, o Centro Cultural SESIMINAS Centro Cultural Yves Alves, o Museu da Liturgia, o Museu Casa Padre Toledo, entre outros locais. 

Artes cênicas:
A personalidade homenageada nesta edição será a atriz e bailarina Dorothy Lenner. Nascida em Bucareste, na Romênia, viveu na Argentina antes de fixar-se no Brasil, em São Paulo, onde trabalhou com Alfredo Mesquita, Eugênio Kusnet, Sábato Magaldi e Antunes Filho, além de ter sido discípula de Takao Kusuno, um dos precursores do butô no Brasil. Aos 84 anos, vive hoje em Tiradentes. Além de participar de uma mesa-redonda em sua homenagem, a artista apresentará a sua última criação, Wabi Sabi, no domingo (24), encerrando a programação de artes cênicas do festival.  Esta ocupação cênica fala sobre a adaptabilidade, e sobre a descoberta da beleza na imperfeição e a aceitação do ciclo da vida e da morte.
A programação de artes cênicas do Artes Vertentes será aberta com “Se eu fosse Iracema”. O premiado monólogo apresenta a atriz Adassa Martins, um dos nomes mais promissores do teatro atualmente. Uma carta, escrita pelos índios kaiowás  em 2012 é a inspiração inicial da peça que propõe uma reflexão para as  causas  indígenas  e aborda  as  crenças de diversas etnias indígenas. A atriz foi indicada ao prêmio Shell 2016 pela sua atuação.
O festival promove a sua primeira residência artística nas artes cênicas com a bailarina Jacqueline Gimenes. A bailarina paulista foi, durante anos, uma das principais solistas do Grupo Corpo e vencedora do prêmio Klauss Vianna de Dança. Em Tiradentes, ela realizará a primeira residência de pesquisa para o projeto BWV 988: trinta possibilidades de transgressão. Tendo como ponto de partida as Variações Goldberg BWV 988, obra musical de Johann Sebastian Bach, Jacqueline propõe uma discussão sobre o conceito de transgressão, abordando-o como ação humana de atravessar, ultrapassar. Através de residências de criação com a participação do público e com a participação do artista visual francês François Andes, esta imersão abordará ainda como concepções ético-filosóficas, crenças e preceitos morais presentes na sociedade contemporânea. Entre os dias 15 e 23 os artistas residentes promoverão encontros com o público, que poderá colaborar ativamente na construção desta coreografia, por meio de workshops diários. Estes são abertos ao público e têm acesso gratuito. No último sábado (23), será apresentado o resultado desta rica semana de residência no espetáculo: BWV: trinta possibilidades de transgressão. O projeto é realizado em parceria com a Bienal de Arte Contemporânea de Mons (Bélgica). 

Mais sobre os espetáculos: 

Se eu fosse Iracema
Serviço:
Elenco: Adassa Martins.
Direção: Fernando Nicolau
Data: 21.09.2017
Horário: 20:00
Local: SESI – Centro Cultural Yves Alves
Entrada: R$ 20 e R$ 10
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Se eu fosse Iracema propõe um olhar sobre o universo indígena brasileiro, transitando entre a tradição e a sua situação atual. O espetáculo usa referências que vão de mitos e rituais de várias etnias originárias do país a aspectos como a demarcação de terras e outros direitos fundamentais, muitas vezes negligenciados.
Muito se tem falado das diferenças, da possibilidade - ou da impossibilidade, nestes tempos em que discurso e atitudes intolerantes recrudescem - de conveniência com elas. Pois talvez o índio represente, entre nós, o diferente por excelência, aquele que não reconhecemos, aquele em que não nos reconhecemos, aquele cuja existência teimamos em não aceitar.
Face ao outro - ou àquele que insistimos em não reconhecer como nós - somos capazes de qualquer outra coisa que não: destruir? 

BWV 988: Trinta possibilidades de transgressão.
Serviço:
Elenco: Jacqueline Gimenes
Com a participação de François Andes, Phamela Dadamo e Gustavo Carvalho
Data: 23.09.2017
Horário: 15:30       
Local: SESI – Centro Cultural Yves Alves
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Apresentação da pesquisa desenvolvida durante o Festival Artes Vertentes para o projeto “BWV 988: 30 possibilidades de transgressão”.
Tendo como ponto de partida as Variações Goldberg BWV 988, de Johann Sebastian Bach, e compositores contemporâneos, o projeto pretende,  através de residências de criação com o público, discutir o conceito de transgressão como ação humana de atravessar, ultrapassar, abordando, inclusive, concepções ético-filosóficas, crenças e preceitos morais presentes na sociedade contemporânea. 

Wabi Sabi
Serviço:
Elenco: Dorothy Lenner
Concepção criadora: Dorothy Lenner, Hideki Matsuka e Ricardo Muniz Fernandes
Data: 24.09.2016
Horário: 16:00
Local: Largo da Igreja São Francisco
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Wabi Sabi é sobre a descoberta da beleza na imperfeição e sobre a aceitação do ciclo da vida e da morte. São haicais lançados no espaço por Dorothy Lenner, Beatriz Sano e Júlia Rocha. Todas dançando o que existe, o momento, o que persiste, aquilo que surge, o que repete, alguém que chega, alguém que vai e o que tudo isso significa. Wabi Sabi são deslizamentos sobre a história delas e também de cada um dos poucos espectadores, que entram como parceiros nestes pas des deux e desmanches, nestas imagens e pedaços do movimento incessante da vida.

O Festival Artes Vertentes apresenta novamente, em 2017, o Ciclo de Ideias (gratuito). Uma série de debates, palestras e mesas-redondas com especialistas em cada linguagem do festival. Em diálogo com a programação de artes cênicas serão oferecidas as seguintes atividades: 
- Ciclo de ideais II / TEATRO - "Arte, uma crença na vida": Palestra com Dorothy Lenner. Mediação: Ricardo Coelho. Dia 16 de setembro, às 15:30h, no SESI Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168)

* O Festival Artes Vertentes conta com o patrocínio da Gasmig e com o co-patrocínio do Solar da Ponte.

Confira a Programação Completa
Assessora de imprensa: Bárbara Chataignier 
Saiba mais sobre o Festival Internacional Artes Vertentes (Acesso em 14/09/2017)

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.      

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.