São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Apresentação musical com a Escola de Música Cantabile e Coral da ASAP . 35ª Semana de Música

Data

20/11/2016

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

Confira a programação completa da 35ª Semana da Música que se realizará no Teatro Municipal de São João del-Rei entre os dias 15 e 21 de novembro/2016:



Escola de Arte Cantábile
A Escola de Arte Cantábile, criada e coordenada por Anizabel/Bebel N. Rodrigues de Lucas, iniciou suas atividades em 1995, com intensa atuação em São João del-Rei.
Criada em 1995 com o objetivo de trabalhar, inicialmente, com crianças a partir dos 4 anos de idade, faixa etária para a qual não existia escola especializada em nossa cidade. Com o decorrer dos anos, a escola tem expandido o seu projeto levando cursos, atividades musicais e artísticas para outras escolas, comunidades e cidades vizinhas, bem como cursos de férias e outros com professores locais ou oriundos de outras cidades, estados etc, vizando o aperfeiçoamento de professores e alunos e, ainda, junto a escolas e pré-escolas locais para a realização de eventos que envolvem atividades artísticas. Na escola, vários concertos e audições vem sendo apresentados com a participação de alunos, professores e artistas convidados. 
No encerramento do projeto "MAS: atividades culturais", o grupo Cantabile realizou apresentação do Charau "Modinhas Imperiais", acompanhada de chá e documentário . Foto: Ângela Sandim/Na Imprensa.

Banda Theodoro de Faria

A Banda Theodoro de Faria ocupa um lugar de destaque no universo da música e das instituições culturais de São João del-Rei. Oferece cursos regulares de música com aulas individuais de teoria musical, leitura ritmica, solfejo e  técnica instrumental, sendo base para músicos que se destacam nas orquestras bicentenárias, na Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei e na Banda de Música do 11º Batalhão de Infantaria, sediado na cidade.
Atualmente a Banda Theodoro de Faria tem cerca de 60 músicos, em sua maioria jovens, estudantes. Além de participar das tradicionais procissões, especialmente na Semana Santa, também realiza apresentações públicas, inclusive concertos comemorativos no Teatro Municipal de São João del-Rei.                                           
Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco
A banda desempenha as atividades religiosas, participando de todos os convites da Diocese, em procissões, além de atividades cívicas, como o Desfile de 07 de setembro, e atividades sociais, como nos eventos de comemoração do Natal. Dentro do sistema educativo salesiano, o objetivo da banda é incluir o adolescente no mundo das artes e da cultura, bem como socializar, disciplinar, educar e profissionalizar. O método de educação é o sistema preventivo salesiano: dar ao jovem uma ocupação terapêutica. A base dessa educação e formar um bom cristão e um honesto cidadão. Essa filosofia é aplicada independentemente da orientação religiosa dos músicos. 

Banda Municipal Santa Cecília
A Banda foi fundada em 1968, por iniciativa do ex-prefeito, Milton Resende Viegas. Ele investiu na formação da Banda Municipal e convidou alguns integrantes da Banda do Rio das Mortes para serem funcionários da Prefeitura, com o compromisso de tocar na Banda. A formação inicial contou com 36 músicos e a primeira apresentação aconteceu em 1969. A Banda é vinculada e subordinada à Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Não há vinculo com entidades comerciais de qualquer espécie. 

Banda Sinfônica Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Fornecer ensino gratuito de musica a toda a comunidade do Bairro de Matosinhos e adjacências. A Banda Sinfônica Do Sant. Do Sr B.J.M, visa também a resgatar a cultura musical no Bairro, já que Matosinhos possuiu uma banda de música em meados dos anos 1960 e 1965 na Vila Sta Terezinha.
A Banda conta, hoje, com cerca de 60 componentes, mantendo, também, uma escola de musica com, aproximadamente, 25 crianças e adolescentes que atuam no coral da Missa das crianças às 09h30 no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Seu Regente e também um dos fundadores é 3º Sgt musico do Exercito, Ronaldo Medeiros, e tem como segunda Regente a professora e mestra em musica, Mariana Jelen. O projeto é vinculado a Pastoral Social e conta com a direção do Santuário do Sr. Bom Jesus de Matosinhos.

Banda 11º BIMth
O REGIMENTO TIRADENTES desenvolve atividades voltadas para Operações em Montanha desde 1979, ministrando estágios em numerosas instituições militares, atendendo a pedidos de cooperação de instrução dos mais importantes Estabelecimentos de Ensino do Exército. 
Projetos - pesquisa - programas e ações já desenvolvidos: 
Inauguração da Sala de Acervo Histórico do Batalhão: a inauguração foi no dia 1 de dezembro de 2001. Inauguração da Sala de Acervo Histórico da Banda de Música do ONZE: a Sala foi inaugurada no dia 6 de maio de 2002. O objetivo é preservar a memória da banda de Música do Batalhão. Apresentação da Banda de Música no Albergue Santo Antônio: em todas as últimas quartas-feiras dos meses para os idosos daquele estabelecimento; 
Apresentação da Banda de Música no Hospital e Santa Casa: um conjunto da banda vai na Terça e na Quinta, respectivamente, àqueles nosocômios para aliviar a dor dos hospitalizados; 
Reparo de instrumentos musicais: realizado na Sala de Reparo de Instrumentos Musicais da Banda. Para o reparo o solicitante tem que dar o material para o conserto;  O Batalhão possui salas de Acervo Histórico da Banda de Música e do Batalhão possuem uma gama de materiais e documentos históricos de suma importância para a História de São João del-Rei.                            

Essa comemoração ao dia do músico as bandas, em conjunto, realizam a Semana da Música em São João del –Rei. Em sua 35ª edição o evento apresenta vários concertos totalmente gratuitos ao público.
Realização: Banda Theodoro de Faria/ Confraria de NSRA. da Boa Morte
Apoio: Atitude Cultural, Associação Amigos de São João del-Rei, Museu de Arte Sacra.
Patrocínio: Sesi DN

Saiba mais sobre o Teatro Municipal
Saiba mais sobre a Banda Theodoro de Faria
Saiba mais sobre a Orquestra Ribeiro Bastos
Saiba mais sobre a Banda Salesiana "Meninas e Meninos de Dom Bosco"

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events. Divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.   
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.