São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Programação 22/07 . 27º Inverno Cultural da UFSJ: mostras, exposições, palestras, teatro, shows etc

Data

22/07/2014

Cidade

SJDR

Descrição

22/07 . terça-feira

15h . Mostra Experimentações Audiovisuais
Daniel: O Segredo do Leão (2014, 10min49s). Direção: Juliana Melo e Adriano Soares. O que ele quer é ser diferente. Daniel Afonso Pinto vive no distrito de Passagem, em Mariana, MG. Sempre quando vai para a cidade, ele chama atenção das pessoas na rua devido ao 
seu estilo de ser. Carros, roupas e a sua casa demonstram a busca desse homem que tem um único motivo: destacar-se na multidão. 
Filtro de Papel (2014, 17min43s). Direção: Yara Diniz. O documentário aborda um tema que está na mesa da maioria dos brasileiros: o café. Nas repúblicas estudantis, no trabalho, em qualquer lugar, entre uma conversa e outra, a bebida faz parte do cotidiano das pessoas.
Rir para Não Chorar (2014, 17min38s). Direção: Fernando Bráulio, Flávio Magalhães, Gustavo Aureliano Silva. O documentário tem como tema a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Através de entrevistas com os detentos, os documentaristas abordam o tratamento diferenciado proposto pela Instituição em Itaúna, MG. Céu a Cento e Oitenta (2013, 22min). Direção: Suellen Amorim. O que pensam e como vivem os moradores de rua. Pensando sobre este tema, a documentarista realizou diversas entrevistas com moradores e ex-moradores de rua, que contam como é viver e conviver 
entre muros, becos, pontes. Entre Saberes (2013, 20min). Direção: Alexandre Anastácio, Cesar Diab, Paulo Victor Fanaia. A educação é o tema deste documentário. Um dos meios para se chegar ao 
conhecimento é o professor. Este profissional é valorizado? O que pensam os alunos sobre 
esta profissão? Através de entrevistas com professores e alunos de escolas do ensino 
médio em Mariana, MG, os documentaristas procuram por estas respostas.
Público-alvo: livre
Local: Centro Cultural da UFSJ, Sala de Multimídia

15h . Palestra: Barro - Multiplicidade e Sustentabilidade
A palestra traz uma abordagem sistêmica para o uso do barro, para evitar o desperdício e para os cuidados quanto ao impacto ambiental, fazendo uma advertência sobre a toxidade na preparação de peças de artesanato. Célia Maria de Azevedo Mizinski tem curso de extensão universitária na modalidade Cerâmica pela USP e curso de Modelagem, com Eng Goan.
Público-alvo: artesãos, estudantes, jovens e adultos
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

16h . Teatro: Corsários Inversos - uma Incrível Aventura Pirata
Mosaico Cultural (Porto Alegre, RS). Autoria: Rafael Dal’osto Rossa. Direção: Liane Venturella.
Em tempos de guerra e paz, sem regras, não pertencendo a reis ou a qualquer governo, nascem os Corsários Inversos. Autênticos heróis fora da lei. Desbravadores da poesia e da percepção, eles navegam pelas almas, saqueando os sentimentos em busca da sensibilidade pela troca. Um espetáculo teatral para toda a família sobre três piratas e sua epopeia em busca do mais valioso tesouro. Com poesia, música, teatro de bonecos e contação de estórias, no além-mar da imaginação são revelados os maiores segredos da pirataria mundial: segredos escondidos atrás dos versos e das palavras. Ressignificando o cotidiano que passa despercebido ao nosso olhar, o espetáculo não tem restrição de idade, e é um convite para aportarmos em universos de imagens e sensações materializadas através do encontro do poema com o teatro de animação.
Público-alvo: livre
Local: Praça do Coreto, Centro

16h30 . Mostra de Vídeo com Debate: Futebol e Política 2
Organização e debate: Alexander Flemming
Telê Santana: meio século de futebol arte (2009, 1h10min). Direção: Ana Carla Portela 
e Danielle Rosa. O documentário faz homenagem a um dos maiores técnicos do futebol brasileiro, Telê Santana. Os acontecimentos da vida do profissional são contados por personalidades do mundo do futebol, tais como os jogadores Zico, Sócrates, Raí e Zetti, além dos técnicos Renato Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho. Os apresentadores Mauro Beting e Milton Neves, o narrador José Silvério e Luciano do Valle, dentre outras personalidades, complementam a narrativa.
Público-alvo: livre
Local: Centro Cultural da UFSJ, Sala de Multimídia

18h . Show: Trio Bone (Itapecerica, MG)
Na apresentação ‘Rock and roll instrumental’, grandes nomes da música internacional são homenageados com arranjos próprios do grupo, para explorar as diversas possibilidades técnicas e artísticas do trombone. São os maiores sucessos apresentados com uma sonoridade totalmente diferente, em uma versão instrumental moderna e arrojada.
Público-alvo: livre
Local: Largo do Rosário, Centro 

19h . Sessão dupla de Música no Teatro Municipal
Show: Encontros
O grupo surgiu no Espaço Vivá, lugar musical criado por Vitor e Valéria, músicos consagrados em suas áreas, egressos das terras paulistas, recém-chegados a São João del-Rei, onde fizeram amigos, e entre eles Priscila, que ousava cantar. Uma encruzilhada de trajetórias, Encontros é uma apresentação dessa chegada, um momento início, entroncamento. Encontros marca uma alegria, com canções da MPB, do POP, do Jazz, daquilo que nos faz feliz com nosso Piano, Acordeon e Voz.

21h . Show: Duo de Violões - Concerto em Homenagem a Frederico Grassano
Guilherme Vincens e Michel Maciel, violonistas premiados internacionalmente e professores de violão da UFSJ e UFMG, respectivamente, encontraram-se em São João del-Rei e iniciaram uma das formações mais desafiadoras e também mais interessantes: o Duo de Violões. O Duo presta homenagem ao grande violonista Frederico Grassano, antigo parceiro de Michel Maciel, que faleceu precocemente há dez anos, deixando saudades a todos que o conheceram.
Público-alvo: livre
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei, Centro

19h . III Mostra Ensaios de Arte e Cultura (1º encontro): Percurso artístico e criativo
Jorge Fonseca explora a mais variada gama de materiais e de suportes para a construção de suas obras, assim como a diversidade das referências e dos temas em cada peça produzida. Em sua palestra o público poderá ter contato com seu amplo “léxico” criativo e conhecer um pouco do seu processo de elaboração e percurso artístico. Jorge Fonseca é mineiro, de Conselheiro Lafaiete. Artista autodidata, já foi marceneiro e maquinista de trem. Atuou como designer de móveis e moda, dirigente de ONG e professor 
convidado – por Notório Saber – do Departamento de Artes da UFJF. Foi premiado no Salão de Arte de Campos (1996), Salão Paranaense (1996), Salão Nacional de Goiás (2002) e pela Fundação Pollock-Krasner, de Nova York (2009). Realizou e participou de diversas exposições, individuais e coletivas, tais como: Funarte (RJ, 1998), Itaú Cultural (SP, 1999), Palácio das Artes (BH, 2000), Galeria Nara Roesler (SP, 2000), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP, 2000), Paço Imperial (RJ, 2004), MAM (RJ, 2005), “6ª Bienal de Kaunas (Lituânia, 2007), MAC-Niterói, (RJ, 2008), Arte BA 10 (Argentina, 2010), 11ª Quadrienal de Praga (Rep. Tcheca, 2011), Galeria de Arte Cemig (BH, 1996 e 2008), Galeria Celma Albuquerque ( BH, 
2000), Quadrun Galeria ( BH, 2004), entre outras.
Público-alvo: interessados em arte em geral
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

19h30 . Palestra: Gol a Gol - defesa e ataque, conversa entre escritores e poetas
O escritor Mário Alex Rosa “bate bola” (conversa) sobre Carlos Drummond de Andrade, que foi o poeta que mais o influenciou. Arbitragem (mediação): Jairo Faria Mendes. Mário Alex Rosa é natural de São João del-Rei, graduado em História pela UFOP, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela USP. É professor de Literatura Brasileira e membro do conselho editorial da Livraria e Editora Scriptum de Belo Horizonte. Autor dos livros ‘ABC futebol clube e outros poemas’ (Ed. Bagagem, 2007, Infantil), ‘Ouro Preto – poemas’ (Ed. Scriptum, 2012), e ‘Formigas’ (CosacNaify, 2013, Infantil).
Público-alvo: professores, estudantes, escritores e comunidade em geral
Local: Bar do Carioca, Largo do Carmo
 
20h . Abertura Instalação: Fiotim
A instalação ambulante Fiotim pode ser compreendida como uma sátira bem humorada da percepção e interpretação da arte conceitual e monumental circunscrita nas instalações do Museu Inhotim a partir da visão do artista popular. Jorge Fonseca apresenta um diálogo estético emocionante entre estes dois mundos, através de seus objetos, cordéis e performances, transportadas para São João del-Rei e diretamente para os espectadores, em seu gracioso museu ambulante Fiotim.
Local: Pátio interno do Campus Santo Antônio

20h . Mostra Itinerante de Vídeos
Organização e debate: Mariana Fernandes
A Mostra Itinerante de Vídeos descentraliza e promove acesso democrático a conteúdos audiovisuais. Exibir filmes e documentários em pontos estratégicos da cidade é uma forma de estabelecer diálogos com a população, proporcionar acesso a bens culturais, informação e educação. Filmes em cartaz:
A dor fica (2014, 10min22s). Direção: Thiago Morandi. O filme narra os dois olhares distintos presentes nas cruzes que marcam a BR-265. O primeiro evidencia a beleza destes símbolos sagrados como expressão da fé e dos costumes de nossa terra, que podem ser verdadeiras obras de arte. O segundo refere-se ao olhar que aponta para a conscientização em relação aos perigos a que todos estão sujeitos quando utilizam as rodovias brasileiras.
Cadeira de Barbeiro é um Confessionário (2014, 24min47s). Direção: Mariana Fernandes. 
As barbearias de São João del-Rei não são simples locais de higiene pessoal. Em meio a barbas, cabelos e bigodes, estabelecem-se relações de cumplicidade próprias do universo masculino. Fala-se de política e futebol, como também de fofocas da cidade, transformando a cadeira do barbeiro em um verdadeiro confessionário.
Seu Feliciano (2014, 7min20s). Direção: Pamella Chicarino e Bruno Laviola. A narrativa 
coloca em cena a história de vida de Seu Feliciano Osmar, personagem carismático de Barbacena. Durante toda vida, ele realizou trabalhos de limpeza e manutenção nas casas e empresas dos conhecidos e, por dez anos, cuidou de túmulos no cemitério da Boa Morte. 
As mãos pesadas para o trabalho são as mesmas que cativam e despertam sensibilidade 
sobre o piano.
Chegadas e Partidas (2014, 11min12s). Direção: Bruna Mattos. O filme mostra um pouco da 
rotina da rodoviária de Mariana, MG. O que acontece? De onde vêm as pessoas? Para onde vão? Estas foram algumas das dúvidas e das perguntas propostas pelos documentaristas ao abordarem o tema.
Doce de quê? (2014, 12min37s). Direção: Cláudia Lino. O documentário mostra a vida de Rodrigo “Pomarola”, que encontra nos doces uma forma de dar sentido e paladar aos seus dias e de toda a cidade de São João del-Rei. Com muito bom humor, o doceiro domina a arte não só de produzir guloseimas, mas de tirar sorrisos de quem encontra pelo caminho. Filtro de Papel (2014, 17min43s). Direção: Yara Diniz. O documentário aborda um tema que está na mesa da maioria dos brasileiros: o café. Nas repúblicas estudantis, no trabalho, em qualquer lugar, entre uma conversa e outra, a bebida faz parte do cotidiano das pessoas.
Daniel: O Segredo do Leão (2014, 10min49s). Direção: Juliana Melo e Adriano Soares. O que ele quer é ser diferente. Daniel Afonso Pinto vive no distrito de Passagem, em Mariana, MG. Sempre quando vai para a cidade, ele chama atenção das pessoas na rua devido ao seu estilo de ser. Carros, roupas e a sua casa demonstram a busca desse homem que tem um único motivo: destacar-se na multidão.
Tudo o que eu tenho vem daqui (2014, 8min). Direção: André N. P. Azevedo e Ruzza Lage. O curta-metragem traz um olhar livre de preconceitos sobre os catadores do lixão de 
São João del-Rei, MG
Céu a Cento e Oitenta (2013, 22min). Direção: Suellen Amorim. O que pensam e como vivem os moradores de rua. Pensando sobre este tema, a documentarista realizou diversas entrevistas com moradores e ex-moradores de rua, que contam como é viver e conviver 
entre muros, becos, pontes.
Público-alvo: livre
Local: Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Matosinhos

20h . Teatro: Três por quatro
Grupo Teatral Três por Quatro (São João del-Rei, MG). Texto: Jean Paul Sartre. 
Dramaturgia: João Bennett. Direção: Priscila Natany
Em cena, três personagens desconhecidos encontram-se expostos em uma sala de convivência, não escapando do julgamento constante do outro. A montagem é uma adaptação da obra ‘Entre quatro paredes’, de Jean Paul Sartre, que aborda a dificuldade das relações humanas, o incômodo do olhar do outro, o julgamento e a liberdade, com doses de sátira em relação aos preconceitos tradicionais e hábitos modernos.
Público-alvo: adulto
Local: Sala Preta do Curso de Teatro da UFSJ, CTAN

Confira a programação complesta do 27º Inverno Cultural da UFSJ em SJDR:

27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei . Programação Completa Parte I. De 19/07 a 22/07
27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei . Programação Completa Parte II. De 22/07 a 26/07
27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei . Programação Completa Parte III. De 27/07 a 30/07
27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei . Programação Completa Parte IV. De 31/07 a 02/08
 
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL