São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Programação 20/07 . 27º Inverno Cultural da UFSJ: exposições, mostras experimentais, palestra, teatro e shows

Data

20/07/2014

Cidade

SJDR

Descrição

20/07 . Domingo

13h . Abertura de Exposição: Pontos de Vista
Essa produção audiovisual poética pretende expor pontos de vista de personagens locais sobre questões ligadas ao sentimento, traduzindo o significado dos aspectos subjetivos que os permeiam, com recursos sonoros, visuais e líricos. A experiência única dos personagens é apresentada a partir de depoimentos reais.
Endiara Cruz e Gustavo Pavan são graduandos em Comunicação Social pela UFSJ e possuem experiência em produção audiovisual e gestão cultural. Período de visitação: 20 de julho a 2 de agosto
Local: Hall de entrada da Reitoria, Campus Santo Antônio

15h . Mostra Experimentações Audiovisuais
Ferrovia Oeste de Minas: memória e história – 2ª edição – ‘Trem das Águas Santas’ (2014, 20min26s). Direção: Rodrigo Maia. Este documentário trata da memória do extinto ramal entre São João del-Rei e o balneário das Águas Santas, com percurso de 12 quilômetros, inaugurado em 1910 e desativado em 1966, quando seus trilhos foram retirados, as paradas destruídas e o leito transformado em ruas e estradas asfaltadas. Quando em atividade, as composições transportavam alimentos, animais e cargas diversas. Nos feriados e finais de semana, o interesse era lazer e turismo, quando os viajantes buscavam entretenimento no Balneário das Águas Santas.
A dor fica (2014, 10min22s). Direção: Thiago Morandi. O filme narra os dois olhares distintos presentes nas cruzes que marcam a BR-265. O primeiro evidencia a beleza destes símbolos sagrados como expressão da fé e dos costumes de nossa terra, que podem ser verdadeiras obras de arte. O segundo refere-se ao olhar que aponta para a conscientização em relação aos perigos a que todos estão sujeitos quando utilizam as rodovias brasileiras. Cadeira de Barbeiro é um Confessionário (2014, 24min47s). Direção: Mariana Fernandes. As barbearias de São João del-Rei não são simples locais de higiene pessoal. Em meio a barbas, cabelos e bigodes, estabelecem-se relações de cumplicidade próprias do 
universo masculino. Fala-se de política e futebol, como também de fofocas da cidade, 
transformando a cadeira do barbeiro em um verdadeiro confessionário. Seu Feliciano (2014, 7min20s). Direção: Pamella Chicarino e Bruno Laviola. A narrativa 
coloca em cena a história de vida de Seu Feliciano Osmar, personagem carismático de Barbacena. Durante toda vida, ele realizou trabalhos de limpeza e manutenção nas casas e empresas dos conhecidos e, por dez anos, cuidou de túmulos no cemitério da Boa Morte. As mãos pesadas para o trabalho são as mesmas que cativam e despertam sensibilidade sobre o piano.
Chegadas e Partidas (2014, 11min12s). Direção: Bruna Mattos. O filme mostra um pouco da rotina da rodoviária de Mariana, MG. O que acontece? De onde vêm as pessoas? Para onde vão? Estas foram algumas das dúvidas e das perguntas propostas pelos documentaristas ao abordarem o tema. Doce de quê? (2014, 12min37s). Direção: Cláudia Lino. O documentário mostra a vida de Rodrigo “Pomarola”, que encontra nos doces uma forma de dar sentido e paladar aos seus dias e de toda a cidade de São João del Rei. Com muito bom humor, o doceiro domina a arte não só de produzir guloseimas, mas de tirar sorrisos de quem encontra pelo caminho.
Público-alvo: livre
Local: Centro Cultural da UFSJ, Sala de Multimídia

16h . Palestra: Voos na história da música do 14 Bis
Músicos do grupo 14 Bis realizam um bate-papo com o público, abordando diversos 
aspectos de sua trajetória musical e artística, em mais de três décadas de carreira.
Público-alvo: livre
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

18h . Teatro: A Filosofia na Alcova
Pigmalião Escultura Que Mexe (Belo Horizonte, MG). Texto: Marquês de Sade. 
Adaptação e Direção: Eduardo Felix.
A ‘Filosofia na Alcova’ é uma livre adaptação da obra homônima de Marquês de Sade. O espetáculo utiliza uma técnica de manipulação pouco conhecida no Brasil, que permite movimentos precisos e realistas a marionetes de fios. Reunindo no palco seis atores que manipulam e interagem com os bonecos, a encenação descreve a educação sexual da jovem Eugénie, sob os princípios e a ótica de seus singulares tutores Saint-Ange e Dolmancé, buscando a função mais importante do teatro: a catarse.
 Público-alvo: adulto
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

20h . Show: Madeira de Vento (São Paulo, SP)
O concerto ‘Chovendo Clarinetes’ mostra o trabalho desenvolvido pelo grupo, tocando parte do repertório dos dois CDs do Madeira de Vento. O público tem contato com a riqueza da música brasileira tocada por grupo com uma formação atípica, porém, bastante brasileira. Os dois CDs do grupo são significativos do ponto de vista dos compositores. O primeiro é uma homenagem a clarinetistas compositores, e o segundo uma mostra dos mais importantes compositores da história da música brasileira.
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

21h . Show: 14 Bis
Nessa apresentação a banda apresenta seu trabalho mais recente e seus grandes sucessos, em comemoração aos 30 anos de carreira.
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL