São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Programação 19/07 . 27º Inverno Cultural da UFSJ: Abertura, mostras audiovisuais, teatro etc

Data

19/07/2014

Cidade

SJDR

Descrição

19/07 . sábado

9h Abertura de Instalação: Pés no Chão
Instalação sobre o universo do futebol marginal, praticado nos campos de pelada do interior mineiro, observando a influência que o futebol espetáculo causa no imaginário dos jovens que o praticam, e que veem neste esporte uma fuga de sua realidade social. Os visitantes são convidados a imergirem neste mundo de realidades e fantasias que compõem o cotidiano destes jovens em relação às suas perspectivas sobre o futebol.
Marlon de Paula, graduando em Comunicação Social pela UFSJ, é fotógrafo do Coletivo Sem Eira Nem Beira e da empresa Mosaico Comunicação Junior. Gabriel Gonçalves França, graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFSJ, tem desenvolvido projetos com a comunidade local e intervenções efêmeras na cidade, focadas na apropriação do espaço púbico urbano.
Período de visitação: 19 de julho a 2 de agosto, das 8h às 20h
Local: Pátio interno do Campus Santo Antônio

15h . Mostra Experimentações Audiovisuais
O dia em que o Brasil esteve aqui (2005, 70min). Direção: Caíto Ortiz e João Dornelas. 
Documentário sobre a passagem da Seleção Brasileira de Futebol no Haiti, para o “Jogo da Paz”, cuja ideia era levar ídolos como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho para buscar uma trégua na conturbada rotina daquele país. A Seleção causou delírio, ganhou de goleada e partiu no mesmo dia, deixando um gosto amargo na boca dos haitianos.
Sessão especial de vídeo e debate sobre Futebol e Ditadura na América do Sul
O debatedor Lucas Gonçalves aborda aspectos que circundaram o universo do futebol brasileiro durante a ditadura militar, tendo como cerne o filme Memórias do Chumbo: O 
Futebol nos Tempos do Condor (2012, 51min13s). Produção: Lúcio Castro. Documentário da ESPN Brasil, com uma profunda investigação sobre as relações entre futebol e as ditaduras militares do continente sul-americano nas décadas de 60, 70 e 80 em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
Público-alvo: livre
Local: Centro Cultural da UFSJ, Sala de Multimídia
Teatro infantil: Osquindo Circus
Osquindo (Mariana, MG). Texto e direção: Antonio Caeiro.
Osquindô está no picadeiro! Tudo pode acontecer nessa incrível viagem musical, brincante, 
dançante, osquindante. Chulas de palhaço, valsas, marchas, polkas e dobrados tocados 
pelas antigas charangas são os ingredientes musicais para criação desse espetáculo, 
juntamente com canções que se tornaram clássicos do picadeiro brasileiro. A cenografia 
e os figurinos também trazem o sabor dos circos antigos.
Local: Praça do Coreto, Centro

16h . Teatro infantil: Osquindo Circus
Osquindo (Mariana, MG). Texto e direção: Antonio Caeiro.
Osquindô está no picadeiro! Tudo pode acontecer nessa incrível viagem musical, brincante, dançante, osquindante. Chulas de palhaço, valsas, marchas, polkas e dobrados tocados pelas antigas charangas são os ingredientes musicais para criação desse espetáculo, juntamente com canções que se tornaram clássicos do picadeiro brasileiro. A cenografia e os figurinos também trazem o sabor dos circos antigos.

Local: Praça do Coreto, Centro

20h . Teatro: Klássico (com K)
Mayombe (Belo Horizonte, MG). Texto: Éder Rodrigues, Glênio Villela, Flávia Almeida, 
Marina Vianna e Fernando Oliveira. Direção: Sara Rojo.
O espetáculo Klássico apresenta a trajetória e os conflitos centrais de personagens clássicas como Medeia, Antígona, Ulisses e Fausto, em diálogo com a subjetividade dos atores performers que os “representam”. Na arena-show, os atores se lançam na arriscada jogada de voltar aos textos clássicos transitando, assim, por questões contemporâneas, políticas, estéticas e filosóficas, destacando o que essas personagens representavam em seus contextos históricos e os desdobramentos de sua representação. 
Público-alvo: a partir de 14 anos
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

20h . Abertura Oficial do 27º Inverno Cultural UFSJ e Abertura de Exposições:
• Por cima do futebol. Exposição de fotografias que trata da amplitude do futebol como esporte, bem como sua abrangência social e geográfica nas cidades e vilas, ocupando espaços importantes no contexto urbano. A mostra é parte do projeto Galeria Epson de incentivo à circulação artística nacional. Foram três anos de trabalho para construir essa narrativa artística surpreendente, que culmina num documento sobre o diálogo Futebol / Sonho / Espaço Urbano e revela um futebol pouco acessado pela grande mídia. Marcílio Gazzinelli é mineiro de Teófilo Otoni. Enquanto cursava Geologia na UFMG, enveredou-se como autodidata na fotografia, tendo se profissionalizado no início dos anos 80, quando iniciou seu trabalho artístico e comercial, com ênfase em fotografia aérea e industrial. Já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Trabalha também como editor de fotografia de diversas publicações.
• Em tempos de caos. Em um país onde as leis nem sempre são respeitadas e a ordem 
não é para todos, uma Copa do Mundo emerge para complicar a situação. Sob esse ponto 
de vista surgem alguns trabalhos reflexivos acerca desse momento, apresentados nessa 
exposição. Eduardo de Rezende Fonseca é bacharel em Pintura pela UFMG e mestre em 
Pintura pela Universidade de Lisboa, Portugal. Tem em seu currículo exposições coletivas 
e individuais no Brasil e exterior, assim como participações em salões especializados.
• FIFA Go Home! Exposição de fotografias que apresenta o futebol como motivador de uma das maiores mobilizações políticas do país, em 26 de junho de 2013, em Belo Horizonte. Os protestos surgiram inicialmente contra os aumentos nas tarifas de transporte coletivo, e proliferaram até a insatisfação com os gastos para a realização da Copa do Mundo. Daniel Protzner de Melo é fotógrafo, natural de Belo Horizonte, graduado em Jornalismo na PUC Minas e especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela  UEMG. Em 2012 foi premiado pelo Centro Regional para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial de América Latina (CRESPIAL), patrocinado pela UNESCO, por seu trabalho de documentação da Umbanda.
• As ruas de junho. Esta é uma mostra da nova geração de fotógrafos brasileiros, advinda dos anos analógicos e criada no mundo digital, que traz uma nova fase do fotojornalismo brasileiro, de fotógrafos da internet. As fotos têm como cenário as mobilizações sociais no calor das jornadas de junho, quando a mídia independente também tornou-se protagonista e co-autora de uma explosão simbólica de narrativas e coletivos. NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) é uma rede descentralizada de comunicadores que buscam novas possibilidades de produção e distribuição de informação. São milhares de pessoas usando a lógica colaborativa de compartilhamento que emerge da sociedade em rede como premissa e ferramenta.
• Instantes em Instagrams. Essa mostra busca paralisar o tempo em um instante no qual a luz marca a memória em formas e sentimentos, gerando um mosaico de imagens sugestivas para o olhar livre do público. Magoo (Marcius Vinicius Barcelos) é fotógrafo e técnico do Laboratório de Processos Fotográficos do Curso de Jornalismo da UFSJ. Tem formação de Técnico em Comunicação Visual pelo SESI e através de oficinas na Mostra de Cinema de Tiradentes e Festival de Inverno da UFMG.
Período de visitação: 19 de julho a 2 de agosto, das 8h às 20h
Local: Centro Cultural da UFSJ

Confira a programação complesta do 27º Inverno Cultural da UFSJ em SJDR:

27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei . Programação Completa Parte I. De 19/07 a 22/07
27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei . Programação Completa Parte II. De 22/07 a 26/07
27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei . Programação Completa Parte III. De 27/07 a 30/07
27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei . Programação Completa Parte IV. De 31/07 a 02/08
 
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL