Agenda Cultural
Exposição . Memória Tropeira - uma pequena viagem . Abertura
Data
20/08/2011
Hora
11h
Cidade
Tiradentes
Descrição

Os tropeiros tiveram importância relevante, desde os primórdios das Minas Gerais. O abastecimento das vilas setecentistas era feito pelas tropas. Levavam nossos tesouros minerais e traziam os suprimentos necessários para a sobrevivência. As tropas ganharam grande dinâmica quando diversas localidades mineiras iniciaram atividades paralelas à mineração aurífera, como a agropecuária e a agricultura. Com a chegada da Corte de Dom João VI ao Rio de Janeiro, acompanhada de milhares de portugueses, as tropas tinham que abastecer um mercado emergente.
Quem eram os tropeiros? Eram homens de negócios. Homens que circulavam de norte a sul, de leste a oeste comprando e vendendo de tudo. Rotas tropeiras partiam do Rio Grande do Sul e tinham uma parada tradicional em Sorocaba, de lá seguiam rumos diferentes. Os tropeiros chegavam a pontos longínquos e contribuíram decisivamente para a ampliação do território nacional.
Pela Serra de São José, tropas circulavam diariamente, passando por suas trilhas, cavas e calçadas históricas. No Chafariz de São José, de 1749, foi construído um tanque só para matar a sede das tropas que saiam ou que chegavam de suas longas viagens. Até recentemente, as últimas tropas em atividade em Tiradentes atuaram em função da Serra de São José, carreando caulim, pedras, lenha a metro e colheitas de subsistência.
Recentemente a família Costa, impulsionada por Gilson Costa, tem colecionado peças antigas de tropeiros e também realizado a Festa do Carro de Boi e dos Tropeiros. Esta mostra apresenta objetos antigos da família costa, uma rica iconografia tropeira, fotografias de Roneijober Andrade de Ipoema e de Luiz Cruz, de Tiradentes.
A exposição faz parte da programação do XIV Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.




















