Agenda Cultural
Espetáculo Borgobandoballo . Cia Teatral ManiCômicos . 11 de Agosto a 2 de Outubro
Data
Hora
Cidade
Descrição
ManiCômicos lança peça sobre imigrantes Espetáculo fala sobre boate de expulsão em 1889
Foto: André Fosati
A falta de informações sobre um acontecimento em 1889 na cidade de São João del-Rei deixou aberta a possibilidade para a Companhia Teatral ManiCômicos imaginar hipóteses e, a partir daí, montar o espetáculo Borgobandoballo, que estreia na próxima quinta-feira, 11, e fica em cartaz por dois meses, de quinta a domingo, às 20h, no Espaço Cultural ManiCômicos. "Um jornal daqui de São João del-Rei daquela época relata que imigrantes italianos que vieram para cá foram colocados em um trem e expulsos da cidade. Porém não há registros nem notícias, do que aconteceu com eles, de onde foram parar. Essa hipótese foi uma grande provocação, um estímulo para criarmos a peça", contou o integrante da companhia e diretor do espetáculo, Juliano Pereira.
Uma novidade que fará parte da montagem é um vídeo de quatro minutos de duração que será exibido no início do espetáculo, que 12 atores em cena e cerca de 40 pessoas envolvidas em todo o processo produtivo, fazendo uma introdução. ''Foi muito interessante trabalhar com essa nova mídia. Nunca tínhamos feito nada assim", disse Pereira. Apesar da inovação, para o diretor o que chamará mais a atenção no espetáculo será a história. “Abordamos a vida dos italianos na época. Além disso, também falamos sobre o anarquismo não como bagunça, mas como uma organização social", comentou.
Enredo
A peça conta a história de imigrantes italianos que vieram em 1889 para São João del-Rei procurando melhores condições para trabalharem e foram surpreendidos pela precariedade do trabalho a que seriam submetidos. Os imigrantes então se rebelaram contra o governo da época e exigiram boas condições para continuarem suas atividades nas lavouras. Porém, não concordando com as reivindicações, os políticos os prenderam e expulsaram da cidade.
Para contar essa história, o processo criativo foi extenso. "Fomos pesquisar a cultura italiana, o anarquismo e a vida são-joanense naquela época. Inclusive assistimos a filmes e tivemos palestras. Além disso, almoçamos com descendentes de italianos que ficaram aqui e moram na Colônia do Giarola", comentou o diretor. "Fizemos uma pesquisa muito grande, principalmente os atores. Começamos a trabalhar nessa peça no ano passado", afirmou o produtor do espetáculo, Flávio Augusto Reis de Rezende. Para ele, a expectativa é muito grande. “Mesmo não atuando, é uma grande satisfação ver o espetáculo pronto, ver as coisas se concretizando", comentou.
Prêmio
O espetáculo foi viabilizado pelo Prêmio Miriam Muniz da Funarte, que estimula a produção e circulação de espetáculos. O MainiCômicos o recebeu no ano passado. "É muito bom São João del-Rei ganhar esse prêmio. Não pelo ManiCômicos, mas por isso significar que a cidade está desenvolvendo um teatro que é premiado", comentou Juliano Pereira. Segundo ele, a oportunidade de trazer outros artistas para trabalhar com eles em Borgobandoballo foi possível pela premiação da companhia.
Os ingressos para a peça serão vendidos a R$10 (inteira) e R$5 (meia) de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Espaço ManiCômicos, ou nos dias de espetáculo a partir das 18h. Quem quiser, também pode fazer reservas pela internet através do e-mail ManiCômicos. sjde1rei@mgconecta.com.br ou pelo telefone (0**32) 3373-5892.
Espetáculo – Borgobandoballo
Data: de 11 de agosto a 2 de outubro, de quinta- feira a domingo
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural ManiCômicos, na Rua Industrial Paulo Agostini, nº55, na Vila Nossa Senhora de Fátima
Fonte: Gazeta de SJDR, 6 de Agosto de 2011
Mais informações