São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Tipo: São João del Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo | Eventos Permanentes | Outros

Encerramento: FESTUR 2026 – Feira de Turismo, Gastronomia e Economia Criativa

Data

12/06/2026

Hora

14h

Cidade

Ouro Preto

Local

Centro de Artes e Convenções da UFOP

Descrição

Agenda Cultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto com Histórico de Eventos desde 2.000!

O FESTUR 2026 – Feira de Turismo, Gastronomia e Economia Criativa (confira a programação completaacontece em Ouro Preto (MG) entre os dias 10, 11 e 12 de junho de 2026, no Centro de Convenções da UFOP, com programação diária das 14h às 22h e entrada gratuita. O evento reúne painéis técnicos, cases de gestão turística, cozinhas show, apresentações culturais e encontros entre representantes do trade turístico, gestores públicos e especialistas do setor.

No segundo dia, 11 de junho de 2026 (quinta-feira), a programação é dedicada a debates sobre turismo, cultura, inovação, hospitalidade e desenvolvimento regional. Ao longo do dia, são realizados painéis temáticos, mesas de conversa, cases de destinos mineiros e atividades gastronômicas com chefs convidados de diferentes cidades do estado.

O dia também inclui discussões sobre políticas públicas de turismo, estratégias de marketing territorial, integração regional e fortalecimento da economia criativa. Entre os destaques estão a participação de representantes da ABIH, ABAV-MG, EMBRATUR, SINDETUR-MG, além de gestores municipais e pesquisadores ligados ao setor turístico. As inscrições para o evento podem ser feitas através da plataforma Sympla.

A programação se encerra com atividades culturais e show musical, reforçando a proposta do FESTUR de integrar negócios, cultura e experiências imersivas ligadas ao turismo mineiro.

Programação – 11 de junho de 2026 (quinta-feira)

  • 14h00 – Credenciamento e abertura da área de exposição (produtos, roteiros, artesanato e produtos rurais)
  • 14h00 – Mesa redonda SANEOURO: “Água que gera desenvolvimento: saneamento como vetor de turismo e sustentabilidade”
  • 15h00 – Cozinha Show (Barão de Cocais/MG) – Chef Débora Silva – Bolo do Delegado
  • 15h00 – Painel: “Hospitalidade que promove destinos” (ABIH e convidados)
  • 15h30 – Mesa de conversa – Juventude, cultura e oportunidades no turismo
  • 16h00 – Case: “Do invisível ao desejado: estratégia turística em São João del-Rei” – Caio Andrade
  • 16h40 – Case: turismo de experiência e segurança em Capitólio – Cristiano Ventura
  • 17h00 – Cozinha Show (Urucânia/MG) – Biscoito de polvilho frito – Neuselaine Oliveira
  • 17h30 – Palestra EMBRATUR: marketing e promoção internacional do turismo brasileiro
  • 18h00 – Cerimônia de assinatura de irmandamento entre municípios mineiros
  • 18h30 – Mesa de conversa: turismo de base cultural e desenvolvimento econômico
  • 19h00 – Painel SINDETUR-MG: inovação e tecnologia no turismo regional
  • 19h30 – Cozinha Show (Turmalina/MG) – Farofa do Divino – chefs Denilson Oliveira e Gilmar Souza
  • 20h30 – Show musical com a Banda Primo Fred

Para mais informações, acesse o perfil FESTUR no Instagram.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL