Agenda Cultural
Terceiro dia do "V Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem: Paisagens"
Data
Hora
Cidade
Local
Descrição
Agenda Cultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto com Histórico de Eventos desde 2.000!
A programação do terceiro dia do V Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem: Paisagens (confira a programação completa), realizado na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), acontece na terça-feira, 19 de maio de 2026, reunindo debates sobre memória, nostalgia, tecnologia, música, poesia, ecocrítica e paisagens sonoras. As atividades do dia incluem mesas-redondas, conferência internacional, sessões de comunicações orais e apresentações musicais integradas à proposta interdisciplinar do evento.
As mesas-redondas da manhã abordam as relações entre paisagem, memória e nostalgia, além das conexões entre paisagem e tecnologia. Participam pesquisadores e artistas convidados de diferentes instituições brasileiras, discutindo processos de criação, percepção e representação da paisagem em contextos contemporâneos. Paralelamente às atividades acadêmicas, o colóquio mantém a exibição audiovisual das produções criativas submetidas ao evento, ampliando o diálogo entre pesquisa, arte e intermidialidade.
No período da tarde, o pesquisador Niklas Salmose, da Linnaeus University, na Suécia, ministra a conferência internacional “The stimmungs of the intermedial landscapes of nostalgia”, com tradução simultânea. A palestra propõe reflexões sobre atmosfera, memória afetiva e paisagem nas produções intermidiáticas. Em seguida, as sessões de comunicações orais discutem temas como interdisciplinaridade, música, poesia, ecocrítica, paisagens urbanas, territórios sonoros, identidades culturais e representações do Oriente em diferentes mídias e linguagens artísticas.
A programação cultural do dia será encerrada com o concerto “Sonetos sem palavras: a narrativa tímbrica de Almeida Prado”, apresentado pelos pianistas Andressa Zoi e Gustavo Piffer no Solar da Baronesa. O recital integra as atividades musicais do colóquio e propõe uma aproximação entre narrativa, paisagem sonora e repertório pianístico brasileiro contemporâneo.
Programação completa — 19/05 (terça-feira)
-
09h00 — Cadastramento
- Exibição audiovisual das Produções Criativas
- Local: Saguão Anfiteatro CSA / Sala ASSIN 2.20
-
10h00 às 12h00 — Mesas-redondas Paralelas
-
Mesa 3 — Paisagem, memória, nostalgia
- Participantes: Guilherme Cunha, Nydia Negromonte e Maria Angela Resende
- Mediação: Kátia Hallak Lombardi (UFSJ)
- Local: Teatro CSA
-
Mesa 4 — Paisagem e tecnologia
- Participantes: Clara Matheus, José Padovani e Alzira Haddad
- Mediação: Verônica Daniel Kobs (UNIANDRADE)
- Local: Anfiteatro CSA
-
Mesa 3 — Paisagem, memória, nostalgia
-
12h00 — Intervalo para almoço
- Exibição audiovisual das Produções Criativas
- Local: Sala ASSIN 2.20
-
13h30 — Conferência “The stimmungs of the intermedial landscapes of nostalgia”
- Palestrante: Niklas Salmose (Linnaeus University/Suécia)
- Tradução simultânea
- Mediação: Eliana Lourenço de Lima Reis (UFMG)
- Local: Anfiteatro CSA
-
15h00 — Coffee break
- Exibição audiovisual das Produções Criativas
- Local: Espaço do Anfiteatro CSA / Sala ASSIN 2.20
-
15h30 às 17h00 — Comunicações Orais — 3ª sessão
-
Paisagem e interdisciplinaridade
- Mediação: Augustto Cipriani (UFCG)
- Local: Auditório
-
Paisagem e Música
- Mediação: Antônio Carlos Guimarães (UFSJ)
- Local: Teatro
-
Paisagens ilustradas
- Mediação: Jalmir Jesus de Souza Ribeiro (UFSJ)
- Local: Sala 1.12/1.13
-
Paisagem e(m) Arte II
- Mediação: Eliana Ambrosio (UFMG)
- Local: Sala 1.14/1.15
-
Paisagem e Poesia I
- Mediação: Giovanna Soalheiro (UFMG)
- Local: Sala 4.05/4.06
-
Paisagens sonoras: territórios, memórias e identidades
- Mediação: Mário Geraldo Rocha da Fonsêca (UEMG)
- Local: Sala 4.07
-
Paisagem e espaço II
- Mediação: Solange Viaro Padilha (PUC-PR)
- Local: Sala 4.14/4.15
-
Paisagem e interdisciplinaridade
-
17h15 às 18h55 — Comunicações Orais — 4ª sessão
-
Paisagens urbanas
- Mediação: Lucas Zamberlan (UFSM)
- Local: Auditório
-
Paisagem e os sentidos
- Mediação: Cássia Macieira (UEMG)
- Local: Teatro
-
Paisagem e ecocrítica
- Mediação: Letícia Campos de Resende (UFG)
- Local: Sala 1.14/1.15
-
Paisagem e poesia II
- Mediação: Raquel dos Santos Madanêlo Souza (UFMG)
- Local: Sala 4.05/4.06
-
A construção de paisagens sonoras nas mídias: rádio, cinema, podcast
- Mediação: Alfredo Werney Lima Torres (IFPI)
- Local: Sala 4.07
-
Paisagem e Oriente
- Mediação: Célia Arns de Miranda (UFPR/Uniandrade)
- Local: Sala 4.14/4.15
-
Paisagens urbanas
-
20h00 — Concerto “Sonetos sem palavras: a narrativa tímbrica de Almeida Prado”
- Pianistas: Andressa Zoi e Gustavo Piffer
- Local: Solar da Baronesa
- Endereço: Rua Sebastião Sete, 155 — Centro
Para mais informações, acesse o site oficial do colóquio: Intermídia 2026 – Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem: Paisagens.
Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.
Curta e compartilhe o nosso conteúdo!




















