São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Abertura da exposição fotográfica “O retalho que faltava” da artista Natália Chagas

Data

23/01/2026

Cidade

SJDR

Local

Centro Cultural UFSJ

Descrição

Agenda Cultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto com Histórico de Eventos desde 2.000!

A exposição “O retalho que faltava” será apresentada no Centro Cultural UFSJ, em São João del-Rei (MG), com abertura em 23 de janeiro, às 19h. A mostra propõe uma investigação sobre a ausência de fotografias de infância e seus efeitos na construção da memória, reunindo trabalhos desenvolvidos pela artista Natália Chagas a partir de oficinas realizadas com 17 mulheres das periferias de Tiradentes.

O projeto parte da reflexão sobre como a falta de registros visuais pode transformar a infância em um período fragmentado e suscetível ao esquecimento. A partir desse contexto, a artista desenvolve uma pesquisa que articula memória, identidade e narrativa, trazendo à tona histórias pessoais que não foram tradicionalmente documentadas por imagens.

Como procedimento artístico, a exposição utiliza inteligência artificial para recriar retratos de infância a partir de fotografias atuais das participantes, estabelecendo um diálogo entre passado e presente. O conjunto expositivo é composto por 17 imagens acompanhadas de relatos e por uma colcha de retalhos, elemento simbólico que reforça a ideia de reconstrução e compartilhamento da memória.

A visitação ocorre de 23 de janeiro a 9 de março, no endereço Praça Doutor Augusto das Chagas Viegas, nº 17, Largo do Carmo, São João del-Rei. A exposição afirma a possibilidade de reinventar aquilo que não foi registrado, ampliando o debate sobre memória e representação. 

Para mais informações: Centro Cultural UFSJ.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL