Agenda Cultural
Acervo de Compositores | Parceria: Orquestras Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense, Orquestra e Banda Ramalho/Tiradentes, Lira Ceciliana, de Prados e o Cerem
Data
01/09/2024
Hora
11h
Cidade
SJDR
Local
Ig SFrancisco
Descrição
Mais informações:
A música em São João del-Rei
TESOUROS MUSICAIS
O Acervo de Compositores é um projeto pioneiro e revolucionário no campo da manutenção de arquivos musicais, muitas vezes escondidos em acervos particulares ou com acesso restrito, aos integrantes das corporações - orquestras ou bandas - das cidades mineiras. Através do projeto ACERVO DE COMPOSITORES, abre-se uma janela para o mundo e tesouros musicais podem ser revelados e compartilhados com músicos de todos os continentes, numa troca enriquecedora.Isso foi possível através de parcerias consolidadas com as orquestras bicentenárias Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense, Orquestra e Banda Ramalho, de Triadentes, Lira Ceciliana, de Prados e o Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (Cerem)
O projeto ACERVO DE COMPOSITORES trabalha com a recuperação de partituras dos principais compositores mineiros dos séculos XVIII, XIX e XX, muitas vezes manuscritas, ou em condições precárias, fazendo a transcrição para o formato Music XML, escolhido por ser gratuito e compatível com vários programas leitores. Este trabalho é executado pelo cantor e professor Ney Gouvea. A coordenação musical está a cargo da flautista e professora Salomé Viegas, a quem coube o complexo processo de pesquisa e seleção de compositores e acervos (públicos e particulares), além dos concertos.
Todo esse conteúdo virtual de partituras está disponível para acesso e download gratuito pelo site www.acervocompoitores.art.br. A coordenação geral do projeto é de Adriano Resende Margotti adriano@inovita.com.br
SOBRE A CAMERATA INCONFIDENTES
A Camerata Inconfidentes foi criado pelo projeto Acervo de Compositores e não possui um quadro fixo de integrantes. Sendo assim, a riqueza de talentos musicais é ilimitada, uma vez que seus componentes serão convidados na medida da necessidade dos concertos, privilegiando músicos de São João del-Rei e região, integrantes de respeitadas insituições musicais, tais como as Orquestras Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense e Ramalho, o Conservatório Estadual, a Universidade Federal de SJDR (UFSJ), a Sociedade de Concertos Sinfônicos, entre outras.