São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Semana "Patrimônio Cultural 2021: caminhos do Patrimônio - contemporaneidade e novos horizontes" . IEPHA/MG . Programação 20 de agosto . Ao vivo YouTube . 2021.

Data

20/08/2021

Cidade

BH

Descrição

Pode ser uma imagem de texto que diz

A @culturaeturismomg, por meio do Iepha-MG, celebra de 17 a 22 de agosto o "Dia do Patrimônio Cultural 2021", com uma programação gratuita e diversificada. Serão oferecidas várias atividades, como rodas de conversas, mesas-redondas, palestras e oficinas, debatendo os "Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes", com a intenção de refletir sobre os 50 anos das políticas de patrimônio cultural no Estado e imaginar novos caminhos.

O evento é correalizado pela @appaarteecultura e conta com uma programação associada proposta pelos espaços culturais que integram o @circuitoliberdade.

- 19h - Mesa 03| Novos horizontes para os museus

com Ramon Vieira Santos, Assessor de Parcerias e Programas Integrados do lepha-MG, Letícia Julião, doutora em História, e Renata Vieira da Motta, arquiteta e urbanista e presidente do ICOM Brasil.

Horário: 19h

Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube

Link da transmissão: https://youtu.be/Zg3hK1lQKQk

- 16h - Roda de Conversa 03 | Comunidades tradicionais em tempos de pandemia

com Ana Paula Belone, gerente em exercício de Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha-MG, Maria de Fátima Alves, apanhadora de flores sempre-vivas, Maria do Carmo Barbosa Sousa, artesã e Tulio Madureira, produtor de queijo.

Horário: 16h

Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube

Link da transmissão: https://youtu.be/XitETELo2vc

Memorial Chapadão do Zagaia, de Rodrigo Garcia

Na exposição “Memorial Chapadão do Zagaia” proponho uma investigação visual sobre o arraial de Desemboque, distrito da cidade de Sacramento em Minas Gerais, que apesar de possuir grande importância histórica para a região Triângulo Mineiro, caminha para tornar-se uma cidade-fantasma.

*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.

Integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial.

De 16/08/20 a 29/09/20

Local: site do Memorial- http://memorialvale.com.br/pt/

Encontro Estadual de Equipamentos Culturais: arquivos, bibliotecas e museus - contemporaneidade e novos horizontes

A iniciativa surgiu do intuito da SBMAE/Secult de fortalecer seus equipamentos, reconhecendo a especificidade de cada um deles e dos municípios de que fazem parte. Os arquivos, as bibliotecas e os museus são estratégicos para a democratização do acesso à cultura e à informação aos cidadãos, mas cada um deles tem atribuições e ações próprias, e essas particularidades serão contempladas na programação.

De 17 a 20/08

Horário: palestras às 10h e às 14h

Local: Canal da Secult no YouTube https://www.youtube.com/user/culturaemminas

Inscrições para obtenção de certificado, a partir de 9/08: https://www.sympla.com.br/i-encontro-estadual-de-equipamentos-culturais-arquivos-bibliotecas-e-museus__1282051 ou https://abre.ai/equipamentosculturais

Dia do Patrimônio 2021 na Fachada Digital: ESPAÇO EXIBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE CELEBRA COMIDA MINEIRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Na Fachada Digital, de 17 a 22 de agosto, todas as noites às 19:30h, a grande tela de projeção voltada para a Praça da Liberdade exibe fotos que revelam por que a comida mineira é um patrimônio do país. A projeção é uma reexibição de uma ação promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) em 2019, que aproveita o Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto, para abordar a alimentação como um elemento cultural completo, que compreende atividades agrárias, práticas rituais, conhecimentos práticos antigos, técnicas culinárias, costumes e modos de comportamento comunitários ancestrais.

Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade.

17 a 22/08

Horário: 19h30

A ciência na Cozinha Mineira - Bate papo: Café, Queijo e Ciência

O Programa coMciência em parceria com a Epamig - promove uma roda de conversa sobre a ciência na produção de dois itens muito importantes para o nosso estado: o café e o queijo. Além disso, vamos conhecer um pouco mais sobre a pesquisa agropecuária e como ela gera conhecimentos e ativos tecnológicos que são transformados em inovação e se materializam na prática da agricultura e em produtos usados pelo mercado ou consumido pelos cidadãos.

20/08

Horário: 15h

Local: Virtual - Realização pela plataforma Zoom com inscrição prévia pelo site sympla.com.br/ccbbeducativo

CCBB

Curta “Música e memória nos batuques”, de Pâmilla Ribeiro

Um filme que tenta incorporar a fluidez do rio e das histórias que cercam os batuques do alto médio São Francisco. No bater das caixas e no som grave do roncador eles compartilham memórias, friccionam passado e presente e fazem viver, na performance, as vozes emudecidas do passado.

*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.

Integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial.

Programação completa disponível em https://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/10049


Informações

http://www.iepha.mg.gov.br/?fbclid=IwAR3S4o2cajy_zMB291MXHOWq4ymNgJ1giDZP6FuLVvAsyjFfiuig81kqOPk


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.