São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Semana "Patrimônio Cultural 2021: caminhos do Patrimônio - contemporaneidade e novos horizontes" . IEPHA/MG . De 17 a 22 de agosto . Ao vivo YouTube . 2021.

Data

18/08/2021

Hora

19h

Cidade

BH

Descrição

Pode ser uma imagem de texto que diz

A @culturaeturismomg, por meio do Iepha-MG, celebra de 17 a 22 de agosto o "Dia do Patrimônio Cultural 2021", com uma programação gratuita e diversificada. Serão oferecidas várias atividades, como rodas de conversas, mesas-redondas, palestras e oficinas, debatendo os "Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes", com a intenção de refletir sobre os 50 anos das políticas de patrimônio cultural no Estado e imaginar novos caminhos.

O evento é correalizado pela @appaarteecultura e conta com uma programação associada proposta pelos espaços culturais que integram o @circuitoliberdade.


Programação completa

- Podcast | Ciência de A a Z - Diego Santana, pós-doutor em Biologia e professor, Rosângela Reis Costa, pós-graduanda em conservação e restauração de bens móveis e arte, e Márcia Almada, doutora em História e professora

Local: disponível em plataformas de streaming (Spotify, Apple Podcast, Google Podcast, Deezer, Breaker, Castbox, Overcast, Pocket Casts, Radio Public e https://anchor.fm/ciencia)

- 19h - Abertura + Palestra | Dia do Patrimônio Cultural 2021 - Felipe Pires, Presidente do lepha-MG e Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Palestra com o Dr. Leonardo Barci Castriota, Vice-Presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube. Link da transmissão: https://youtu.be/JnT-_iPqSck

Ementa: ​​

Reflexão sobre o tema do ano, Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes. A proposta do tema é refletir sobre as trajetórias das instituições de patrimônio cultural, em especial o IEPHA-MG, no contexto dos desafios contemporâneos, os novos horizontes e as novas questões do Patrimônio Cultural.

- 9h - Curso | Olhar a cidade: cartografias afetivas

com Lucas Amorim, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Data: 18, 19 e 20 AGO

Horário: 9h às 12h

Local: Espaço Cultural Escola de Design - UEMG

Inscrições: inscrições pela Sympla https://www.sympla.com.br/curso-livre--olhar-a-cidade--cartografias-afetivas__1308163

- 16h - Roda de Conversa 01 | Comunidades tradicionais em tempos de pandemia

com Guilherme Moreira, doutorando em Antropologia, Raposo, fazedor de violas, Dorileia, Madrinha da Folia de Reis Estrela Guia de Curvelo e Isabel Casemira Gasparino, da Federação dos Congados de Minas Gerais

Horário: 16h

Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube

Link da transmissão: https://youtu.be/_OBC6BwYdsY

- 19h - Mesa 01 | Trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural

com Marcelo Maffra, Promotor de Justiça, Jurema Machado, arquiteta e urbanista e Flávio Lemos Carsalade Gasparino, doutor em Arquitetura e professor.

Horário: 19h

Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube

Link da transmissão: https://youtu.be/rzBHJLq7spg

- 10h - Mesa 02 | Novos desafios do patrimônio cultural

com Luis Mundim, Diretor de Promoção do lepha-MG, José Antonio Hoyuela Jayo, doutor em Arquitetura e Urbanismo, e Amilcar Vargas, doutor em Sociedade e Cultura e responsável pelo Patrimônio Mundial na Casa Batlló

Horário: 10h

Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube

Link da transmissão: https://youtu.be/CmnE_4Cs2Tw

- 16h - Roda de Conversa 02 | Comunidades tradicionais em tempos de pandemia

com Luis Mundim, Diretor de Promoção do lepha-MG, Maurício Costa, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte,, Jorge Antônio dos Santos, da Comunidade Quilombola dos Arturos, e Makota Cássia Kidoiale, da Comunidade Quilombola Manzo Ngunzo Kaiango.

Horário: 16h

Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube

Link da transmissão: https://youtu.be/mA72h_e8178

- 19h - Mesa 03| Novos horizontes para os museus

com Ramon Vieira Santos, Assessor de Parcerias e Programas Integrados do lepha-MG, Letícia Julião, doutora em História, e Renata Vieira da Motta, arquiteta e urbanista e presidente do ICOM Brasil.

Horário: 19h

Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube

Link da transmissão: https://youtu.be/Zg3hK1lQKQk

- 16h - Roda de Conversa 03 | Comunidades tradicionais em tempos de pandemia

com Ana Paula Belone, gerente em exercício de Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha-MG, Maria de Fátima Alves, apanhadora de flores sempre-vivas, Maria do Carmo Barbosa Sousa, artesã e Tulio Madureira, produtor de queijo.

Horário: 16h

Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube

Link da transmissão: https://youtu.be/XitETELo2vc

Oficina | Conexão Restauro (Espaço Comum Luiz Estrela)

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Local: Online

Inscrições: Sympla https://www.sympla.com.br/oficina--conexao-restauro-espaco-comum-luis-estrela__1308256

- 10h - Oficina | A técnica do estêncil

Horário: 10h

Local: https://www.youtube.com/results?search_query=iepha


Programação Associada

13/08

As Praças [In]visíveis: Ao pensar em uma cidade, muitas imagens vêm à cabeça. Mas qual é o espaço capaz de traduzir o lugar do encontro, do ir e vir das pessoas, das histórias e cultura de um povo? As praças, espaços públicos que atraem multidões, que abrigam ideias e sentimentos, que evocam memórias e atravessam gerações. Nos últimos tempos, esses lugares foram marcados por paisagens inimagináveis. Ao trocar o burburinho das rotinas das grandes cidades pela imensidão dos silêncios impostos pela pandemia, as praças evidenciaram um novo cenário, despertando novos olhares e relações. A exposição virtual “As Praças [In]visíveis” reúne quarenta e dois escritores e fotógrafos italianos para um diálogo entre a cultura e a beleza da Itália, revelando esses monumentos arquitetônicos como verdadeiras obras de arte. A mostra é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte e conta com o apoio do Instituto Italiano di Cultura San Paolo. Confira aqui. No dia 07/08, será oferecida uma visita virtual mediada (transmissão ao vivo), com inscrições gratuitas pela Sympla. Data: de 13/07 à 12/09

Ateliê Aberto | Brasilidades: Inspiração Marajoara - Para o ano de 2021, o Ateliê Aberto propõe atividades práticas inspiradas por expressões artísticas e culturais populares. A partir da edição de agosto, o foco — que foi, até então, a mineiridade — passa a ser a brasilidade. A abordagem é feita sob a ótica da arte contemporânea, investigando influências na cultura nacional e buscando despertar a curiosidade do público para as artes populares do Brasil. O primeiro tema exposto é a região Norte e a estética da Arte Marajoara, com seus grafismos. Essa expressão artística popular ganhou visibilidade mundial e funciona como referência de pesquisa estética para renomados artistas, como Victor Brecheret. Assista no YouTube.

15/08

Horário: das 11h às 12h30

Local: transmissão ao vivo pelo link de acesso enviado ao e-mail cadastro na inscrição pelo Sympla.

Encontros com o Patrimônio Online | Monumentos Urbanos: arte, memória e cidade

Os monumentos urbanos atuam como suportes de memória, materializando aquilo que se quer fazer lembrar. Os seus aspectos artísticos e patrimoniais são o tema dessa edição do Encontros com o Patrimônio, que conta com o renomado escultor mineiro Leo Santana como convidado. Muito conhecido pela famosa escultura de Drummond, instalada em Copacabana (RJ), ele apresentará o seu trabalho e falará sobre o processo criativo e as técnicas envolvidas na elaboração de suas obras. Durante a conversa, serão abordados também monumentos de Belo Horizonte presentes em locais como as praças do Papa, da Estação e da Liberdade. Inscrições gratuitas pela Sympla.

Criarte - A arte popular como patrimônio cultural imaterial

O “Criarte”, eixo do Educativo On-line FCS voltado para processos criativos e suas relações, convida você para conhecer um pouco sobre o artesanato de barro do Vale do Jequitinhonha, suas características e seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial.

16/08

Horário: a partir das 12h

Local: Site da Fundação Clóvis Salgado https://fcs.mg.gov.br/criarte/

Memorial Chapadão do Zagaia, de Rodrigo Garcia

Na exposição “Memorial Chapadão do Zagaia” proponho uma investigação visual sobre o arraial de Desemboque, distrito da cidade de Sacramento em Minas Gerais, que apesar de possuir grande importância histórica para a região Triângulo Mineiro, caminha para tornar-se uma cidade-fantasma.

*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.

Integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial.

De 16/08/20 a 29/09/20

Local: site do Memorial- http://memorialvale.com.br/pt/

Lançamento do catálogo virtual e visitas mediadas à exposição “Imagens Descobertas”

Aproximadamente 3.000 negativos foram encontrados em 2012 em precário estado de conservação, considerados quase perdidos. Higienizados, tratados, digitalizados e inventariados, foram incorporados em 2019 ao Acervo Fotográfico do Centro de Memória. Têm, por meio dessa exposição, o seu recomeço e merecido reconhecimento como fontes documentais.

17/08

Horário: 19h

Local:https://www.minastenisclube.com.br/cultura/

Encontro Estadual de Equipamentos Culturais: arquivos, bibliotecas e museus - contemporaneidade e novos horizontes

A iniciativa surgiu do intuito da SBMAE/Secult de fortalecer seus equipamentos, reconhecendo a especificidade de cada um deles e dos municípios de que fazem parte. Os arquivos, as bibliotecas e os museus são estratégicos para a democratização do acesso à cultura e à informação aos cidadãos, mas cada um deles tem atribuições e ações próprias, e essas particularidades serão contempladas na programação.

De 17 a 20/08

Horário: palestras às 10h e às 14h

Local: Canal da Secult no YouTube https://www.youtube.com/user/culturaemminas

Inscrições para obtenção de certificado, a partir de 9/08: https://www.sympla.com.br/i-encontro-estadual-de-equipamentos-culturais-arquivos-bibliotecas-e-museus__1282051 ou https://abre.ai/equipamentosculturais

Dia do Patrimônio 2021 na Fachada Digital: ESPAÇO EXIBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE CELEBRA COMIDA MINEIRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Na Fachada Digital, de 17 a 22 de agosto, todas as noites às 19:30h, a grande tela de projeção voltada para a Praça da Liberdade exibe fotos que revelam por que a comida mineira é um patrimônio do país. A projeção é uma reexibição de uma ação promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) em 2019, que aproveita o Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto, para abordar a alimentação como um elemento cultural completo, que compreende atividades agrárias, práticas rituais, conhecimentos práticos antigos, técnicas culinárias, costumes e modos de comportamento comunitários ancestrais.

Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade.

17 a 22/08

Horário: 19h30

A ciência na Cozinha Mineira - Bate papo: Café, Queijo e Ciência

O Programa coMciência em parceria com a Epamig - promove uma roda de conversa sobre a ciência na produção de dois itens muito importantes para o nosso estado: o café e o queijo. Além disso, vamos conhecer um pouco mais sobre a pesquisa agropecuária e como ela gera conhecimentos e ativos tecnológicos que são transformados em inovação e se materializam na prática da agricultura e em produtos usados pelo mercado ou consumido pelos cidadãos.

17/08

Horário: 19h

Local: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

MM Gerdau

Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral

As convidadas Michele Arroyo, historiadora e doutora em Ciências Sociais, e Vitória Régia, doutora em Geologia Geral e Aplicada, conversam conosco sobre o Prédio Rosa, o Patrimônio Histórico, o acervo mineralógico do Professor Djalma Guimarães, acervo e memória. A mediação será realizada pela diretora do MM Gerdau, Márcia Guimarães.

18/08

Horário: 19h

Local: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

 MM Gerdau

A ciência na Cozinha Mineira - Aula show Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece

Caneca Sincera e A Cachaçaria Itinerante apresentam live especial sobre mixologia molecular na Semana do Patrimônio. Durante a apresentação os ingredientes mineiros serão as estrelas da ciência. Marcela apresentará a mixologia em um drink comestível utilizando azeite, café, queijo cachaça e muita inovação.

19/08

Horário: 19h

Local: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

Curta “Bar da Estação”, de Leo Ayres

Até 1990, o município de Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, abrigava um dos maiores complexos ferroviários do estado. Trabalhavam ali cerca de mil funcionários, que atendiam centenas de passageiros todos os dias. Vinte anos depois, não restam mais do que ruínas. Ainda assim, José dos Santos, 70 anos, não desiste de manter funcionando ali dentro o Bar da Estação, que abre as portas assim que amanhece.

*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.

Integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial.

19/08

Horário: 19h30

Local: Youtube do Memorial- https://www.youtube.com/memorialvale

E-book | Fotógrafos de Rua em Belo Horizonte e São Paulo

Para celebrar o Dia da Fotografia, o ofício dos lambe-lambes em São Paulo e Belo Horizonte é apresentado em um e-book inédito, resultado da parceria entre a Casa Fiat de Cultura e o MIS-SP na exposição “Conexão Casa Fiat de Cultura e MIS-SP: Lambe-Lambe”, realizada ano passado. Nessa publicação digital, são apresentados conteúdos da exposição do MIS-SP “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970” e do livro “Fotógrafo Lambe-Lambe: retratos do ofício em Belo Horizonte”, de 2011, da Prefeitura de Belo Horizonte. A história e a cultura dessas duas cidades são apresentadas por meio dos olhares singulares desses fotógrafos de rua. Se na capital paulista eles não existem mais, na capital mineira o ofício de lambe-lambe é um Patrimônio Cultural, reforçando a sua importância simbólica para a história individual e coletiva da cidade. O download gratuito poderá ser feito no site. O lançamento virtual será feito com um concurso cultural. O participante deve fazer a inscrição na página de download e seguir as regras de participação para concorrer a uma vaga para o curso completo, com cinco módulos, de “História da Arte – da Arte rupestre à Arte dos séculos XVIII e XIX”, desenvolvido pelo MIS-SP.

19/08

Local: site http://www.casafiat.com.br/

Modos de Ver: Cinemas de Rua em BH

Como parte integrante da programação da Semana do Patrimônio de 2021, o Programa CCBB Educativo Arte & Educação convida o público para o lançamento da segunda edição da Visita Patrimonial Modos de Ver. Desta vez o tema são os famosos cinemas de rua de Belo Horizonte, lugares de memória e espelhos de uma modernidade que a cidade almejava. Uma invenção ainda recente à época da inauguração da capital mineira, o cinema iluminou paixões e acompanhou o crescimento de BH. Nesta visita virtual passaremos por imagens e histórias dos monumentais prédios onde ficavam as enormes salas de exibição. Uma conversa sobre o cinema de ontem e de hoje, e sobre como esse fenômeno cultural ajuda a contar a recente história de Belo Horizonte como cidade mutante, pulsante e repleta de histórias por descobrir.

20/08

Horário: 15h

Local: Virtual - Realização pela plataforma Zoom com inscrição prévia pelo site sympla.com.br/ccbbeducativo

CCBB

Curta “Música e memória nos batuques”, de Pâmilla Ribeiro

Um filme que tenta incorporar a fluidez do rio e das histórias que cercam os batuques do alto médio São Francisco. No bater das caixas e no som grave do roncador eles compartilham memórias, friccionam passado e presente e fazem viver, na performance, as vozes emudecidas do passado.

*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.

Integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial.

21/08

Horário: 11h

Local: Youtube do Memorial- https://www.youtube.com/memorialvale

Fotopoética, com André Cavaleiro e Ramon Paixão

"Fotopoética", cada Flash uma microcena congelada de simbolismo, a cada escrita poética afeto, juntas possibilitam o ressignificar do espaço urbano das Favelas do Alto Vera Cruz e do Morro do Papagaio, onde sentir, ouvir e ver permitem aos moradores um afago no ir e vir do cotidiano corriqueiro.

Integra o projeto Diversidade Periférica, com curadoria de Patrícia Alencar.

21/08

Horário: 16h

Local: Youtube do Memorial- https://www.youtube.com/memorialvale

· CCBB

Concerto "Mestres da Música de Pitangui"

Apresentação de um concerto da Banda de Música J. V. Bahia Mascarenhas com o tema “Mestres da Música de Pitangui”, com 6 peças que são o resultado do trabalho de recuperação do acervo da Banda e que visa a difusão da obra de compositores de Pitangui, que influenciaram as Bandas de todo o Estado.

*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.

Integra o projeto Gerais Cultura de Minas.

22/08

Horário: 11h

Local: Youtube do Memorial- https://www.youtube.com/memorialvale

Mostra fotográfica “Festejar as cores: tradição e fé na Congada”, de Pollyanna Assis*

A Mostra fotográfica “Festejar as cores: tradição e fé na Congada” é uma série de fotografias realizada na cidade de Ouro Preto, em 2014, durante a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia. O objetivo da série é contribuir para a preservação dessa importante tradição mineira.

*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.

Integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial.

De 22/08/20 a 05/10/21

Local: site do Memorial- http://memorialvale.com.br/pt/

Sarau Literário “Poesias Cantados”, com Dico Mota

Sarau Literário "Poesias Cantadas" irá envolver amigos de José Raimundo dos Santos Mota (Dico Mota) para cantar e recitar poemas inéditos do Livro "Poesias Cantadas" de sua autoria, deixando um legado de entretenimento, diversão e vivência artística-cultural, no distrito de Três Barras - Serro-MG.

*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.

Integra o projeto Sarau no Memorial.

22/08

Horário: 16h

Local: Youtube do Memorial- https://www.youtube.com/memorialvale

Cineminha On-line - Patrimônio vivo!

O “Cineminha On-line”, eixo do Educativo On-line FCS que traz indicações de curtas-metragens infantis, reflexões, curiosidades e atividades relacionadas, convida toda a família para explorar o universo do patrimônio cultural imaterial.

23/08

Horário: a partir das 12h

Local: Site da Fundação Clóvis Salgado (https://fcs.mg.gov.br/cineminha-online/)

Formação de Professores | Artes da Fibra na Sala de Aula

Nessa Formação de Professores serão apresentados conceitos que partem de técnicas antigas do uso dos fios: as Artes da Fibra e as Tradições dos Fios. O objetivo é reafirmar todo o valor social e cultural que as técnicas tradicionais de produção em macramê, tapeçaria e tecelagem têm na construção de nossa identidade como comunidade. Alguns fundamentos dessas práticas — como a apresentação de pontos e a criação de um tear adaptado de cartão — serão abordados e funcionarão como base para propostas de atividades em sala de aula, com interdisciplinaridades entre os conteúdos de Artes, História, Geografia e Matemática. Acompanhe os episódios no YouTube.

De 26 a 31/08

Local: Canal da Casa Fiat de Cultura no Youtube.

Informações

http://www.iepha.mg.gov.br/?fbclid=IwAR3S4o2cajy_zMB291MXHOWq4ymNgJ1giDZP6FuLVvAsyjFfiuig81kqOPk


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.