Agenda Cultural
Semana "Patrimônio Cultural 2021: caminhos do Patrimônio - contemporaneidade e novos horizontes" . IEPHA/MG . Programação 18 de agosto . Ao vivo YouTube . 2021.
Data
Cidade
Descrição
A @culturaeturismomg, por meio do Iepha-MG, celebra de 17 a 22 de agosto o "Dia do Patrimônio Cultural 2021", com uma programação gratuita e diversificada. Serão oferecidas várias atividades, como rodas de conversas, mesas-redondas, palestras e oficinas, debatendo os "Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes", com a intenção de refletir sobre os 50 anos das políticas de patrimônio cultural no Estado e imaginar novos caminhos.
O evento é correalizado pela @appaarteecultura e conta com uma programação associada proposta pelos espaços culturais que integram o @circuitoliberdade.
- 18 AGO | QUARTA
- 9h - Curso | Olhar a cidade: cartografias afetivas
com Lucas Amorim, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Data: 18, 19 e 20 AGO
Horário: 9h às 12h
Local: Espaço Cultural Escola de Design - UEMG
Inscrições: inscrições pela Sympla https://www.sympla.com.br/curso-livre--olhar-a-cidade--cartografias-afetivas__1308163
- 16h - Roda de Conversa 01 | Comunidades tradicionais em tempos de pandemia
com Guilherme Moreira, doutorando em Antropologia, Raposo, fazedor de violas, Dorileia, Madrinha da Folia de Reis Estrela Guia de Curvelo e Isabel Casemira Gasparino, da Federação dos Congados de Minas Gerais
Horário: 16h
Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube
Link da transmissão: https://youtu.be/_OBC6BwYdsY
- 19h - Mesa 01 | Trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural
com Marcelo Maffra, Promotor de Justiça, Jurema Machado, arquiteta e urbanista e Flávio Lemos Carsalade Gasparino, doutor em Arquitetura e professor.
Horário: 19h
Local: transmissão ao vivo pelo canal do lepha-MG no YouTube
Link da transmissão: https://youtu.be/rzBHJLq7spg
- CCBB
Memorial Chapadão do Zagaia, de Rodrigo Garcia
Na exposição “Memorial Chapadão do Zagaia” proponho uma investigação visual sobre o arraial de Desemboque, distrito da cidade de Sacramento em Minas Gerais, que apesar de possuir grande importância histórica para a região Triângulo Mineiro, caminha para tornar-se uma cidade-fantasma.
*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.
Integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial.
De 16/08/20 a 29/09/20
Local: site do Memorial- http://memorialvale.com.br/pt/
MM Gerdau
A ciência na Cozinha Mineira - Aula show Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece
Caneca Sincera e A Cachaçaria Itinerante apresentam live especial sobre mixologia molecular na Semana do Patrimônio. Durante a apresentação os ingredientes mineiros serão as estrelas da ciência. Marcela apresentará a mixologia em um drink comestível utilizando azeite, café, queijo cachaça e muita inovação.
19/08
Horário: 19h
Local: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal
- CCBB
Curta “Bar da Estação”, de Leo Ayres
Até 1990, o município de Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, abrigava um dos maiores complexos ferroviários do estado. Trabalhavam ali cerca de mil funcionários, que atendiam centenas de passageiros todos os dias. Vinte anos depois, não restam mais do que ruínas. Ainda assim, José dos Santos, 70 anos, não desiste de manter funcionando ali dentro o Bar da Estação, que abre as portas assim que amanhece.
*Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021.
Integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial.
19/08
Horário: 19h30
Local: Youtube do Memorial- https://www.youtube.com/memorialvale
- Casa Fiat
E-book | Fotógrafos de Rua em Belo Horizonte e São Paulo
Para celebrar o Dia da Fotografia, o ofício dos lambe-lambes em São Paulo e Belo Horizonte é apresentado em um e-book inédito, resultado da parceria entre a Casa Fiat de Cultura e o MIS-SP na exposição “Conexão Casa Fiat de Cultura e MIS-SP: Lambe-Lambe”, realizada ano passado. Nessa publicação digital, são apresentados conteúdos da exposição do MIS-SP “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970” e do livro “Fotógrafo Lambe-Lambe: retratos do ofício em Belo Horizonte”, de 2011, da Prefeitura de Belo Horizonte. A história e a cultura dessas duas cidades são apresentadas por meio dos olhares singulares desses fotógrafos de rua. Se na capital paulista eles não existem mais, na capital mineira o ofício de lambe-lambe é um Patrimônio Cultural, reforçando a sua importância simbólica para a história individual e coletiva da cidade. O download gratuito poderá ser feito no site. O lançamento virtual será feito com um concurso cultural. O participante deve fazer a inscrição na página de download e seguir as regras de participação para concorrer a uma vaga para o curso completo, com cinco módulos, de “História da Arte – da Arte rupestre à Arte dos séculos XVIII e XIX”, desenvolvido pelo MIS-SP.
19/08
Local: site http://www.casafiat.com.br/
- CCBB
Modos de Ver: Cinemas de Rua em BH
Como parte integrante da programação da Semana do Patrimônio de 2021, o Programa CCBB Educativo Arte & Educação convida o público para o lançamento da segunda edição da Visita Patrimonial Modos de Ver. Desta vez o tema são os famosos cinemas de rua de Belo Horizonte, lugares de memória e espelhos de uma modernidade que a cidade almejava. Uma invenção ainda recente à época da inauguração da capital mineira, o cinema iluminou paixões e acompanhou o crescimento de BH. Nesta visita virtual passaremos por imagens e histórias dos monumentais prédios onde ficavam as enormes salas de exibição. Uma conversa sobre o cinema de ontem e de hoje, e sobre como esse fenômeno cultural ajuda a contar a recente história de Belo Horizonte como cidade mutante, pulsante e repleta de histórias por descobrir.
Programação completa disponível em https://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/10049
Informações
http://www.iepha.mg.gov.br/?fbclid=IwAR3S4o2cajy_zMB291MXHOWq4ymNgJ1giDZP6FuLVvAsyjFfiuig81kqOPk
Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural