São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

São João del-Rei tem Atitude Cultural . Antônio Emílio da Costa

Descrição

Atitude Cultural é coisa que toda pessoa deve ter. No caso de cidades, principalmente aquelas que possuem riquezas históricas, ter atitudes culturais é fundamental. São João del-Rei tem esta felicidade: uma organização não-governamental destinada exclusivamente a promover, divulgar e apoiar realizações culturais sustentáveis, que contribuam para a valorização do patrimônio material e imaterial são-joanense. É a Atitude Cultural.
Seus projetos de maior visibilidade são aqueles que ocorrem em períodos comemorativos de grande expressão na cidade, como fim de ano, carnaval e Semana Santa. Para cada um deles a Atitude Cultural desenvolve anualmente projetos especiais, que vão da iluminação de Natal, realização de shows, exposições físicas e virtuais, criação e lançamento de agendas, cartazes e DVDs, encontro de folias de reis e pastorinhas, Carnaval de Antigamente, tapetes de rua, encontro de samba, seresta e chorinho e um sem-fim de atividades. Semanalmente a Atitude Cultural divulga por e-mail uma agenda de imperdíveis eventos artísticos e culturais.
Além disso, no dia a dia ou em ocasiões especiais, a Atitude Cultural incentiva e apoia artesãos, artistas e corporações vinculadas à arte e à cultura são-joanense, contribuindo das mais variadas formas para seu resgate, fortalecimento, articulação e valorização.
Contudo, menos visível, a coluna vertebral da Atitude Cultural é o portal São João del-Rei Transparente Navegando nele, internautas de todo o mundo encontram informações completas, diversificadas e preciosas sobre São João del-Rei. Banco de imagens, fontes de consulta e pesquisa, artigos, monografias, documentos fotográficos, estudos, endereços, contatos, cronogramas - enfim tudo o que se refere ao vasto e rico patrimônio da Terra da Música, onde os sinos falam e todo mundo entende.
Fruto de suas pesquisas, documentação e realizações, a Atitude Cultural gera produtos como cartazes e agendas, que são disponibilizados para instituições artístico-culturais são-joanenses comercializarem, a preços simbólicos, para obtenção de recursos que auxiliem seu próprio funcionamento.
Da música ao folclore. Da arte barroca à expressão popular. Das artes plásticas à gastronomia. Dos bordados à internet. A atuação da Atitude Cultural é multidisciplinar, diversa, plural, transversal e bem pode ser sintetizada na expressão "unidade na diversidade".
Ao mesmo tempo em que têm forte característica preservacionista, seguindo a vertente da memória, as ações implementadas pela Atitude Cultural incentivam o desenvolvimento de novos talentos e o exercício de novas linguagens. Isto muito bem se vê nos tapetes processionais de rua confeccionados com areia, serragem, sementes e flores que decoraram o Largo de São Francisco e a Rua da Prata de São João del-Rei na Semana Santa de 2012, a exemplo do detalhe retratado abaixo.

Fonte: Direto de São João del-Rei . Tencões e Terentenas
 
Medalhão criado e executado pelo artista Hugo Agostini Haddad
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.