São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Afinal, o que é ser mineiro?

Descrição

O Mineiro é um ser de múltiplos adjetivos: discreto, sóbrio, amante da liberdade, caladão, desconfiado, ...
Seria o Mineiro um ente diferente na multiplicidade étnica que compõe o povo brasileiro, um mito uma realidade?
As indagações ficam sem resposta e são objeto de permanentes estudos e pesquisas de antropólogos e cientistas e continuam sendo instrumento de inspiração de poetas e escritores.
Enquanto isso, o Mineiro ouve, silencioso, não diz que sim e nem que não, não aprova e nem desaprova, muito antes pelo contrário.
Da mesma forma que os mineiros, Minas Gerais é pródigo em qualificativos: Alterosas, Estado Montanhês, Chave da Abóbada, Suíça Brasileira, Coração do Brasil, Capitania do Ouro, a Heroica Província, Formosa Província.
De fato, o que se observa é que Minas Gerais ocupa singular posição no quadro federativo brasileiro. Mediterrânea e central, desde cedo atuou como pólo de aglutinação das características nacionais.
Influenciada pelos povoadores que lhe chegavam pelo sul, pelo norte e pelo leste, foi natural que Minas herdasse deles a vocação de se projetar em suas terras, após um processo de sedimentação de suas novas características sociais, marcadas pela influência das montanhas. Talvez seja essa uma das
explicações mais aceitáveis para uma das feições do mineiro, hoje e sempre presente em diversos Estados. Sua contribuição a essas regiões se marca pela posição ali ocupada por muitos de nossos conterrâneos.
“Poetas de doce memória, valentes heróis imortais, todos eles figuram na história do Brasil e de Minas Gerais.”
O SESC MINAS GERAIS tem pautado sua atuação no campo da cultura, em projetos de resgate da memória das autênticas manifestações do povo das Minas Gerais, procurando permitir que os registros históricos não se percam no tempo.
Nesse sentido, dentre outros projetos, tem o SESC de Minas Gerais estimulado a publicação de livros, folhetos, etc., que registrem traços da cultura do mineiro, suas crenças, hábitos, modos de agir, pensar, enfim, procedimentos que caracterizam seu cotidiano.
Essas publicações são, sempre, distribuídas gratuitamente, principalmente para escolas de primeiro e segundo graus, em todo o Estado de Minas Gerais, contribuindo assim para que jovens e adolescentes tenham acesso a essa cultura mineira, de maneira sistematizada, e, quem sabe, também, no futuro,
colaborar para que essas manifestações culturais não sejam esquecidas, eis que, em verdade, são parte integrante da personalidade do povo de Minas Gerais.
Com a publicação da coletânea de textos alusivos à mineiridade, intitulada: “AFINAL, O QUE É SER MINEIRO?”, esta Entidade continua a praticar o seu compromisso com a preservação dos fatos culturais do povo mineiro.

Arquivo

Afinal,_o_que_é_ser_mineiro.pdf
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.