São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

História do Ouro no Brasil

Descrição

A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN), nas bancas de todo o Brasil, traz como reportagem de capa uma radiografia sobre a história do ouro no Brasil, principalmente de Minas Gerais. No momento em que o mundo se assombra com a crise financeira e o fantasma da recessão, o metal tem sido, para muitos especialistas e economistas, o caminho (ainda) mais seguro para investir. O ouro acumulou alta de 22,5% só no mês de setembro (Fonte: BMF&Bovespa).

Em meio a este novo contexto, o dossiê da RHBN faz um mergulho no passado e traz à tona fatos inéditos sobre a exploração do ouro no Brasil Colônia. Em um dos artigos da revista o professor de História da Universidade Federal de Juiz de Fora, Angelo Carrara, faz uma revelação: “pode-se afirmar que em todo o Século XVIII o Brasil mandou para Portugal cerca de 800 toneladas de ouro. Imagine uma manada de cem elefantes de ouro maciço. Foi isso. Sem contar o que circulou de forma ilegal e o que ficou na Colônia, ornando suntuosas igrejas. O amarelo da bandeira faz jus à nossa História.”

Já o professor de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Paulo Cavalcante, revela em outro artigo: “Havia mil e uma maneiras de desviar as riquezas descobertas na Colônia. De religiosos a governadores, todo mundo dava um jeito de enriquecer sem pagar imposto. Nas Minas Gerais do final do século XVII e das primeiras décadas do XVIII, todos queriam ouro. A qualquer preço.” O mesmo historiador conta no artigo Os falsificadores como foi criada a fábrica para fundição ilegal do ouro com apoio oficial do governador, gerando assim o contrabando de moedas e barras de ouro para a Europa no começo da mineração.

Destaque também para a foto de capa da revista: relicário do Santo Lenho do Século XVIII - uma relíquia com moldura de ouro e cravejamento de diamantes. Objeto de culto fundido em metal dourado, que pertence ao acervo da Igreja e Convento do Carmo, Salvador.

Informações: (21) 2257-9472/9473
perfil@perfilcomunicacao.com.br 
geovanna.macedo@perfilcomunicacao.com.br 

http://www.cultura.gov.br/site/2008/11/14/pesquisa-inedita-revela-o-brasil-mandou-para-portugal-800-toneladas-de-ouro/

Fonte: Estado de Minas 17/11/2008
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.