São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Presépio do Nono Rela . Vovô João Carlos Rela . por Nara Rela

Descrição

Desde criança a magia do Natal encantou a vida do então Menino Rela. Era com suas mãozinhas que fazia o Presépio se movimentar, levando os Reis Magos em “caminhada” diária ao encontro do Menino Jesus, o que só ocorria no grande dia de Natal.
O presépio da família italiana ganhou movimento pelas mãos do tio-avô Aldérico Migliari, que traduzia em madeira o mundo que tinha em pensamento.  O quase adolescente Rela se encantava com as engrenagens de madeira e cordões, que levavam vida às figuras e sorriso aos rostos que as observavam.
Os perfumes e sabores do Natal continuaram a encantar o Jovem e depois adulto Rela, agora preocupado com trabalho, estudos, energia elétrica e construção de usinas. Mas o espírito de Natal e as lembranças das alegrias da infância nunca o abandonaram: há dez anos na Basílica Santi Cosma e Damiamo em Roma, Itália, em visita ao “Monumentale Presépio Napoletano Settecentesco”, aquele Menino Rela tão orgulhoso em levar os Reis Magos ao Menino Jesus se manifestou com toda força e, então, o adulto tão ocupado soube o que queria fazer quando se aposentasse: tornar figura e movimento o presépio que também tinha em seu pensamento. A partir daí passou a colecionar motores, engrenagens, figuras, relógios antigos, ferramentas, inclusive as que herdou de seu avô Ettore Giovane Migliari, preparando o “patrimônio” para o instante em que poderia voltar a ser criança de novo.
Em seu primeiro Natal em São João del Rei, inspirado pela cidade que é em si mesma história e movimento, vendo o Presépio do Muxinga “mudo”, lembrou-se do presépio da infância. Foi, então, que o que tinha em pensamento já não cabia só em idéias e exigia também formas. Nesse instante, o Menino Rela se juntou ao agora Nono Rela para que o espírito do Natal infantil possa contagiar os tantos meninos que ainda permanecem vivos nos adultos tão ocupados.
Coincidentemente (será?), dez anos depois da visita ao presépio napolitano, equivalente à idade que tinha o Menino Rela quando viu pela primeira vez o presépio do seu tio-avô, o Nono Rela apresenta ele mesmo a versão de seu sonho de infância. 
João Carlos Rela, engenheiro eletricista, paulista, de família de imigrantes italianos, apresenta em 2011 a primeira parte de um presépio que crescerá a cada Natal. Utilizando-se de materiais comuns fez artesanalmente cada ambiente inspirando-se nos presépios italianos. Procurando recriar o cotidiano da vida de uma vila da Idade Média, não se preocupou com a analogia histórico-temporal em relação ao nascimento do Menino Jesus, fazendo uma montagem associativa livre, porém focada nos detalhes. Para 2012 já está planejado mais um módulo dessa pequena vila.

Mais informações:
O Presépio do Nono Rela (Presépio do Vovô João Carlos Rela) . Carol Argamim Gouvêa
Presépio do Nolo Rela (Vovô João Carlos Rela) . 10 de Dezembo a 6 de Janeiro
Fim de ano e Férias Cultural 2011 . São João del-Rei

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.