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O mestre de filarmônica da Bahia: um educador musical . Celso José Rodrigues Benedito
Descrição
Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Música.
Área de concentração: Educação Musical
Orientador: Prof. Dr. Joel Barbosa
Resumo:
O presente trabalho teve como objeto de estudo a prática de ensinoaprendizagem de música dos mestres de filarmônicas da Bahia. Os mestres baianos, figuras centrais desta pedagogia, desenvolveram um modelo de educação musical que possibilita a adequação do treinamento à individualidade de cada aprendiz. Grande parte deste aprendizado ocorre com os músicos mais antigos e persiste na convivência de seus integrantes com a rotina musical da entidade. Na filarmônica jamais se perde de vista o fazer musical e a metodologia de ensino favorece o preparo rápido para o ingresso do aluno no grupo.
O presente trabalho teve como objeto de estudo a prática de ensinoaprendizagem de música dos mestres de filarmônicas da Bahia. Os mestres baianos, figuras centrais desta pedagogia, desenvolveram um modelo de educação musical que possibilita a adequação do treinamento à individualidade de cada aprendiz. Grande parte deste aprendizado ocorre com os músicos mais antigos e persiste na convivência de seus integrantes com a rotina musical da entidade. Na filarmônica jamais se perde de vista o fazer musical e a metodologia de ensino favorece o preparo rápido para o ingresso do aluno no grupo.
O trabalho está estruturado em quatro capítulos denominados a partir de expressões usuais extraídas da pedagogia das filarmônicas: “Conforme Lê, conforme toca” (Metodologia); “Pegar o instrumento” (Fundamentação Teórica). O “Passar para a estante” (Transcrição dos dados) e o “Ingresso no Grupo” (Análise).
A investigação abordou as seguintes questões: quais competências os mestres de filarmônica necessitam para exercer sua função; quais os processos de ensino, como o corpo musical da banda concebe a formação dos mestres, as dificuldades desta prática nos dias de hoje e a possibilidade de incluí-la no ensino básico.
A pesquisa constatou ser o mestre de filarmônica um educador musical. Muitos dos procedimentos didáticos adotados pelos mestres podem proporcionar uma valiosa contribuição à Educação Musical Brasileira. É preciso valorizá-los como educadores, reconhecer suas práticas musicais e oportunizar a disseminação de tais saberes.
Palavras-chave: Filarmônica. Banda de música. Música instrumental. Didática musical. Mestre de banda.