São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

O mestre de filarmônica da Bahia: um educador musical . Celso José Rodrigues Benedito

Descrição

Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Música. 
Área de concentração: Educação Musical 
Orientador: Prof. Dr. Joel Barbosa

Resumo:
O presente trabalho teve como objeto de estudo a prática de ensinoaprendizagem de música dos mestres de filarmônicas  da Bahia. Os mestres baianos, figuras centrais desta pedagogia, desenvolveram um modelo de educação musical que possibilita a adequação do treinamento  à individualidade de cada aprendiz. Grande parte deste aprendizado ocorre com os músicos mais antigos e persiste na convivência de seus integrantes com a rotina musical da entidade. Na filarmônica jamais se perde de vista o fazer musical e a metodologia de ensino favorece o preparo rápido para o ingresso do aluno no grupo.  
O trabalho está estruturado em quatro capítulos denominados a partir de expressões usuais extraídas da pedagogia das filarmônicas:  “Conforme Lê, conforme toca” (Metodologia);  “Pegar o instrumento” (Fundamentação Teórica). O “Passar para a estante” (Transcrição dos dados) e o “Ingresso no Grupo” (Análise).
A investigação abordou as seguintes questões: quais competências os mestres de filarmônica necessitam para exercer sua função; quais os processos de ensino, como o corpo musical da banda concebe a formação dos mestres, as dificuldades desta prática nos dias de hoje e a possibilidade de incluí-la no ensino básico.  
A pesquisa constatou ser o mestre de filarmônica  um educador musical. Muitos dos procedimentos didáticos adotados pelos mestres podem proporcionar uma valiosa contribuição à Educação Musical Brasileira. É preciso valorizá-los como educadores, reconhecer suas práticas musicais e oportunizar a disseminação de tais saberes. 
Palavras-chave: Filarmônica. Banda de música. Música instrumental. Didática musical.  Mestre de banda.  

Arquivo

O_mestre_de_filarmônica_da_Bahia_um_educador_musical_._Celso_José_Rodrigues_Benedito.pdf
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.