São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Devotos celebram o Dia de Santa Cruz . Jornal Nacional

Descrição

Eles acreditam que Nossa Senhora visita as casas que tiverem uma cruz enfeitada na porta.


 

Na madrugada de 3 de maio, uma tradição religiosa é renovada, todos os anos, por famílias de Minas Gerais. É isso que você vê na reportagem de Liliana Junger.
O sinal da cruz dá início à missa. “Tudo se resume na cruz. A cruz da vida, a cruz da salvação, a cruz do sofrimento e a cruz da ressurreição de Cristo”, contou a dona de casa Elvira Abraão de Almeida.
Nas igrejas históricas, em Minas, ela está sempre lá em cima. “Se você olhar aqui em volta, todos têm um Cristo crucificado porque ele era obrigatório para que a missa pudesse acontecer. Se não tivesse o crucifixo, a missa não podia acontecer”, explicou a professora Nanci Valente.
Cruz é o que mais tem na casa de dona Elza Palumbo, só no quarto são três. “Se for para eu ficar aqui sozinha, dormir, não tenho medo de nada. Porque aí eu acho que Deus está comigo”, contou.
Em São João del Rei, se depender de cruz, proteção não vai faltar. Elas estão espalhadas por toda cidade. E com tanta religiosidade, tem hora que fica difícil seguir as tradições. Como por exemplo, fazer o sinal da cruz em frente a cada uma delas.
“Sinceramente, vou te falar a verdade. Eu faço em algumas igrejas, mosteiros, por exemplo, eu faço. Mas em todas não. Porque senão nós vamos ficar fazendo o sinal da cruz o dia inteiro”, brincou o professor José Raimundo Ávila.
E quem fica enfeitando cruz o dia inteiro? Em Tiradentes, na véspera do Dia de Santa Cruz, dona Maria Madalena não para. É papel colorido, fuxico, chita, cruzinhas para as portas das casas. Tradição antiga, que ela faz questão de repassar.
“Depois que ela fica pronta, que você olha, você observa uma cruz: ‘ô, mas ficou bonita!’”, disse.
Os devotos acreditam que Nossa Senhora visita, no dia 3 de maio, todo lugar que tiver uma cruz enfeitada. Quase madrugada dona Herci sai a pé para decorar a porta dos vizinhos.
“Dá vontade de por em todas as casas. Se eu pudesse por em todas as casas eu punha”, contou.
Quando o Dia de Santa Cruz começa, uma homenagem no Cruzeiro. Flores, para comemorar.
“Quem que é a nossa maior força? Não é Jesus Cristo? Ele não morreu por nós na cruz? Então tem que ser muito enfeitada mesmo”.

Edição do dia 03/05/2010
Fonte: Globo Vídeos

 
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.