Publicações
Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos
Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo
Leite materno: um ponto de vista diferente . Rômulo Gaede
Descrição
Cartilha para a mãe trabalhadora que amamenta
Campanha Amamentação: abrace essa causa em São João del-Rei
Gostaria de começar a nossa conversa de forma diferente.
Quero lhes dizer que amamentar não é nunca uma obrigação, ou seja, imposição. Também não é simplesmente uma opção. Mas digo que é uma necessidade do recém nascido! O que quero dizer com isto?
Temos nessa situação quatro pontos de vista diferentes:
· Dos familiares e “outros” (vizinhos, amigos?)
· Das mães
· Dos médicos
. Do recém nascido – talvez o mais importante, menos observado e de difícil definição
Vejamos o que mais acontece no nosso dia a dia:
1. Os familiares e “outros” são ou deveriam ser os mais experientes, mas trazem costumes e estigmas de gerações anteriores do famoso e mentiroso “leite fraco”. Precisamos acabar com o velho e inadequado costume: mãe que não amamentou, filha também não amamentará.
2. A opinião da mãe é de suma importância: "Se Deus quiser eu vou conseguir amamentar" ou eu não desejo amamentar?. Pois eu lhe digo: Ele quer que vocês amamentem, pois não foi por acaso que Ele lhes colocou dois seios. Não é verdade? Para que saibam realmente das razões da amamentação, são importantes as palestras sobre leite materno e a consulta pré-natal com o pediatra, novidade nos grandes centros do Brasil.
3. Para os médicos, o leite materno é o resumo de tudo. Produz melhor desenvolvimento imunológico, físico, proporcionando melhor formação da boca, dos dentes, do nariz, ou seja, da face. E atualmente sabemos que ocorre um melhor desenvolvimento emocional da criança. Ao amamentar ela estará recebendo e saboreando o leite, mas também o cheiro, o olhar, o calor, a presença do ser mais importante para para o recém nascido, ou seja, a mãe. Isso sem desmerecer o pai, os avós e outros.
O produto maior do leite materno é a harmonia do famoso dizer: a natureza é sabia. O aleitamento materno é o início do produto maior do ser humano, o AMOR. Só posso ter e dar no futuro o que recebi hoje. E AMOR é o único sentimento que quanto mais se der, maior ele fica.
4. E a nossa última opinião, mas não menos necessária, talvez a mais importante: a do recém-nascido. O que será que diria se lhe fosse permitido opinar? Pelo que sei, estudei e vejo no dia a dia no meu consultório, seria: “mamãe, eu quero você, o amor e o LEITE MATERNO!”
* Rômulo Gaede é pediatra e desenvolve um importante projeto social em São João del-Rei, ministrando palestras sobre a importância da profilaxia nas drogas e sobre amamentação.