São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Campanha luta pela Limpeza em São João del-Rei . Walquíria Domingues

Descrição

O artigo 7 da Lei Orgânica do Município de São João del-Rei alega que proverá sempre a limpeza das vias e logradouros públicos, a remoção e destino do lixo domiciliar e de outros resíduos de qualquer natureza da cidade. Mas São João Del-Rei, somente com o amparo desta lei, não está isenta da sujeira e do lixo urbano, que é um problema que afeta toda a população. A responsabilidade pelo lixo na cidade não pode ser somente dos órgãos públicos, que atualmente também estão deixando a desejar, mas de toda a população, e de grupos sociais que, como a Associação Amigos de São João Del-Rei, contribuem para que a cidade fique mais limpa.
As ruas, principalmente do centro histórico, onde deveria ser a área mais bem conservada da cidade, ficam muito sujas, devido à falta de lixeiras e de consciência das pessoas que transitam diariamente. Os sacos de lixo se espalham pelo chão, por ficarem dias esperando ser coletados pelo caminhão do lixo, pois a maioria das pessoas não fica atenta aos horários da coleta. Era necessário que alguém tomasse alguma providência em relação a estes e outros muitos casos em relação à conservação da limpeza da cidade. Ao observar este crescente agravamento do lixo e sujeira, proveniente do descaso tanto da prefeitura quanto da população, a Associação Amigos de São João del-Rei, através do recebimento de várias manifestações e sugestões relativas ao problema da limpeza da cidade, passou a unir forças para tentar sanar o problema, lançando a campanha, aberta para todos, “São João del-Rei limpa, eu faço a minha parte!”.
A campanha consiste em reunir adeptos à causa de deixar a cidade mais limpa e bonita. Ao cadastrar-se como adepto da campanha no site www.saojoaodelreitransparente.com.br, na área da campanha (onde também estão registrados os dias e horários da passagem do caminhão de coleta do lixo) e fazendo seu papel nas ruas, evitando jogar papéis e embalagens no chão, promovendo e divulgando ações de responsabilidade social, cuidando de deixar seu lixo doméstico nos dias e horários corretos em locais adequados para o recolhimento, o cidadão já estará participando da campanha. “A rua, a praça, é uma extensão da nossa casa. Mais uma vez, atitude simples e cidadã, como não jogar papel no chão e cuidar do próprio lixo, já altera o quadro de degradação e de sujeira que tanto incomoda como depõe contra os moradores. Temos bairros de ruas mais limpas, por exemplo, o bairro Senhor dos Montes. Fiz um levantamento urbanístico deste bairro no ano 2000 e a limpeza das suas ruas desde esta data me surpreendeu, mais uma das muitas qualidades daquela comunidade”, diz Alzira Agostini Haddad, presidente da Associação.
Outra maneira de também ajudar é registrando a frase São João Del-Rei limpa . Eu faço a minha parte! ou usando a logomarca da campanha em panfletos, sites, escolas, jornais, e eventos da cidade e enviando para o mesmo portal (www.saojoaodelreitransparente.com.br) notícias, estudos, pesquisas e fotos que se remetem a questão do lixo em nossa cidade.
O cidadão são-joanense precisa estar ciente de que “uma cidade limpa não é a que mais se varre e sim a que menos se suja”, e precisa estar atento às ações da prefeitura, das associações, de outros moradores e visitantes, e principalmente, as de si mesmo. Alguns números importantes em relação ao lixo na cidade são os da Vigilância Sanitária de São João Del-Rei (032 3379-1560) e da empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, a Concretos Vianini Ltda (032 3693 6305).

Fonte: Blog Walquíria Domingues
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.