Invalid Image: mfc_sjdr.jpgInvalid Image: Minas_SJDR.jpg

O Minas Futebol Clube foi fundado em São João Del Rei, em 15 de agosto de 1916, por José de Assis Viegas, Humberto Renari e Verbini Parizzi. A data de fundação inspirou as cores do clube, azul e branco, em homenagem a Nossa Senhora da Glória. Já o escudo e a bandeira, com as letras MFC e 22 estrelas, significam os 22 atletas do Minas.

O clube é carinhosamente apelidado de “LEÃO DA BIQUINHA” graças à junção de dois ícones: uma bica d’água existente em frente ao campo de futebol e a instalação, no mesmo campo, de um circo cuja principal atração era um leão. Seu modesto e acanhado estádio, o João Lombardi, está instalado no centro de São João del Rei.

É também chamado de “GLORIOSO”, nome dado pelo falecido senhor José Severiano, provavelmente em função do Minas ter sido criado no dia de Nossa Senhora da Glória, cuja festa era muito importante e concorrida na época.

O clube já disputou grandes partidas em São João Del Rei, como em 06/08/1939, quando empatou com o Botafogo do Rio em um sensacional 4x4.

O maior nome de sua história foi, sem dúvida, Tancredo Neves. Ex-atleta, foi presidente do clube entre 1942 e 1946 e por toda sua vida continuou como seu grande benfeitor. Sua morte, em 1985, além de enlutar todo o país trouxe sérias dificuldades ao Minas para terminar a construção de seu ginásio, já que o então presidente eleito colaborava diretamente para que o projeto fosse concluído. É voz quase unânime na cidade que o Minas ficou tempo demais esperando ajuda de Tancredo (e também de Aécio Neves). Talvez por isso não tenha conseguido crescer, ficando relegado ao bairro que o abriga, o Tejuco.

Em 1969, o Minas, assim como os principais clubes de São João Del Rei, aderiu ao profissionalismo, uma experiência considerada amarga por todos. Teria participado da terceirona mineira em 2003, mas desistiu da competição.

É o segundo maior vencedor da Liga Municipal de Desportos de São João del Rei (o maior é o Athletic), com 14 títulos, sendo que o de 1980 foi reconhecido pela LMD devido ao título do campeonato Regional promovido pela Liga de Juiz de Fora.

Hoje, assim como os grandes rivais, o Athletic, o Social e o América, vê a cidade ser representada nas competições regionais e no campeonato mineiro da segunda divisão pelo Figueirense, fundado em 1975.

Fontes:
- Site do Clube: http://www.jpnoticias.com.br/mfc.htm
- Gazeta de São João del Rei: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/
- RSSSF: http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/historicse.htm#mg

Fonte: Blog História do Futebol
colaboração: Francisco Braga