São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Escola Iago Pimentel é a melhor do Proalfa . Gazeta de SJDR

Descrição

Escola Estadual Iago Pimentel, no bairro Tijuco, em São João del Rei, conquistou o 1o lugar, dentre as escolas estaduais do município, no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa/2008), que é aplicado anualmente pelo Governo de Minas nas escolas que fazem parte da rede pública do Estado. A prova tem o objetivo de medir o nível de leitura e de escrita dos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. A instituição conseguiu média de 640,4 e foi a única dentre as 42 escolas de 19 municípios da região que integram a 34a Superintendência de Ensino Regional, (SER), de São João del Rei, a ser convidada para participar do prêmio Lúcia Casasanta, concurso destinado a escolas e professores que atingiram ou superaram a média do Proalfa.

O desenvolvimento dos alunos foi rápido. Até 2007, de acordo com a diretora da Iago Pimentel, Cristina Célia da Trindade, a escola não tinha um bom desempenho no Proalfa. Em um ano, graças a inovações implementadas, a situação mudou. "Fizemos uma reforma na base, no 1o, 2o e 3o anos. Com muito empenho, conseguimos tirar a escolas de uma situação incômoda", comemorou.

A diretora ainda explica que sua participação no Congresso Mineiro de Educação, ano passado, em Belo Horizonte, foi muito importante para que a escola pudesse conseguir chegar a uma posição tão privilegiada. "Procuramos adotar aquilo que o governo pediu, aprendemos muito com o congresso e já estamos planejando melhorar ainda mais nossa pontuação no Proalfa em 2009. Mas no momento, estamos com muita expectativa no prêmio Lúcia Casasanta 2008", esclarece.

Referência

Além de ter conquistado o primeiro lugar na cidade, este ano, a escola já tinha se tornado referência com o projeto Escola de Tempo Integral, que oferece uma série de atividades lúdicas e pedagógicas para os alunos que passam a ficar na instituição nos dois turnos.

Em São João del Rei, segundo Cristiane Uebe, Analista Educacional da SRE, nove escolas da sede e três dos distritos de Caburu, Rio das Mortes e São Sebastião da Vitória realizaram as avaliações do Proalfa em 2008, que aconteceram de 27 a 30 de maio. Ainda de acordo com Cristiane, as três escolas estaduais com melhor resultado na cidade foram, respectivamente: E.E. Professor Iago Pimentel, com a proficiência de 640,4, com 96,9% dos alunos no nível recomendável, E. E. Brighenti Césare, com proficiência de 623,3 e 96% dos alunos no recomendável e E.E. Idalina Horta Galvão, com 616,4 de proficiência e 88,4% dos alunos no nível recomendável. Já a SRE teve no geral uma proficiência de 559,3 com 75% de aluno no nível recomendável. "Já percebemos o crescimento de muitos estudantes que não estavam alfabetizados e hoje possuem autonomia na leitura e escrita. É muito gratificante", ressalta a analista.

Fonte: Jornal Gazeta de São João del-Rei

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.