São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Folias del reis . Antonio Emilio da Costa

Descrição

6 de janeiro. Dia de Reis. Em São João del-Rei, a presença das folias de Reis a cada ano mais se fortalece e a data ganha cada vez mais destaque no calendário religioso-cultural da cidade, pela da ação da Atitude Cultural, do folclorista Ulisses Passarelli e, principalmente, de muitos capitães quase anônimos, que põem às ruas seus grupos. Imitando os três reis magos, eles louvam Deus recém-nascido, numa lição de fé e humildade.

Neste contexto, por sua singeleza e peculiaridade, merece luz especial As Pastorinhas do Meninos Jesus, grupo infantil das Águas Férreas - Tejuco, criado e chefiado por D. Júlia Maria Lacerda. A conheci há três anos e, na ocasião, em entrevistas, recolhi informações para produção de um livreto que contasse a trajetória da agremiação. O livro foi começado; a história inicial já está escrita e agora falta apenas colher depoimentos e testemunhos para finalizá-lo com caráter documental.


O surgimento das Pastorinhas do Menino Jesus é bastante interessante. A manifestação sociorreligiosa-cultural nasceu da solidariedade de Dona Júlia para com uma família das Gameleiras, que teve sua casa destruída por uma tempestade, poucos dias antes do Natal de 1978. Assim, a primeira apresentação - fruto da fé – uniu a grandeza do espírito solidário com a riqueza da criatividade, mais força mobilizadora e a coragem do improviso.

O resultado não poderia ser outro: satisfação para quem promove e participa das Pastorinhas, conforto espiritual para quem as recebe em visita, emoção para quem assiste e até ajuda financeira para obras sociais.

Com tamanho poder de encantamento, mesmo neste mundo globalizado cada vez mais individualista, competitivo e tecnológico, as Pastorinhas do Menino Jesus já caminham para a quarta década de existência. Passa o tempo, mas elas continuam sensibilizando, evangelizando, despertando nos corações o brilho da Estrela Guia, mensageira da Esperança e do Amor Divino...

Fonte: Blog Tencões & Terentenas . Antônio Emílio da Costa
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.