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BR-265

Descrição

União corta recurso para melhoria da BR-265
Trecho que liga SJDR a Lavras teve redução de 71,4%

Não vai ser desta vez que os usuários da BR-265, no trecho de 86 km que liga São João del-Rei a Lavras, vão ficar livres do péssimo estado de conservação da rodovia, do traçado antigo e perigoso, bem como de seus trevos e acessos pessimamente sinalizados. O projeto de restauração da estrada acaba de perder 71,4% de sua dotação orçamentária, fruto de um brutal corte de recursos realizado pelo Governo Federal.

O total aprovado anteriormente no valor de R$56 milhões caiu para cerca de R$16 milhões. Esses dados foram levantados pela liderança do PSDB na Câmara dos Deputados, com base em informações do Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Ainda de acordo com o estudo, só de Minas Gerais foram subtraídos R$283,6 milhões dos R$653,2 milhões aprovados pelos deputados federais no orçamento de 2009, prejudicando, além das obras da BR-265, vários outros setores.
De acordo com Sílvio Duarte Melo, supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Oliveira, e responsável pelo trecho da BR-265, essa redução irá prejudicar o andamento das obras, mas disse que ainda está sendo feito um levantamento para saber o que deixará de ser executado com a redução. "Tivemos uma primeira etapa de melhoria da rodovia que a empresa já está trabalhando. Foram R$17 milhões investidos nessa primeira fase".
O corte no orçamento deverá comprometer justamente a segunda fase das obras, quando estavam previstos a revitalização total da pista, obras de acostamento, sinalização, projeto de reestruturação e melhorias nos trevos e nas curvas com traçado ruim. "Vamos aguardar as providências que o Governo Federal vai tomar", concluiu o supervisor do DNIT.
De acordo com Paulo Fernandes Lasmar, engenheiro aposentado que liderou manifestação contra as péssimas qualidades da rodovia no início do ano, as melhorias foram apenas paliativas e são esperadas mais obras. "Foi feita uma operação tapa-buraco que não adiantou nada. No começo prometeram tapar os buracos em 60 dias e taparam. Mas com o período das chuvas eles voltarão logo. Vamos ver agora que esta acabando o prazo para começar a segunda fase, o que vai ser feito".
Segundo Lasmar, ainda existem vários trechos perigosos. "O km 283 (trevo Nazareno) e perto de Lavras e Itumirim tem duas crateras perigosas que continuam até hoje. A ponte do Rio Grande, por exemplo, sem proteção, guarda corpo, sem sinalização. Já aconteceram quatro ou cinco acidentes. Você paga para fazer e depois para desmanchar; o interessante era fazer tudo de uma vez. Claro que agora vai ser mais difícil, já que há menos recursos", disse.
O corte de mais de 70% nos recursos que deveriam ser investidos na restauração da rodovia não preocupam o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que disse acreditar que, na prática, não vai afetar em nada o andamento do projeto. Segundo o deputado, além de não comprometer o andamento da primeira fase das obras, "a licitação para segunda fase dificilmente sairia ainda neste ano".

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 05 de setembro de 2009
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42 milhões de reais são investidos na primeira etapa de recuperação da 26
R$ 80 milhões, num segundo momento, serão destinados à reconstrução da rodovia

Começou na última terça-feira, 31 de março, a recuperação da BR-265, no trecho compreendido entre São João del-Rei e Lavras. O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, está investindo, nesta obra, que será realizada em três etapas, R$ 120 milhões, dos quais R$ 42 milhões já foram liberados.
Segundo informou o deputado federal Reginaldo Lopes, que, inclusive, já confirmou uma visita à rodovia, no dia 13 de abril próximo, juntamente ao supervisor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT)-Juiz de Fora, Edson Ruffo e de um representante do DNIT- Oliveira, “nesta primeira fase está sendo realizado o reperfilamento, que é bem melhor que o simples recapeamento. O recurso se destina, também, à duplicação do acesso à rodovia Fernão Dias, a BR-381, depois do trevo de Lavras e, ainda, até o final deste ano, a aprovação do projeto executivo para a construção de uma terceira pista, nos pontos mais críticos, nos moldes do que foi feito na mesma estrada, entre São João del-Rei e Barbacena”.
O supervisor do DNIT-Oliveira, Sílvio Duarte Melo, explicou que o reperfilamento consiste em recortar os buracos, em locais onde o asfalto está muito ruim, seguido da colocação de massa asfáltica. “Além disto, a empresa responsável pelo serviço, a Construtora Oriente, vencedora da licitação, fará a drenagem e a manutenção da rodovia por dois anos”, adiantou. E completou: “O reperfilamento é bem mais significativo que um simples tapa-buraco”.

Crema-Primeira etapa
Neste primeiro momento, está acontecendo o reperfilamento do asfalto, com recomposição dos buracos no trecho compreendido entre São João de-Rei e Lavras. Trata-se do convênio intitulado Crema-1ª etapa, cuja licitação aconteceu no final de dezembro de 2008. O serviço é feito pela Construtora Oriente, do Rio de Janeiro, que foi a vencedora da licitação, no valor de R$ 17 milhões. Além disso, a empresa será a responsável pela manutenção, por dois anos, da referida rodovia.

Reação
Nem bem começaram as obras e os motoristas já demonstraram satisfação com a recuperação da rodovia. Aloísio Santana, de São Paulo, que passa pelo local toda semana, falou que ficou surpreendido quando viu os homens na pista, arrumando os buracos. “É bom demais ver isso”, comentou. O açougueiro Robson Sander Carvalho, que reside em Itumirim e ali trafega todos os dias, afirmou categórico: “Dessa vez, vai resolver o problema”. O caminhoneiro Isael de Oliveira, de Ipatinga, que transita pela 265, três vezes por semana, comentou que a recuperação é muito boa para a segurança. E completou: “O Governo Federal está resolvendo o problema das estradas brasileiras”.

Crema-Segunda etapa
Com relação à construção da terceira pista, Lopes informou que o projeto ainda se encontra em fase de adequação e aprovação. A previsão é que a obra, orçada em R$ 80 milhões, se inicie até o final de 2009. Sílvio Duarte explicou que trata-se do Crema-Segunda etapa, que consiste na construção do acostamento e terceira faixa nos pontos mais críticos. “A vencedora do processo foi a Vega-Empresa de Consultoria, que fará os levantamentos necessários, para, depois, licitarmos a obra”, explicou o supervisor do DNIT.

Acesso à Fernão Dias
Outro serviço, também já em andamento, é a duplicação do acesso do trevo de Lavras à Fernão Dias, a BR-381. Segundo informou Sílvio Duarte, falta, apenas, a licença ambiental para a empresa instalar, no local, a usina de asfalto. Este, também, é resultado do empenho do deputado Reginaldo Lopes, que vem intercedendo, exaustivamente, junto aos órgãos competentes, para a liberação da obra. Estão sendo investidos em torno de R$ 25 milhões.
Reginaldo Lopes, satisfeito com o início das obras, afirmou que essa conquista é de todo o povo da região. “Dediquei muito para transformar esse sonho em realidade e, mais ainda, para garantir o início das obras antes da Semana Santa, de forma a aumentar a segurança para o nosso povo e visitantes”, comentou.

São João/Barbacena
Além dessas três etapas, está acontecendo, no trecho São João a Barbacena, especificamente entre os trevos da Av. 8 de Dezembro e Tijuco, cujo trecho é de responsabilidade do DNIT-Juiz de Fora, a manutenção da estrada. Trata-se de um recapeamento de 3 cm de espessura, realizado do Km 257 ao Km 261,5. O contrato já firmado, anteriormente, é de manutenção da via

Fonte: Blog do PT SJDR . 18/04/09

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Aconteceu na última segunda-feira, dia 13, no Centro Cultural Solar da Baronesa uma coletiva de imprensa para discutir os recursos liberados pelo Governo Federal para a manutenção e recuperação da BR-265. Estavam presentes o supervisor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) de Juiz de Fora, Edson Ruffo; o representante substituto do DNIT de Oliveira, Fabiano de Oliveira Leite, e o deputado federal, Reginaldo Lopes (PT-MG). A primeira etapa que visa a recuperação, manutenção e conservação da estrada começou no dia 31 de março e compreende 90km entre São João del Rei e Lavras. Para este trecho foram aprovados R$17 milhões.
Em contato com a Assessoria de Imprensa do DNIT de Minas Gerais, foi comunicado que este recurso não foi totalmente liberado, mas até o fechamento desta edição a assessoria não informou o valor exato. Foi anunciada também a duplicação do trecho de Lavras até a Fernão Dias.
Os 18 quilômetros de obras custarão R$25 milhões aos cofres públicos. Para a primeira etapa do projeto já foram disponibilizados R$10 milhões. Já o projeto de construção do acostamento e da terceira faixa nos pontos mais críticos da BR-265 ainda está em fase de elaboração.

Acumulando crateras

O idealizador do Programa Acumulando Crateras (PAC) da BR-265, Paulo Lasmar, disse que percorre este trecho todos os dias e observou alguns homens que trabalham no local. "O serviço é de péssima qualidade. Aquele tapa-buracos não aguenta três chuvas", afirma.
Na interdição da BR-265, sobre a ponte do rio Grande, que ocorreu no último dia 8 de abril, quinta-feira, Paulo Lasmar relata que conseguiu mais de 300 assinaturas de pessoas que participaram da manifestação e que até o momento está com mais de 600 mensagens que serão levadas, pessoalmente por Lasmar, aos parlamentares federais no Congresso Nacional, em data ainda a ser definida.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 18/04/09

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Falta de conservação traz prejuízos para condutores. Falta de sinalização e buracos são os vilões
Motoristas pedem mais segurança na BR-265
Buracos, falta de sinalização, trechos sem passarela. Esses são apenas alguns dos problemas encontrados pelos motoristas que transitam todos os dias pela BR-265, que liga Lavras a São João del Rei. De janeiro deste ano até agora, foram registrados 89 acidentes e 46 mortes. Para evitar que a situação continue se agravando, os agentes rodoviários das duas cidades já enviaram vários ofícios ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), responsável pela conservação das rodovias federais. Mas, em greve, os funcionários desse órgão ainda não têm previsão de quando algo será feito para resolver o problema.
Rodovia federal, a BR-265 tem seu quilômetro inicial na cidade de Rio Pomba. O ponto final fica na cidade de Ilicínea. São 916,2 quilômetros de extensão. Boa parte, ainda de acordo com Sargento Machado, da Policia Rodoviária de São João del Rei, já recebeu a implantação da terceira faixa, como nos trechos entre São João e Barbacena. Dois DNITs são responsáveis por essa rodovia: o de Juiz de Fora e o de Oliveira. Esse último, ainda de acordo com Sargento, está incumbido de resolver os problemas do trecho mais caótico da BR-265, que liga Itutinga a Areado, no sul de Minas.
A luta para garantir melhorias nas estradas é antiga. De acordo com a Major Rosangela da 6a Cia. de Meio Ambiente e Transporte de Lavras, desde 2003 a polícia vem requisitando melhorias para a estrada. "Estamos tentando de tudo, o que compete a nós, por meio das solicitações de obras. Mas, na prática, não podemos fazer nada além de fiscalizar, promover blitz e orientar os motoristas sobre os problemas da BR-265", disse. Algumas obras, no entanto, não só não são eficientes para sanar os problemas detectados, como ainda geram novas mazelas para a estrada.
"Já começaram a fazer a duplicação de alguns trechos e pararam. Isso só agravou a situação. Existem degraus nas pistas que não tem acostamento em alguns pontos. Sinalização é ainda muito deficiente", disse a Major.
Na última terça-feira, a Gazeta de São João del Rei checou, de perto, as deficiências da rodovia até Lavras. A BR-265 vem sendo recuperada por uma operação tapa-buracos entre o km 328, próximo ao trevo de Itumirim e o km 247, próximo ao distrito de Rio das Mortes. Apesar dessa pequena obra, em toda a viagem, a equipe de reportagem se deparou com buracos, falta de sinalização e com motoristas como o comerciante Luiz Henrique, 45, da cidade de Luminárias.Por volta das 11h, Henrique teve dois pneus furados depois de passar por um enorme buraco próximo ao trevo de Madre Deus de Minas. "Pagamos o IPVA dos carros e não temos rodovias para trafegar. Todo ano, novas taxas aparecem. Pagamos isso, aquilo e não temos uma estrada digna", reclamou o comerciante. Entre uma palavra e outra, voltava os olhos para os carros que desviavam do veículo estacionado e quase provoca acidentes na BR.
Quem também sofre com a situação caótica da estrada é uma empresa de transporte situada na região de Lavras. Há 11 anos no ramo, com mais de 120 caminhões rodando todos os dias, a empresa, tem amargado muitos prejuízos com os buracos e as molas quebradas na rodovia.Segundo o coordenador de manutenção, Donizete Batista de Almeida, 33, de quatro anos para cá, a situação da rodovia não pára de piorar. "Pneus furados, molas quebradas e se não bastasse, ainda existe um grande número de animais nas pistas. A BR-265 está numa situação complicada", se queixa.
Como evitar acidentes na BR-265 *
•Como a situação da estrada não é boa, manter a velocidade máxima de 80km/h é o ideal.
•É uma pista com poucas possibilidades de ultrapassagem, portanto, quando for ultrapassar tenha muita atenção, não se precipite.
•Não existem muitos acostamentos, no entanto, ao ter problemas com o veículo, procure um lugar seguro.
•Com a chegada das chuvas, atenção redobrada com os buracos.
•Ainda sobre os buracos, ao tentar desviar, atenção com o tráfego da pista contrária.
*13a Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 18/10/08

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Despedida de 2008 foi violenta na BR 265

O número de acidentes registrados nas estradas próximas a São João del Rei, durante as festas do Natal e do Revéillon caiu 22,73 % em relação a 2007. Mas, as chuvas e a imprudência dos motoristas tornaram o final de 2008 mais violento do que no ano anterior. De acordo com o sargento Giovanni Emerson de Oliveira, do 3o Pelotão da Polícia Rodoviária de Meio Ambiente e Trânsito, o número de mortes aumentou 66,6 %. A maioria dos desastres aconteceu na BR-265.
A Operação Natalina começou a ser executada do dia 8 de dezembro de 2008 e terminou no dia 4 de janeiro de 2009. Durante a operação foram registrados 34 acidentes ao todo. Pelo menos 29 deixaram feridos, os outros cinco resultaram em óbitos. Em 2007, no mesmo período, foram registrados 44 acidentes . Mas o número de mortes foi menor: três.
Para o sargento, a redução do número de acidentes pode ser creditada a intensificação da ação da polícia que aumentou o número de blitzen. Outra explicação é a adoção da lei seca e do uso de radares que também provocou a queda do número de ocorrências nas rodovias no entorno de São João del Rei.
"Em contrapartida, no entanto, com a melhoria das condições das estradas, muitas pessoas se arriscaram, desrespeitando os limites de velocidade. Em um período chuvoso, isso fez com que os acidentes fossem muito mais violentos. Resultado: o número de mortos cresceu", afirmou.

Perigosa
 
A BR-265 foi a mais violenta nesse final de ano. De acordo com o sargento, três dos cinco acidentes com mortes foram registrados nessa rodovia, nos quilômetros 239, 248 e 252, entre São João del Rei e Barbacena. "Como a pista foi consertada recentemente e está em boas condições, as pessoas abusam, tendem a correr mais. Só que em pista molhada, devem fazer justamente o contrário. O recomendado é reduzir a velocidade, andar com mais cautela do que o normal", afirmou.
Por outro lado, a mesma BR, entre Lavras e São João del Rei, causa preocupação por causa do grande número de buracos. "Nesse trecho, as pessoas devem ficar atentas ao grande número de buracos. Como a pista não está em boas condições, é fundamental que os condutores redobrem a atenção para evitar novos acidentes", disse.
 
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 10 de janeiro de 2009 - edição 541
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