São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

São João dei-Rei através de documentos . Antônio Gaio Sobrinho

Descrição

SÃO JOÃO DEL-REI ATRAVÉS DE DOCUMENTOS é o título do meu último livro, com 260 páginas, lançado no dia 26 p.p. dentro da programação do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. O livro é uma viagem pela história são-joanense, dos séculós XVIII e XIX, através de quase 300 documentos escolhidos, e transcritos dos originais, acrescidos de alguns comentários da minha parte. Nele está boa parte da vida e da rotina política, econômica, social e religiosa de nossa terra, em suas fontes primárias, muito aptas para subsidiar aos alunos e professores no desempenho de suas tarefas escolares.
Vários documentos se referem às Correições Gerais ou Visitas de Inspecção Geral, quando os oficiais da Câmara, a saber, os Juizes Ordinários, os Vereadores e o Procurador sendo assim nesta forma todos juntos, em Corpo de Câmára, saíam compostos e alvorados, com as varas da Câmara, e davam correição geral pelas ruas públicas desta Vila em tudo o que lhe pertencia.
Acompanhavam-nos, por vezes, o Escrivão, o Aferidor, o Meirinho, o Alcaide e o Rendeiro do Ver. A finalidade era averiguar, corrigir e condenar os que tivessem transgredido as leis do Reino e as Posturas da Câmara. Tudo era visto e fiscalizado: as licenças de vendeiros e dos artífices, os pesos e as medidas, os preços almotaçados e o asseio das lojas, os caminhos e as ruas, as pontes e os chafarizes, as testadas e as construções, o matadouro e os açougues, para ver se as posturas municipais estavam sendo cumpridas meticulosamente. Caso contrário, autuavam-se os infratores que, além de serem obrigados a corrigir os desacordos e incorreções, podiam estar sujeitos a multas e prisões. Assim, na correição de 13 de março de 1741, foi autuado Luz Alves da Costa, condenado em três oitavas de ouro, a requerimento do Aferidor, por não ter balança para pesarpólvora.
Terminada a visita de Correição ou de Inspecção, o escrivão lavrava um termo que se registrava no livro competente, do qual registro constavam os nomes dos penalizados e as recomendações prescritas, para que a Vila ou a Cidade estivesse sempre em ordem, com suas ruas reparadas, limpas e asseadas, isentas de imundícies eporqueiras Que tempos, tão melhores aqueles, que os atuais! Que vereadores conscientes de suas obrigações, que, err vez dos polpudos salários de hoje, levavam apenas minguadas propinas!
Durante todo o séculc XVIII o nome dessas visitas, que se faziam várias vezes ao ano, foi Correi çãc Geral, tendo sido a últim delas em 30 de junho de 1828. A partir de então, quando novas Posturas foram estabelecidas, passaram a chamar-se Inspecção Geral, primeira das quais se realizou em 29 de julho de 1829 e a última em 16 de agosto de 1852.
O livro SAO JOAO DELREI ATRAVÉS DE DOCUMENTOS encontra-se à venda, pelo preço de R$20,00, no Solar da Baronesa, no Sebo Ponto Literário da Rua Sebastião Sette, e em minha casa, à Rua Antônio Leôncio Coelho, 98. Se preferir eu lhe entregarei em sua residência, bastando, para tanto, que você me passe o seu endereço, pelo telefone 3371 4739. Aproveite, adquira o seu exemplar antes que se esgote, porque SÃO JOAO DEL-RE] ATRAVÉS DE DOCUMENTOS é, segundo Jota Dângelo, um livro de leitura obrigatório por todo aquele que amar esta cidade.

Antônio Gaio Sobrinho
Fonte: Jornal da ASAP . Julho/Agosto de 2010
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.