São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

A cidade ideal

Descrição

A cidade ideal

...

Matéria O Globo

A cidade ideal é um lugar bom para morar numa casa própria, bonitinha, com um jardim na frente e espaço para as brincadeiras das crianças. As escolas e creches ficam a apenas 500 metros de distância, e tem hospital e posto de saúde na vizinhança. Ônibus e metrô estão ao alcance de uma pequena caminhada.

Transporte, lazer, educação e saúde são questões fundamentais na arquitetura da cidade ideal. 

Saúde

Na cidade ideal, médico e atendimento em hospital são direitos da população; lá há 1 médico para cada 500 habitantes e 1 leito hospitalar para cada grupo de 70 pessoas. Só que no Brasil, temos 1 leito para cada 384 pessoas.

Numa pesquisa do Banco Mundial, apenas 56 hospitais brasileiros têm selo de qualidade; 43 deles estão na região Sudeste, oito no Sul, dois no Centro-Oeste, três no Nordeste e nenhum na região Norte. 

Educação

Na cidade ideal, 99% da população é alfabetizada. Existem creches e escolas gratuitas e de qualidade para todas as crianças e jovens até os 17 anos de idade. E esses estudantes não costumam faltar às aulas.

No Brasil, estão matriculados no ensino médio, 81,7% por cento dos jovens de 15 a 17 anos de idade, mas apenas 45,3% freqüentam realmente a escola. Não faltam dificuldades para eles: às vezes é uma caminhada imensa ou mesmo um rio para atravessar com os livros e os chinelos nas mãos; outras vezes, é o trabalho para ajudar os pais, a violência nas portas das escolas e tantas outras questões.

Com as crianças menores, o problema ainda é a falta de vagas. Segundo o IBGE apenas 15,5% das crianças de zero a 3 anos de idade freqüentam as creches de educação infantil. Para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, seriam necessárias mais de 4 milhões de vagas. 

Lazer

Na cidade ideal, cada cidadão teria nas proximidades da sua casa um parque com equipamentos de ginástica e brinquedos para as crianças, um teatro, um cinema e uma biblioteca. E mais: tem, à sua disposição, 12 metros quadrados de área verde.

Em alguns bairros das grandes cidades brasileiras, a área verde por habitante é do tamanho de um lenço.

Jornal Hoje . Rede Globo 03/10/08

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.