Publicações
Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos
Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo
Orientação para Proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais . Cartilha
Descrição
Maria Fumaça/Complexo Ferroviário e Ferrovia em São João del-Rei
O complexo ferroviário de São João del-Rei fazia parte da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas. A Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas foi constituída na cidade de São João del Rei, por meio de estatutos aprovados pelo governo federal em julho de 1878, sendo considerada a primeira ferrovia de pequeno porte no País, tendo como uma de suas características a bitola estreita de 760mm. A inauguração do trecho Sítio–São João del Rei ocorreu no dia 28 de agosto de 1881 e contou com a presença do Imperador D. Pedro II. Esse trecho possuía a extensão de 100 km, percorrendo as estações de Barroso, São José e Tiradentes. O complexo ferroviário inclui, além do trecho ferroviário São João del Rei, com uma extensão de 12 km e ainda em funcionamento como linha turística, as seguintes edificações:
1 – O prédio da Estação de São João del Rei;
2 – O prédio da Estação de Tiradentes;
3 – O Museu Ferroviário, antigo armazém de carga da ferrovia;
4 – Rotunda de São João del Rei;
5 – Oficinas de manutenção, que ainda hoje continuam dando assistência na reparação das locomotivas
e vagões;
6 – O antigo almoxarifado e antigo armazém. Entre as máquinas e vagões, há locomotivas em operação e em exposição.
Com relação aos vagões, alguns são utilizados para operação de transporte turístico e encontram-se em exposição ou aguardam nas oficinas por trabalhos de recuperação.
Texto extraído de: Arquivo Museu Regional de São João del Rei.
Atualize, compartilhe, inclua ou exclua dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais . Todos os créditos e colaborações serão registrados
Dúvidas ou Sugestões? Fale Conosco: alzirah@gmail.com