São João del Rei Transparente

Publicações

IPEA lança estudo que analisa a dimensão, evolução e projeção da pobreza por região e por estado no Brasil

Descrição

IPEA lança estudo que analisa a dimensão, evolução e projeção da pobreza por região e por estado no Brasil
O Comunicado do Ipea no. 58 trata da temática da pobreza no Brasil, especialmente no que diz respeito à sua dimensão e evolução nas regiões e estados da federação. Duas são as partes constitutivas: a seção 1 descreve brevemente a evolução da taxa de pobreza por região e estados da federação no período da estabilidade monetária (1995 – 2008); e a seção 2 projeta a trajetória possível da pobreza nas grandes regiões e estados da federação para o ano de 2016, conforme o melhor desempenho verificado no período anteriormente selecionado.
As informações quantitativas primárias utilizadas são oriundas da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, assim como das Contas Nacionais e Regionais. As linhas de pobreza absoluta e extrema utilizadas foram estabelecidas pelo critério de rendimento médio domiciliar per capita, respectivamente,
de até meio salário mínimo mensal e de até um quarto de salário mínimo mensal.
Para medir o grau de desigualdade de renda utilizou-se o índice de Gini, que varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade). Cabe destacar que este estudo antecipa sinteticamente parte do conjunto de pesquisas em curso no Instituto.

Fonte: Rets . Revista Eletrônica do Terceiro Setor
                        Enviado por graciela, sex, 16/07/2010 - 09:53
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.