São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

294 anos de elevação à Vila . São João del-Rei . Jota Dangelo

Descrição

São 294 anos de elevação à Vila, mais de 300 da fundação do Arraial. São João del Rei resiste. Num rasgo de ignorância e insensatez, e com aval eclesiástico, destruíram a Igreja de Matosinhos, mas São João del Rei resistiu. Muito antes disto, dinamitaram os arcos do aqueduto que levava água ao chafariz do Largo Tamandaré, mas a cidade resistiu. Ali mesmo, no Largo Tamandaré, eu vi o prédio do Museu Regiomal ser posto abaixo e, em seguida, pela ação corajosa de cidadãos sanjoanenses (que falta não fazem hoje...), ser reconstruído como era. Foi-se um dos exemplares mais belos da nossa arquitetura eclética, ali, na Avenida Tancredo Neves, a Loja Maçônica, para dar lugar a um caixote sem qualquer expressão estilística ou beleza estética.
São João del Rei resistiu. Puseram abaixo um casarão centenário para construir este monstrengo que é o Edifício São João, estrupício arquitetônico que pensavam ser sinal de progresso naquele final dos anos 50. E na medida em que se erguia, abalou o sobrado ao lado, o solar do fotógrafo André Belo, que teve que ser demolido.
Mas a cidade resistiu. Ainda resiste. Por que sempre há quem queira destruir mais, sequiosos do novo, desdenhosos do passado, da nossa memória cultural e patrimonial. A cidade resiste, porque também há quem a respeita e ama. Parabéns São João del Rei pelos seus 294 anos de glórias, mas também de infortúnios.
 
Fonte: Gazeta de São João del-Rei. 08/12/07

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.