São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Dom Célio: novo bispo de São João del-Rei . Eduardo Alvarenga

Descrição

Há quase 40 anos atrás conheci o então recém-ordenado Frei Célio. Jovem e com seu jeito simples e humilde que o acompanha até hoje, ele foi aos poucos conquistando os corações de toda aquela gente da minha pequena e bela São João del-Rei, cidade histórica e tradicionalmente católica, como a maioria das cidades mineiras. Nasci de família religiosa, embora não tenha sido um frequentador assíduo das missas depois de adulto, continuo com minha porção de fé e religiosidade.
As imagens de frei Célio na grande cozinha gelada da casa da minha avó bebendo café e saboreando as delicias mineiras que saiam do forno a lenha estão vivas e muito nítidas em minhas memórias. São lembranças que trazem uma paz e uma grande saudade. Saudade que eu tenho e que é também daquele povo. Uma saudade que agora está para acabar e escrever uma nova página na vida daquelas pessoas que amam e amaram frei Célio. Sim ele está voltando, vamos comemorar, toquem os sinos centenários daquelas belas igrejas de Minas. 
Nosso querido frei Célio, agora dom Célio, é motivo de orgulho para todos que puderam desfrutar de sua companhia. Quis o destino que depois desses 40 anos, eu viesse ocupar um cargo público aqui em Cachoeiro, e para minha grande surpresa e felicidade pude rever aquele homem de fala mansa, serena e que nos transmitia muita paz. Foi um encontro emocionante em que relembramos os tempos de São João del-Rei, e ele querendo saber de todos da família. Confesso que saí de lá mais leve e visivelmente emocionado, abençoado. Já não era mais aquele jovem frei de cabelos fartos que estava ali diante de mim, e sim um senhor, mas com a mesma bondade transmitida por ele. 
O povo cachoeirense está triste, e com razão, afinal de contas dom Célio está deixando a cidade, mas vai deixar também a mesma saudade e lembranças que um dia deixou naquele povo mineiro. Ele está voltando para sua casa. Peço a Deus que traga para nossa cidade um bispo com as características de dom Célio, para aquietar um pouco os corações órfãos que aqui ele vai deixar. Que Deus o ilumine e continue conduzindo da mesma forma a sua missão. Felizmente, para mim, é um até breve. Estou sempre na casa de minha mãe em São João e poderei desfrutar mais da convivência de dom Célio. A gente se vê em Minas.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12/06/2010
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.