Publicações
Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos
Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo
SJTV: quem se vê jamais se esquece! . Antonio Emilio da Costa
Descrição
São João del-Rei vive novo alvorecer. A manhã luminosa que, cada dia mais, ilumina o vale do Lenheiro reflete e se projeta para todo o país emmatérias positivas que frequentemente estão na pauta dos telejornais e das revistas especializadas em turismo. Com isso, uma nova imagem da cidade começa a ser construída nacionalmente, pela revalorização da história e dos heróis ancestrais agora unida ao nobre e particular modo de viver do povo são-joanense. Esta é, de fato, a realidade atual e ela que a televisão e a imprensa têm mostrado.
Fora as matérias de temática sazonal, que vão ao ar em datas especiais, como Semana Santa, centenário de Tancredo Neves, Inconfidência Mineira, Inverno Cultural, iluminação de Natal e outras, no dia a dia os veículos de comunicação têm identificado e divulgado uma face muito singular da cultura de nossa terra. A matéria sobre o Dia de Santa Cruz em nossa cidade e região, veiculada no dia 3 de maio no Jornal Nacional, é o exemplo mais recente.
Sem mencionar registros na imprensa jornalística diária e semanal, nos últimos três anos São João del-Rei esteve presente,entre outros, na revista de bordo da TAM, em duas edições da revista do Clube Bancorbrás e na revista Brasil, com destaque para a memória ferroviária local, a linguagem dos sinos, a importância do reconhecimento como Capital Brasileira da Cultura e a riqueza cultural e religiosa da cidade, no que ela tem de exclusivo em relação às demais cidades históricas.
Os telejornais também têm sido parceiros na divulgação e difusão de nossos bens culturais materiais e imateriais, com destaque para a particularidade da arquitetura são-joanense, a riqueza da sonoridade local, a harmonia existente entre as tradições populares e as manifestações de origem erudita, a conexão que há entre a cultura de hoje e a memória de ontem. Imprensa e televisão têm mostrado que em São João del-Rei passado e presente andam de mãos dadas, são continuidade um do outro, se irmanam em uma ambiência única e em um modo de viver muito agradável para são-joanenses, turistas e visitantes.
Se a divulgação nos meios de comunicação consolida na população nacional uma imagem positiva da cidade, na população local promove e fortalece a elevação da auto-estima. Impulsiona, assim, um comportamento de auto-valorização cidadã e de comprometimento com a preservação do patrimônio e da memória de São João del-Rei, afastando o pessimismo e os complexos que se disfarçam de humildade e modéstia.
Com confiança e entusiasmo, vemos que cada vez mais São João del-Rei acorda para dentro, para si mesma, e também para fora, para os outros. Projetos culturais são esboçados e se tornam realidade; manifestações culturais acontecem a todo instante, surgem de toda parte, estimuladas por instituições públicas, apoiadas pela iniciativa privada ou capitaneadas voluntariosamente por pessoas, grupos e comunidades. Espaços culturais estão sendo revitalizados, sonhados, imaginados, materializados.
Na mídia externa e nos meios de comunicação da cidade, assim como nas próprias tradições culturais de caráter religioso, artístico, comunitário ou de lazer, a verdade é que a cidade, vivificada na forma de comunidade, está se vendo. Ao se ver, se conhece e reconhece sua identidade e sua grandeza. Ao reconhecer tal grandeza, se valoriza, passa a ter orgulho de si, sonha ser melhor ainda e, principalmente, acredita e sabe que é capaz de transformar qualquer desejo em realidade. Inclusive o desejo de que, além dos dias, também as noites se tornem igualmente luminosas, para todos!
* Jornalista, Pós-Graduado em Gestão da Comunicação
Organizacional e no Ensino do Turismo
maio de 2010
Fora as matérias de temática sazonal, que vão ao ar em datas especiais, como Semana Santa, centenário de Tancredo Neves, Inconfidência Mineira, Inverno Cultural, iluminação de Natal e outras, no dia a dia os veículos de comunicação têm identificado e divulgado uma face muito singular da cultura de nossa terra. A matéria sobre o Dia de Santa Cruz em nossa cidade e região, veiculada no dia 3 de maio no Jornal Nacional, é o exemplo mais recente.
Sem mencionar registros na imprensa jornalística diária e semanal, nos últimos três anos São João del-Rei esteve presente,entre outros, na revista de bordo da TAM, em duas edições da revista do Clube Bancorbrás e na revista Brasil, com destaque para a memória ferroviária local, a linguagem dos sinos, a importância do reconhecimento como Capital Brasileira da Cultura e a riqueza cultural e religiosa da cidade, no que ela tem de exclusivo em relação às demais cidades históricas.
Os telejornais também têm sido parceiros na divulgação e difusão de nossos bens culturais materiais e imateriais, com destaque para a particularidade da arquitetura são-joanense, a riqueza da sonoridade local, a harmonia existente entre as tradições populares e as manifestações de origem erudita, a conexão que há entre a cultura de hoje e a memória de ontem. Imprensa e televisão têm mostrado que em São João del-Rei passado e presente andam de mãos dadas, são continuidade um do outro, se irmanam em uma ambiência única e em um modo de viver muito agradável para são-joanenses, turistas e visitantes.
Se a divulgação nos meios de comunicação consolida na população nacional uma imagem positiva da cidade, na população local promove e fortalece a elevação da auto-estima. Impulsiona, assim, um comportamento de auto-valorização cidadã e de comprometimento com a preservação do patrimônio e da memória de São João del-Rei, afastando o pessimismo e os complexos que se disfarçam de humildade e modéstia.
Com confiança e entusiasmo, vemos que cada vez mais São João del-Rei acorda para dentro, para si mesma, e também para fora, para os outros. Projetos culturais são esboçados e se tornam realidade; manifestações culturais acontecem a todo instante, surgem de toda parte, estimuladas por instituições públicas, apoiadas pela iniciativa privada ou capitaneadas voluntariosamente por pessoas, grupos e comunidades. Espaços culturais estão sendo revitalizados, sonhados, imaginados, materializados.
Na mídia externa e nos meios de comunicação da cidade, assim como nas próprias tradições culturais de caráter religioso, artístico, comunitário ou de lazer, a verdade é que a cidade, vivificada na forma de comunidade, está se vendo. Ao se ver, se conhece e reconhece sua identidade e sua grandeza. Ao reconhecer tal grandeza, se valoriza, passa a ter orgulho de si, sonha ser melhor ainda e, principalmente, acredita e sabe que é capaz de transformar qualquer desejo em realidade. Inclusive o desejo de que, além dos dias, também as noites se tornem igualmente luminosas, para todos!
* Jornalista, Pós-Graduado em Gestão da Comunicação
Organizacional e no Ensino do Turismo
maio de 2010