São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Colégio Nossa Senhora das Dores . Uma verdadeira história de amor

Descrição

Pelas comemorações do aniversário do Colégio Nossa Senhora das Cores, o diretor da escola, professor José Raimundo de Oliveira Ávila, conta um pouco a trajetória de glórias do Colégio. Há 34 anos na instituição, somente como diretor tem 22 anos, o professor, sem dúvida, é uma das mais indicadas pessoas para falar sobre data tão memorável.
Em 06 de janeiro de 1898, por iniciativa de Irmã Suzana Matricon, Superiora da Santa Casa de Misericórdia, e José Rodrigues da Costa, Comendador, foi fundado o Colégio Nossa Senhora das Dores de São João del-Rei.
Por ter sido dirigido pelas Rilhas da Caridade de São Vicente de Paulo, conserva-se até hoje a maravilhosa tradição da oração ao se iniciar as aulas, a celebração de missas, as Coroações de Nossa Senhora, a Festa da Medalha Milagrosa, o envolvimento em campanhas assistenciais de nossa cidade, a colaboração com grupos religiosos e, de forma especial, a formação integral de nossos alunos, com aulas de Educação Religiosa, Ética e nossa inclusão na AEC – Associação das Escolas Católicas.
Tombado pelo Patrimônio Histórico, o Colégio possui uma vasta área. Desfrutamos de um teatro, uma capela, parquinho, quadra, biblioteca, sala de vídeo, laboratórios, sala de festas, parlatório, inúmeras salas e a presença amiga de alunos disciplinados, em sua maioria interessados e de uma formação humana maravilhosa, que muito nos orgulha. Muitos se iniciaram no Maternal e vão até o Ensino Médio, que é o nível de formação que oferecemos. Outros complementam ao longo de seus estudos. Temos um vasto quadro de professores e funcionários competentes, dedicados. Realizamos vários eventos durante o ano, como o Sarau, o Dia do Talento, a Festa da Família, gincana, Copa Recreio, festa junina, bailes e as festas religiosas, já mencionadas.
Há mais de dez anos, somos conveniados ao Sistema Positivo de Ensino, o que nos garante tranqüilidade em relação ao ensino, uma vez que se trata de um método eficiente, agradável e que vem produzindo resultados verdadeiramente positivos, com assistência especial, cursos de formação e capacitação.
Neste ano estamos completando 110 anos e nossa vasta programação vem recebendo o apoio dos familiares de nossos alunos, bem como familiares de nossos professores, a dedicação de todos os que aqui trabalham, a participação indispensável de nossos alunos e o carinho imensurável de nossos amigos, ex-alunos, visitantes e eternos amantes desse Colégio. Ainda temos bastante festa até o final do ano. No mês de outubro teremos a Noite do Talento, concertos de nossas orquestras; no mês de novembro haverá seresta na portaria do Colégio, carreata com Maria e a Coroação de Nossa Senhora, tradição realizada em maio deste ano, representada agora. Teremos o Tríduo Da Medalha Milagrosa; em dezembro, encerraremos a festa com a apresentação de ballet, além das formaturas convencionais.
Estamos todos muito contentes, pois todos os eventos programados estão sendo realizados com muito sucesso e sabemos que é o melhor que fazemos pelos nossos alunos, razão primordial de nossos trabalhos. O Colégio é de todos eles, inclusive algumas reformas que estão sendo providenciadas ao longo do ano são para que se sintam mais confortáveis e melhor instalados aqui. Quando ao futuro, nossa certeza é de que será brilhante, já que procuramos fazer bem feito agora no presente: nossa meta. É, para mim especialmente, um orgulho muito grande estar à frente desta instituição que, além de estar no coração da cidade, está no coração de muitos sãojoanenses e pessoas de cidades vizinhas que vêem no Colégio um segundo lar. Assim quero vê-lo sempre e contempla-lo eternamente.

Jornal da ACI del-Rei – Agosto a outubro de 2008
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.