São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

História que se alia ao futuro

Descrição

“ Realidade aos olhos sensíveis de muitos que percebem em São João del-Rei peculiaridades como a quase tricentenária Semana Santa”

Desvendar e realçar a história de São João del-Rei apresentando-a para seu próprio povo é uma das finalidades da série de projetos que vem sendo incentivados na cidade. Além desse ideal, essencial para qualquer localidade que deseja ser notada e se consagrar como exemplo para outros municípios do Estado e até do país, os projetos ainda vislumbram o incremento do turismo local. Ousadia aos olhos de alguns. Realidade aos olhos sensíveis de muitos que percebem em São João del-Rei peculiaridades como a quase tricentenária Semana Santa, realizada nos moldes antigos e admirada por muitos que assistiram suas tradições se perderem, ou como os aspectos arquitetônicos preservados nas fachadas dos casarões e das igrejas.
São João del-Rei quer se conhecer e se mostrar. Prova disso, foi a verdadeira multidão que se reuniu para acompanhar no sábado, 27 de março, a estreia do espetáculo Terra de Livres. Uma inovação feita a partir do que a cidade tem de mais antigo, suas construções, suas igrejas, sua história. E as novidades ainda estão bastante distantes do fim. A partir de junho, um novo projeto, Sinfonia dos Sinos, vem se somar à beleza e à magia do Terra de Livres, em espetáculos alternados realizados mensalmente até o final do ano. O Sinfonia dos Sinos também vai ter o Centro Histórico como pano de fundo, especificamente os casarões do Largo do Rosário, cujas sacadas serão preenchidas por músicos e cantores, que se apresentarão após o anúncio do toque dos sinos.
Mistura que promete atrair muitos turistas que dentro de algum tempo poderão apreciar um mobiliário urbano que também interage com a história de seus antigos monumentos.
Sonhos, planos e projetos que só podem se concretizar com a participação de todos.

Editorial Gazeta de São João del-Rei 03/04/2010
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.