São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Cuidado Paliativo

Descrição

Medidas de alívio quando não há cura

O que a medicina chama hoje de 'cuidados paliativos' é uma abordagem de atendimento que promove “a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameacem a continuidade de vida, por meio de prevenção e do alívio do sofrimento” [Organização Mundial da Saúde/OMS, 2002].

Esta é uma área de trabalho em franco crescimento no Brasil, e o livro Cuidados Paliativos foi editado para atender quem procura informações de âmbito filosófico e prático sobre o assunto. Organizado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo [Cremesp], o livro Cuidado Paliativo será lançado oficialmente no dia 19 de março.

A obra é fruto de um cuidadoso trabalho do Grupo de Cuidados Paliativos do Cremesp. Dividido em seis partes, distribuídas em quase 700 páginas, o livro oferece definições e princípios desta abordagem terapêutica e expõe medidas relativas à higiene e conforto, nutrição e hidratação e as últimas 48 horas; controle de sintomas, como dor, emergências e sintomas respiratórios; além de abordar temas como espiritualidade, morte e luto; legislação e bioética no cuidado paliativo, entre outros.

O lançamento oficial da publicação será no dia 19 de março, às 20h, na sub-sede do Cremesp, que fica na Rua Domingos de Morais, 1810, Vila Mariana, São Paulo (SP). Informações com o departamento de eventos pelo número (11) 3017-9345 ou e-mail eventos@cremesp.org.br.

Fonte: Informativo do Banco de Dados Para e Sobre Pessoas com Deficiências [DEFNET].
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.