São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Biblioteca Municipal: Cultura, Trabalho e Cidadania . Ana Lúcia Nogueira . Maria Tereza Raposo . Lúcia Helena Resende

Descrição

Viajantes estrangeiros que estiveram no Brasil no princípio do século XIX testemunharam, em seus escritos, a intensa vida cultural da biblioteca pública de São João dei Rei, a primeira existente na província de Minas Gerais. Fundada em 1824 esta biblioteca foi, durante muito tempo, referência nacional devido à efervescência intelectual que abrigava em seu salão de leitura.
Criada por Baptista Caetano d' Alrneida, a Biblioteca Municipal de São João del Rei, que tem o seu nome, funciona atualmente em prédio localizado entre o Conservatório de Música e o Museu Bárbara Heli¬odora, no final da Rua da Prata.
Em 1998, seu valioso acervo de obras raras e antigas foi transferido para a guarda da Fumei - atual Universidade Federal de São João dei Rei - para trabalhos de higienização, organização e catalogação.
Desde então a administração da biblioteca, em parceria com um grupo de pessoas da comu¬nidade se mobilizou para promover a atualiza¬ção, manutenção e recomposição do acervo bibliográfico remanescente desta instituição. Ao conhecer a trajetória da biblioteca, sente-se, imediatamente, o desejo de manter este espaço vivo e dinâmico, desenvolvendo atividades
variadas com os mais diversos segmentos da comunidade.
Projetou-se, então, um programa de Revitalização Cultural da Biblioteca. Partindo do princípio que esse espaço é cheio de magia devido à presença de livros, periódicos, revistas, jornais e de pessoas especiais que selecionam a informação e o conhecimento, os realizado¬res do projeto propuseram fazer da biblioteca um lugar de encontro para manifestações culturais e para discussões sobre política cultural. Um espaço democrático em que cada cidadão se sente pertencente a ele. Dentro desta visão, foi implementado um programa de vivências culturais denominado "Fim de Tarde na Biblioteca" onde, mensal¬mente, diferentes segmentos são convidados a participar de eventos, apresentações ou discussões artístico-culturais na forma de contação de histórias, saraus literários, performances teatrais, poesias dramati¬zadas, discussões filosóficas, atividades de artes plásticas.
Outra grande preocupação da atual administração e do grupo de amigos da Biblioteca se refere à memória local. Ao ser transferido o acervo bibliográfico, ele não levou ou confinou a história e a memória. Pelo contrário, a discussão levantada foi no sentido da atuação e integração do são-joanense na memória permanentemen¬te em construção. O espaço público da biblioteca é parte integrante da história e memória da cidade, é local de fortalecimento de laços de identidade através da troca de informações e de comentários sobre as leituras, consultas e pesquisas.
Entretanto, o uso constante dos livros exige manutenção e conservação adequadas, além de espaço físico em perfeitas condi¬ções. Muitos livros da biblioteca necessitam reparos e novas encadernações. Para resolver esta questão foi pleiteado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego o apoio para a criação de uma Oficina de Restauração e Encadernação. O programa governamen¬tal "Trabalho e Cidadania" - uma parceria da Fundação Banco do
Brasil com o Ministério do Trabalho e Emprego - investe em ações de capacitação profissional, Este programa, realizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, conta com parceiros locais e com a Prefeitura Municipal. O convênio, assinado no dia 30 de janeiro, prevê como a primeira etapa do processo, a construção da Oficina de Encadernação, num anexo à Biblioteca, além de reparos necessários no imóvel já existente. Os jovens freqüentadores da bibliote¬ca terão a oportunidade de, ao mesmo tempo, aprender um ofício e prestar um trabalho para a biblioteca, exercendo assim sua cidada¬nia. Esta é a filosofia do programa "Trabalho e Cidadania", patrocinado pela Fundação Banco do Brasil.
A aprovação desta verba contou com a interferência direta do então presidente da Câmara, hoje governador Aécio Neves. A próxima etapa do projeto prevê a aquisição de equipamentos e alocação de recursos humanos para a instalação e funcionamento da oficina de Restauração e Encadernação da Biblioteca,
A Biblioteca Baptista Caetano D' Almeida está de parabéns, assim como toda a comunidade são-joanense, que terá orgulho de poder desfrutar dos serviços da mais antiga biblioteca do Estado de Minas Gerais.

Ana Lúcia S. Nogueira . Maria Tereza R. Raposo . Lúcia Helena B. Resende
Chefe e voluntárias da Biblioteca Municipal
Fonte: Gazeta de São João del-Rei
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.