São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Associação amigos de São João del-Rei . Alzira Agostini Haddad

Descrição

Uma cidade que tem, na sua trajetória, bravos empreendedores; na natureza, uma aliada; na arquitetura e identidade, um patrimônio pacientemente lapidado; na arte, a marca de mestres; no artesanato e nos ofícios tradicionais, uma delicadeza singular; na gastronomia, delícias de antigamente e de hoje; na música, a secular, extensa, ininterupta e de rara história.

Uma cidade que tem nas manifestações, inúmeras expressões, festas que conciliam, maestralmente, tradição e contemporaneidade; nos projetos, pioneirismos como a Estrada Real; na educação, conquistas de vanguarda, federais; na cultura, influências étnicas, estilo; na política, talentos éticos que representaram e representam nosso estado, nosso país tão dignamente - democráticos imprescindíveis.

"Terra de livres", uma cidade forte, que mantem vivas centenas de associações, coorporações, grupos sócio-culturais ativos, todos - Amigos de São João del-Rei.

Ainda assim, uma cidade vulnerável, com graves problemas que comprometem a sua vocação turística, como por exemplo, a forte descaracterização arquitetônica que assola a nossa imagem de cidade histórica, a falta de equipamentos urbanos mais resistentes e elegantes, dentre vários problemas que a cidade tem enfrentado e lutado para resolver

São João del-Rei representa a maioria das cidades históricas brasileiras: riquíssimas de potenciais e, na mesma proporção, carentes de uma política sócio-cultural consistente, sustentável.

A Associação Amigos de São João del-Rei reconhece o valor de todo o nosso legado e a importância do comprometimento efetivo com o mesmo.

Ciente e sensibilizada com relação aos investimentos que o Governo do Estado de Minas Gerais e o Sistema Fiemg vem empreendendo na cidade, nos mobilizamos para contribuir e integrar este grande programa de revitalização e desenvolvimento, participar deste processo de formação e consolidação de parcerias.

Entre os copartícipes: a Prefeitura Municipal, Universidade Federal de São João del-Rei, Centro de Referência Musicológica José Maria Neves, Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social, Associação Trilha dos Inconfidentes, Memorial Tancredo Neves, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de SJDR, mídia local, diversas entidades, instituições e atores sócio-culturais.

Estamos trabalhando no cadastro de projetos; na captação de fontes de informações e divulgação, conversão de interesses e ações, interação de iniciativas concretas que possam favorecer o desenvolvimento turístico-cultural de nossa cidade – o que está diretamente relacionado a preservação do nosso patrimônio, visando a divulgação e projeção de nossa cidade nacional e internacionalmente.

Consolidamos recentemente a associação, haveremos de disponibilizar mais informações e dados de acordo com as realizações/finalização de cada etapa.

As ações respeitosas e profissionais em inúmeros projetos que já estão sendo desenvolvidos, em restauro de importantes exemplares arquitetônicos e equipamentos culturais e urbanos; no esforço pela inscrição de nossa cidade como criativa na música, nos convênios de cooperação com várias instituições e entidades; fazem-nos deparar com a responsabilidade de merecer estes investimentos, esta confiança tanta.

Por essa determinação em desenvolver projetos exemplares na nossa comunidade, que podem e devem ser reaplicados em outras cidades, no país; São João del-Rei agradece sinceramente ao Sistema Fiemg e ao Governo do Estado de Minas Gerais, guardiões leais do nosso patrimônio.

* Presidente da Associação Amigos de São João del-Rei
www.saojoaodelreitransparente.com.br
Coordenadora da Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 03/10/09
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.