São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Einstein

Descrição

Neste texto foi mantida a grafia original
 
'Pelo "Valdivia", de regresso de sua viagem do Rio da Prata, passa hoje pelo Rio, com destino á sua patria, o notavel scientista Einstein cujas revelações sobre a physica tanta celeuma tem causado no mundo.

E' já tão conhecido o nome de Einstein que seria demais apresental-o assignalando os seus traços biologicos: o significado da sua vida sahe da orbita ordinaria das noticias biographicas.

Poucos homens da sciencia têm conquistado fama mundial com a rapidez e firmeza com que o fez Einstein.

Sua theorias causaram surpresa entre os altos expoentes da mathematica e da philosophia, captivando ao mesmo tempo a imaginação popular, inteiramente extranha ao embolismo das formulas e das abstrações que é preciso dominar para comprehender a fundo seus enunciados. As idéas adquiridas pelo espirito humano são tenazes na luta contra os novos conceitos.

A's theorias de Kleper e de Newton, facilmente explicaveis mesmo sem o auxilio das altas mathematicas, estavam affeitos os cerebros humanos; serviam para commentar-se placidamente os movimentos dos astros e a propagação da luz e outras vibrações.

Uma theoria de seculos veiu a cahir subitamente, substituida por um systema absolutamente incomprehensivel pela maioria dos homens.

É difficil explicar essa apparente anomalia, a não ser que se attribua o exito da nova theoria á innegavel ascendencia pessoal do sabio que a formulou.

As sociedade scientificas da Europa e da America têm procurado ouvil-o, a ver se a efficacia da sua palavra logra desvanecer a nuvem que envolve o estudo dos phenomenos do movimento.

Nas grandes universidades nota-se o mesmo interesse: os professores são procurados e inqueridos por numerosos curiosos, que, mesmo sem ser especialistas, querem adquirir ideas precisas sobre as theorias do homem que veiu soccaval-as das noções fundamentaes do pensamento humano: o espaço e o tempo.

A palavra de Einstein domina os auditorios, quer se componham de homens de sciencia, quer de méros curiosos. A sua attitude tem um caracter eminentemente attractivo. Quem o escuta, não crê estar diante de um homem de sciencia, que explana com palavras graves o resultado de complicados estudos e experiencias. Mas parece estar vendo uma pessoa grandemente interessada na solução de um problema e desejosa, ao mesmo tempo, de obter a cooperação dos seus ouvintes para avançar no conhecimento do assumpto e chegar a dominal-o. Não dá a impressão do sabio, mas a do homem de estudo que busca apoio na experiencia de quem o escuta.

Esse homem extraordinario, que anda empenhado na rectificação de theorias duas vezes seculares;que tem esquadrinhado os espaços celestes para determinar o caminho da luz e demonstrar que está sujeita ás leis da gravidade; que fez vacillar em suas bases a ideologia humana, pondo em cheque as noções de espaço e tempo - apresenta-se ante seus ouvintes como o humilde professor que ensina a seus discipulos as antigas verdades do trivial. Disso resulta, sem duvida, que o auditorio illuminado pela sua palavra e propria presença, nega razão aos que julgam abstrusas as suas theorias. E há sabios que quedam absortos ante a profundidade e extensão das questões suscitadas por Einstein.

Publicado na Folha da Noite  . Data de publicação 04.mai.1925 . Folha de São Paulo . Almanaque
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.