São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Publicações

Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos

Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo

Dossiê: Plano Diretor Nacional Matriz (PDNM) e a Governança Multidimensional Integrada (GMI), os Conselhos Municipais - ICMS-MG pró-Agenda 2030

Descrição

Mais informações:
Dossiê: Plano Diretor de São João del-Rei 2006/Revisão 2026 | Contribuições da comunidade

Contribuição:
Propõe-se um modelo normativo e de governança paramétrica que traduza a experiência federativa do ICMS-MG (Lei Robin Hood) com metodologia científica auditada - consubstanciada nos rigorosos índices e metodologias científicas da Fundação João Pinheiro (FJP) e do IEPHA - para o planejamento municipal. O PDNM institucionaliza a Governança Multidimensional Integrada (GMI), vinculando a autonomia federativa (Art.18 CF) e a função social da cidade (Art. 182 CF e Estatuto da Cidade, Lei 10.257/01) a bases de dados abertas, transparência ativa e auditoria por Conselhos Municipais deliberativos. Ao automatizar a comprovação de metas e o cruzamento de indicadores com a infraestrutura unificada do Gov.br e Código Fonte-Mãe (CFM), o modelo garante segurança diante da transição tributária para o IBS (EC 132/23), desonera a máquina pública e converte o planejamento local em uma moeda de credibilidade, soberania e desenvolvimento sustentável replicável para todo o país.

Com a máxima precisão técnica, rigor urbanístico e alinhamento prático às exigências contemporâneas da infraestrutura que o Brasil já desenvolveu soberanamente, um Plano Diretor Nacional Matriz (PDNM) poderia parametrizar as seguintes categorias sistêmicas de temas urbanos e públicos:

1. Meio Ambiente, Resiliência Climática e Gestão Territorial de Riscos

  • Temas e Instâncias: Macrozoneamento de vales, encostas e bacias hidrográficas; prevenção de desastres geo-hidrológicos; áreas de preservação permanente (APP) e unidades de conservação; transição energética local e mitigação de ilhas de calor.

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Integração aos módulos de Pesquisas ambientais e Melhores Práticas de resiliência territorial, alimentando relatórios de dados acessíveis via transparência ativa no Portal/Banco de Dados/Inventário sociocultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981), Planos de Bacia Hidrográfica e ODS/ESG CT (Metas 13 e 15 da Agenda 2030).

2. Saneamento Básico, Infraestrutura Hídrica e Gestão de Resíduos

  • Temas e Instâncias: Abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (com metas de extinção de lixões e fomento à reciclagem).

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Monitoramento automatizado de metas de saneamento integradas aos painéis de Leg Municipal e Ouvidoria pública para controle social em tempo real.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

3. Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Logística de Transportes

  • Temas e Instâncias: Sistema viário integrado; transporte público coletivo (eficiência, modalidade e tarifa); mobilidade ativa (ciclovias e calçadas acessíveis); polos geradores de tráfego; restrição e organização de trânsito pesado em centros históricos de gabarito estreito.

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Integração logística parametrizada para salvaguardar sítios históricos tombados, conectando dados de fluxo viário às chamadas de conscientização e circulação urbana.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), Planos de Mobilidade Urbana (PlanMob) e Acessibilidade Universal (Normas ABNT).

4. Política Habitacional, Regularização Fundiária e Função Social da Propriedade

  • Temas e Instâncias: Habitação de Interesse Social (HIS); programas de Regularização Fundiária Urbana (Reurb); instrumentos de combate à ociosidade urbana (IPTU progressivo no tempo, parcelamento, edificação ou utilização compulsoriamente compelidos); Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Mapeamento descentralizado de déficits habitacionais cruzando dados da Legislação urbanística com o cadastro de OGs e ONGs voltadas ao direito à moradia.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), Lei da Reurb (Lei nº 13.465/2017), Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), exigindo critérios mais rigorosos na destinação de recursos para construções e reformas em áreas que possam comprometer o sistema de proteção paisagística e ambiental, fundamentado no Dossiê: Plano Diretor de São João del-Rei 2006/Revisão 2026 | Contribuições da comunidade e no ODS/ (Meta 11).

5. Patrimônio Cultural, Paisagístico, Natural e Memória Coletiva

  • Temas e Instâncias: Proteção e revitalização de conjuntos arquitetônicos acautelados; inventários socioculturais participativos; salvaguarda de bens imateriais, ofícios tradicionais e paisagens culturais; regulação de gabaritos, texturas e volumetria urbana para evitar descaracterizações.

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Banco de Dados/Inventário sociocul alinhado local/global, interligando a Agenda Cultural, o registro de Publicações de Lideranças e Mestres locais, a expansão descrita no Livro Hipermidiático/e-book Ser nobre é ter identidade e a preservação da memória em conformidade com as diretrizes internacionais.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Artigos 215 e 216 da Constituição Federal, Decreto-Lei nº 25/1937, diretrizes científicas do IPHAN, IEPHA e Cartas Patrimoniais Internacionais (desde a Carta de Atenas de 1931, consubstanciadas nos preceitos da Carta/Manifesto São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto: Ser nobre é ter identidade | Pró-Matriz de GMI-Governança Multidimensional Integrada.

6. Desenvolvimento Econômico Sustentável, Fiscal e Inovação Produtiva

  • Temas e Instâncias: Arranjos Produtivos Locais (APLs); bioeconomia; turismo de base comunitária, cultural e ecológica; desoneração e atração de investimentos limpos; segurança orçamentária vinculada a repasses por desempenho (modelos indutores como o ICMS-MG / Lei Robin Hood e o novo IBS).

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Cadastro e catalogação de Melhores Produtos e Serviços locais para fomento da economia circular, integrando a arrecadação fiscal a indicadores de desempenho socioambiental.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Leis Orgânicas Municipais, regras da Reforma Tributária sobre os critérios de valor adicionado ecológico/cultural e Planos Estaduais de Desenvolvimento Econômico.

7. Educação Pública, Esporte, Lazer e Formação Cidadã

  • Temas e Instâncias: Universalização e qualidade da rede municipal de ensino (educação infantil ao fundamental); infraestrutura esportiva, praças, parques lineares e espaços públicos de convivência integrados aos bairros.

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Difusão de conteúdos de educação patrimonial e cívica em rede, articulados com a Agenda Cultural, Campanhas integradas nas diversas Secretarias sendo o mesmo público, publicações acadêmicas e de Educação Patrimonial digital, redes de ensino cadastradas.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB / Lei nº 9.394/1996), Plano Nacional de Educação (PNE) e Planos Municipais de Educação (PME).

8. Saúde Pública, Vigilância Sanitária e Bem-Estar Social

  • Temas e Instâncias: Capilaridade da Atenção Primária à Saúde (Postos de Saúde e equipes de Saúde da Família); vigilância em saúde ambiental e sanitária; integração com redes de urgência e emergência e prevenção de vulnerabilidades epidemiológicas.

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Interligação de dados geoespaciais de saúde com os canais de Ouvidoria e Contato municipal para resposta rápida a emergências sanitárias locais.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Leis Orgânicas da Saúde (Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990), Planos Municipais de Saúde (PMS) e diretrizes do SUS.

9. Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança Cidadã

  • Temas e Instâncias: Proteção social básica e especial (CRAS e CREAS); combate à extrema pobreza e inclusão produtiva de populações vulneráveis; políticas para infância, juventude, idosos e minorias; prevenção à violência urbana integrada.

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Articulação capilarizada com as OGs e ONGs cadastradas e redes de Lideranças comunitárias para proteção de grupos vulneráveis.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS / Lei nº 8.742/1993), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Plano Municipal de Assistência Social.

10. Governança Digital, Transparência Ativa, Big Data e Participação Deliberativa

  • Temas e Instâncias: Integração e interoperabilidade de dados com o Gov.br e ecossistemas de Big Data de co-gestão; Rede Intersetorial de Conselhos Municipais, Estaduais, Nacionais e Internacionais, articulada pela capilaridade de mais de 30 conselhos ativos; transparência ativa em tempo real de indicadores, metas e licitações.

  • Parametrização, Interoperabilidade, Rastreabilidade e Conexão Banco de Dados/Inventários Socioculturais Local e Global com Foco na Prática: Central de inteligência em rede do Plano Diretor Nacional Matriz (PDNM), unificando o acesso público a todas as instâncias do portal para desoneração da máquina administrativa e auditoria cidadã contínua.

  • Alinhamento Normativo e Planos: Lei de Acesso à Informação (LAI / Lei nº 12.527/2011), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD / Lei nº 13.709/2018), Plataforma Digital de Governo e governança distribuída baseada na Agenda 2030 e ODS.

11. Disposição transitória de implementação:
Sugere-se que o PDNM será implementado por módulos, iniciando-se pela Rede Intersetorial dos Conselhos Municipais existentes, sem criação de novos custos, utilizando-se da estrutura de transparência ativa do Portal/Banco de Dados/Inventário Sociocultural São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes como projeto-piloto de interoperabilidade.

Referências:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL