São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Publicações

Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos

Escopo: Local | Global

 

Ser nobre é ter identidade: Patrimônio sociocultural de São João del-Rei | Atitude Cultural ICOMOS

Descrição

5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Lançamento do e-book Ser nobre é ter identidade: Patrimônio sociocultural de São João del-Rei | Atitude Cultural
Apresentação do projeto completo | Banco de Dados e Imagens www.saojoaodelreitransparente.com.br

Título do Trabalho

SER NOBRE É TER IDENTIDADE: PATRIMÔNIO SOCIOCULTURAL DE SÃO JOÃO DEL-REI | ATITUDE CULTURAL SJDR

Autores

Modalidade

Resumo

Área temática

Tema Especial - A Convenção do Patrimônio Mundial, 50 anos - realizações e desafios nas Américas Os trabalhos devem abordar os vários aspectos do 50º aniversário da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO, com ênfase especial em seu uso nas Américas.

Data de Publicação

19/04/2023

País da Publicação

Brasil

Idioma da Publicação

Português

Página do Trabalho

www.even3.com.br/Anais/5-icomos-2-icomos-lac/572633-SER-NOBRE-E-TER-IDENTIDADE--PATRIMONIO-SOCIOCULTURAL-DE-SAO-JOAO-DEL-REI-%7c-ATITUDE-CULTURAL-SJDR

ISBN

978-85-5722-720-0

Palavras-Chave

Patrimônio Mundial Singular em Perigo, Proteção, planificação, banco de dados, indicadores

Resumo

Livro/inventário que apresenta São João del-Rei, as ações socioculturais e parcerias, o Portal www.saojoaodelreitransparente.com.br, com diversos projetos desenvolvidos na cidade, focados na identidade e memória social. Por conta da dinâmica, da vulnerabilidade e desmontes das conquistas sociais, ter um banco de dados colaborativo, potencializar os esforços e projetos dos protagonistas sociais da comunidade, se alinhar com as principais diretrizes nacionais e internacionais, preservar a arquitetura original, a paisagem urbana, as nossas referências e o nosso legado cultural, é o caminho mais lúcido, permanente e promissor que uma comunidade pode trilhar rumo a um desenvolvimento local coerente, consciente e sustentável. Um mosaico de dados e de fotos que conta a trajetória de mestres, artistas, grupos, entidades, instituições, projetos e iniciativas, relacionando e envolvendo fios do tempo e de histórias local/global. O processo de construção deste livro/inventário contou com parte do acervo digital de conteúdos e de fotografia documental do Portal SJDRT/Atitude Cultural e com a contribuição de diversos profissionais e fotógrafos. Buscamos uma representatividade entre as 45 mil imagens pesquisadas e selecionadas para esta publicação, dos temas apresentados da personalidade do nosso universo cultural. É um recorte de dados e imagens de ações e manifestações que remontam linearmente uma soma de esforços coletivos, que relatam parte do nosso patrimônio cultural e memória afetiva. Um livro/inventário sobre diversos temas e projetos, com o link da versão e-book, que apresenta a alma da cidade via Banco de dados e imagens, com as centenas de QR Codes, que se desdobram em milhares de hiperlinks. Livro dinâmico que se atualiza diariamente, fazendo pontes e conexões infinitas, com uma construção e leitura que, por sua característica, felizmente, nunca haverá de terminar. Co-construído com a comunidade, que sempre precisará de mecenas, patrocínios e apoios, mas que não depende deles para fazer acontecer aquilo que acredita. Torna-se necessário organizar dados à deriva, na esperança de favorecer um alinhamento e planificação de conceitos, avanços, técnicas e metodologias, pró-produção e aplicação mais correta do conhecimento, beneficiando o potencial que só uma rede torna possível, possibilitando parcerias, vínculos e cooperação local/internacional mútua, orientados pelos ESG e ODS-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Bancos de dados planificados também devem registrar e mapear as ameaças recorrentes em cidades históricas de países em desenvolvimento. Pleiteamos uma nova modalidade e inclusão em "Lista do Patrimônio Mundial Singular em Perigo" da UNESCO: as nossas cidades históricas estão sempre ameaçadas de perder a sua identidade por não conseguirem consolidar uma proteção mais permanente por conta da especulação imobiliária inexorável. A cidade/paisagem urbana preservada com que sonhamos é a cidade preservada que precisamos proteger.

Fonte: 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC

Arquivo

ser_nobre___ter_identidade_patrim_nio_sociocultural_de_s_o_jo_o_del_rei_atitude_cultural_icomos_2022.pdf

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL