São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Conectando memórias: o uso das mídias digitais na Educação Patrimonial

Descrição

5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC

Título do Trabalho

CONECTANDO MEMÓRIAS: O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores

Modalidade

Resumo

Área temática

Tema Geral 5 - Educação e Patrimônio - Subtemas: Educação patrimonial, interpretação e apresentação do patrimônio cultural, herança para nossas gerações.

Data de Publicação

19/04/2023

País da Publicação

Brasil

Idioma da Publicação

Português

Página do Trabalho

www.even3.com.br/Anais/5-icomos-2-icomos-lac/566878-CONECTANDO-MEMORIAS--O-USO-DAS-MIDIAS-DIGITAIS-NA-EDUCACAO-PATRIMONIAL

ISBN

978-85-5722-720-0

Palavras-Chave

Memória João Pessoa, Educação patrimonial, Mídias sociais, Isolamento social, Extensão universitária.

Resumo

O “Memória João Pessoa: informatizando a história do nosso patrimônio” é um projeto de extensão voltado para a educação patrimonial, desenvolvido no âmbito do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (DAU-UFPB). Desde o seu início em 2006, tem como um de seus principais propósitos utilizar meios digitais para divulgar e promover o patrimônio arquitetônico e urbanístico da capital paraibana. Partindo da construção de um website – http://memoriajoaopessoa.com.br – as atividades do projeto têm sido atreladas à criação de instrumentos de educação patrimonial que dialoguem de maneira interativa com o público em geral, tais como jogos virtuais, vídeos, postais, galerias de fotografias da cidade e concursos fotográficos. Frente à ampliação do uso das mídias sociais enquanto ferramentas de comunicação, outra estratégia de ação foi a criação de perfis nas redes sociais – Instagram e Twitter – bem como a introdução de material em forma de áudio, podcasts, a partir de 2022. Paralelamente, de modo presencial, foram realizadas oficinas de educação patrimonial, ofertadas em escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior, as quais ganharam vulto a partir de 2013. Em 2020, como consequência da pandemia da Covid 19, as oficinas e demais atividades presenciais foram suspensas, levando a equipe a aprofundar as relações do projeto com as atividades remotas. Ainda que o isolamento social tenha levado muitos projetos de pesquisa e extensão a interromperem parte das suas atividades, o mesmo não aconteceu de forma tão dramática para o “Memória João Pessoa”, cujo know-how nos meios digitais contribuiu para superar os obstáculos enfrentados ao longo da pandemia. Assim, se até então a atividade de extensão sem um público alvo definido não era devidamente valorizada pela instituição em avaliações anteriores, as estratégias de comunicação digitais adotadas passaram a constituir um dos pontos mais fortes do projeto. Nesse sentido, o presente artigo busca apresentar as estratégias definidas ao longo dos dezesseis anos do projeto, enfatizando aquelas de caráter pioneiro, que hoje se mostram como caminhos viáveis e promissores para expandir os horizontes no âmbito da educação patrimonial. Considerando a temática do presente evento, e o Art. 27 da Convenção para Proteção do Patrimônio Cultural e Natural da UNESCO, busca-se contribuir com discussões em torno das políticas de educação patrimonial e das perspectivas para ampliar o alcance e disseminação do conhecimento na área, extrapolando, assim, o recorte geográfico do projeto.

Fonte: 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC

Arquivo

conectando_mem_rias_o_uso_das_m_dias_digitais_na_educa__o_patrimonial.pdf
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.