São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

A sigla da UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei . Alzira Agostini Haddad

Descrição

São João del-Rei . Sirva-se do passado e do presente . Jota Dangelo
Feiúra e beleza nos nomes de cidades . Roberto Pompeu de Toledo

São João del-Rei festejou tanto e tão orgulhosa a sua Universidade! Sonho de todos, luta de tantos, conquista de toda a comunidade, região e país. A FUNREI precisou então repensar o seu nome, era preciso batizar-se novamente, definir outra sigla. Um nome ou uma sigla pretende traduzir uma referência e um significado, buscando comunicar e veicular uma informação ou dado importante. Com a indústria do Turismo à solta e as necessárias ações e campanhas de endomarketing, as cidades se competem e se esmeram para consolidarem as suas marcas e identidade.

Houve um concurso e critérios norteando-o: a condição de participar era de ser técnico, servidor ou aluno da Universidade e o nome registrado na instituição de quem enviasse em primeiro lugar a sigla que fosse escolhida. A comunidade acadêmica votou e elegeu três propostas: UFSJ, FUNREI e UFSJR. Uma comissão elegeu UFSJ. Houve boas sugestões, torci por elas: UFSJDR, UFdel-Rei e Unidel-Rei. Fiquei triste com o resultado, penso que perdemos mais uma grande oportunidade de melhorar a visibilidade de nossa encantadora São João del-Rei. Uma cidade que luta tanto para merecer um turismo mais ativo, para ser legitimamente reconhecida como um polo sócio-cultural, deixando passar uma grande brecha de contar para o país que agora também possui uma Universidade Federal, é a vida.

Para mim UFSJ não sugere algo singular, além de ser multi-ambíguo: são tantos os SJs, entre São Joãos, São Josés ou São Jorges pelo estado e pelo país. Só em Minas Gerais temos cerca de vinte e cinco SJs. 

Acompanhei apreensiva todo o processo. Várias Universidades priorizaram destacar a sua origem e identidade ainda que "não soasse muito bem". Sinto muito em não reconhecer na sigla da Universidade a essência de nossa nobre cidade tricentenária. Nela infelizmente, não conseguimos consolidar a força de nosso sobrenome. Mas com toda a certeza, toda comunidade acadêmica honrará, como sempre o fez, todo o esforço de todos que culminou nesta grande conquista, uma Universidade.

Gratidão. 


Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.