São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Todas as edições do Pasquim estarão disponíveis online em homenagem a seus 50 anos

Descrição

Todas as edições do Pasquim estarão disponíveis online em homenagem a seus 50 anos

Uma das publicações mais importantes do jornalismo brasileiro – O Pasquim, completa 50 anos este ano e para comemorar, todas as suas edições serão disponibilizadas online pela equipe da Biblioteca Nacional. Criado em plena ditadura militar, o semanário mais irreverente do país representou um período de forte censura, contrastante com a efervescência cultural e artística brasileira, um verdadeiro paradoxo.

o pasquim 1

Completando meio século no último dia 26, o jornal ficou conhecido por suas charges e linguagem debochada, a arma encontrada para lutar contra o autoritarismo do período em que nasceu. E, para homenagear este grande marco, suas mais de 1070 edições estarão disponíveis na página digital da biblioteca a partir de agosto.

o pasquim 2

 
 

Ziraldo, jornalista e um dos maiores nomes do cartunismo brasileiro, fazia parte da equipe que ajudou a escrever a história deste jornal. Graças a ele, 470 edições impressas foram cedidas ao setor de digitalização, que já possuía 602 números. A ferramenta será disponibilizada junto com a abertura de uma exposição sobre o jornal, no Sesc Ipiranga. Em uma época em que muito se discute sobre o fim do jornalismo impresso, estas páginas são cada vez mais valiosas.

o pasquim 3

Acesse o site oficial da Biblioteca Nacional para baixar todas as edições digitalizadas de um dos jornais mais importantes da história da imprensa no Brasil.

Fonte: 
Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.