São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Estação ferroviária de São João del-Rei será revitalizada . Gustavo Werneck . Estado de Minas

Descrição

Prefeitura faz acordo com Procuradoria da República para livrar a praça da Estação Ferroviária da sujeira, poluição visual e de equipamentos inadequados. 

Procuradoria da República em Minas Gerais/Divulgação

As guaritas de ônibus, instaladas há nove anos, serão substituídas por modelos mais adequados
Paisagem mais limpa, livre de poluição visual e de equipamentos que ferem o patrimônio cultural de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, a 185 quilômetros de Belo Horizonte.
A partir de entendimento com o Ministério Público Federal (MPF), a prefeitura local começa a fazer esta segunda-feira a limpeza no muro da estação ferroviária, inaugurada em 1881 e tombada desde 1989 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A área está coberta de pinturas de paisagens de autoria de artistas, em desacordo com o conjunto do Centro Histórico. Essa é a primeira das medidas propostas numa reunião realizada em 13 de maio entre o procurador da República Antônio Arthur Mendes e representantes da municipalidade e do Iphan. “O muro será pintado de branco”, garantiu o secretário municipal de Turismo, Ralph Araújo Justino.

Além dessa providência, explicou Ralph, a prefeitura vai retirar os abrigos dos ônibus, instalados há nove anos, no entorno da estação ferroviária, substituindo-os por outros mais adequados. A solução para essas guaritas está num projeto em andamento, em parceria com o governo estadual e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que vai padronizar o mobiliário urbano e sinalizar todas as praças públicas, incluindo o entorno da estação e do Chafariz da Legalidade. “As guaritas dos pontos de ônibus, construídas em madeira, no estilo colonial, não se encontram em harmonia com o patrimônio da cidade. Com o projeto, vamos substituí-las”, garantiu o secretário.

Segundo o MPF, as guaritas agridem o conjunto arquitetônico, porque apresentam características incompatíveis com as edificações. "A estação ferroviária de São João del-Rei é um bem tombado, sendo necessária a autorização do Iphan para qualquer modificação no bem ou na área de seu entorno. A construção das atuais guaritas se deu à revelia dessa orientação", destacou Mendes.
Ele lembrou ainda que o projeto deverá ser apresentado, num prazo de 60 dias (contados a partir da data da reunião) ao Iphan. Depois da aprovação pelo instituto, as novas guaritas deverão ser implantadas em até 90 dias.

História

A estação ferroviária foi inaugurada em 28 de agosto de 1881 e fica no Centro Histórico de São João del-Rei, um dos expoentes da Estrada Real. Uma das características principais, típica da época, é o formato da fachada, que tem volume central e outros dois mais baixos. Trata-se de uma construção em estilo eclético, com detalhes em molduras nas janelas e portas. O conjunto arquitetônico conta ainda com a rotunda, que guarda locomotivas a vapor, galpões, oficinas e um museu com fotos, documentos, mobiliários de época e a primeira locomotiva que circulou no trecho entre São João del-Rei e Tiradentes, no século 19.

Fonte: Estado de Minas 08 de junho de 2009
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.